Por que a maioria dos chuveiros é para 220V?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
3.9 / 5 2 votos

O que faz com que o chuveiro 220V tenha preferência é que ele consegue ter a mesma potência que um chuveiro de 127V mas consumindo menos corrente (menos "Ampéres"). Sendo a corrente menor os cabos podem ser menos espessos, e mais baratos já que o cobre é caro.

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

Na verdade os aparelhos de 220V consomem um pouco menos porque podem trabalhar com uma fiação mais fina devido a menor corrente (“amperagem”) que utilizam.

Pode sim desde que seja compatível com o modelo do chuveiro. Mas verifique a potência pois a maioria dos chuveiros possuem potências diferentes para 127v e 220v e principalmente é preciso readequar a fiação do chuveiro.

Os terminais e cabos do chuveiro projetado para 220V são feitos para uma corrente elétrica menor do que o chuveiro 127V. Portanto haverá superaquecimento nos contatos do chuveiro. Substitua o chuveiro pela tensão correta para não ter problemas.

Diferente do que muitos pensam, o chuveiro ser 127v ou 220v não apresenta diferenças significativas no gasto energético, porém faz diferença na capacidade de aquecimento do chuveiro que será menos potente com 127v.

Como o circuito é o mesmo, ambos os chuveiros utilizam-se do mesmo disjuntor. Neste caso, se o disjuntor utilizado for de 40A, o circuito ficará sobrecarregado, o disjuntor não será suficiente e irá desarmar assim que os dois chuveiros forem ligados simultaneamente.

Se a fiação de uma casa for dimensionada de acordo com os padrões atuais, aparelhos de 110 e 220V trarão o mesmo gasto. Mas o consumo nos fios depende da voltagem do aparelho, e se o aparelho funcionar a 110V, os fios gastarão quatro vezes mais energia do que se ele trabalhar a 220V.

Comparando-se com exemplos reais, 220V exige a passagem de menos elétrons e, portanto, menor gasto energético nos fios que conduzem eletricidade até a tomada.

“A escolha do sistema de 110 volts ou de 220 volts dependeu do país […] Porque não há um padrão nacional para a tensão (ou voltagem) que chega às tomadas das nossas casas. Quando o Brasil começou a montar sua rede elétrica, no início do século 20, diferentes companhias se estabeleceram em cada região do país.

Apesar dos riscos de choque, como já mencionado anteriormente, a instalação 220V é mais segura do que a de 127V. Isso porque as tomadas 220V possuem menor fluxo de corrente elétrica. Como a instalação utiliza fios mais finos, as perdas são amenizadas proporcionando mais segurança.

O que determina o consumo energético de um chuveiro ou de qualquer aparelho elétrico é a sua potência e não a sua voltagem. Assim, quanto mais potência ele tiver, maior será o consumo de energia elétrica. Contudo, o uso em 220v é mais vantajoso e até necessário quando você tem mais de um chuveiro em casa.

Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

Se ligarmos um aparelho 110V numa tomada de 220V, o aparelho vai receber o dobro de tensão elétrica e, como consequência, vai queimar, o que pode ser bem perigoso em muitos casos e também resultar em sobrecargas de energia.

Para mudar a tensão de uma tomada de 110 para 220, será preciso remover a luminária do teto no cômodo onde se encontra a tomada a ser modificada, de forma a termos acesso à distribuição elétrica da fiação de acordo com a imagem abaixo.