Por que a mãe de Jesus tem vários nomes?

Perguntado por: udrumond9 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

"Nomes diferentes são atribuídos à Virgem Maria pois estão ligados ao lugar onde ela apareceu", acrescenta a vaticanista Mirticeli Medeiros, pesquisadora de história do catolicismo na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Pelos lugares onde é honrada, devido à suas aparições ou intervenções, como Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora da Vitória, Nossa Senhora Desatadoras dos Nós, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora do ...

Em todo o mundo, existem mais de mil “nossas senhoras” em referência à Maria, mãe de Jesus.

Personagem bíblica
Maria tem seu nome mencionado 19 vezes no Novo Testamento.

Essa única ocorrência está no Primeiro Livro das Crônicas -- e mesmo assim o contexto deixa claro que as pessoas em questão não são irmãs, mas primas.

Por ser Imaculada (concebida sem pecado), sempre Virgem, Mãe de Deus e Assunta ao céu, o povo católico no mundo todo a homenageia com uma quantidade inumerável de títulos. Alguns ligados aos lugares em que Ela aparece: Aparecida, Guadalupe, Lourdes, Fátima.

Nossa Senhora Aparecida, ou simplesmente Maria é uma leiga; nasceu há uns 2 mil anos. Ela é a única pessoa, salvo Jesus, que não foi atingida pelo pecado original (dogma da imaculada conceição). Por conseguinte, é possível que Nossa Senhora Aparecida jamais tenha passado pela morte (dormição de Maria).

Qual a diferença entre 'Santa Maria' e 'Nossa Senhora'?
Todos eles se referem à mesma pessoa, àquela que deu à luz o Filho de Deus, Jesus Cristo. Ao mesmo tempo cada título tem por trás uma particularidade e exprime diversas experiências de relação com a Mãe de Deus.

De acordo com a Enciclopédia Católica, a forma hebraica do nome de Maria é Miriam (ou Myriam) e pode ter sido seu nome verdadeiro. No entanto, ao longo dos anos, o nome passou por várias traduções, à medida que a Bíblia se espalhava pelo mundo. O nome “Miriam” é mais próximo do hebraico original do que o latim “Maria”.

Senhora Aparecida, ou simplesmente Maria, é a representação da mãe de Jesus Cristo na igreja católica.

Neste versículo, elas são:

  • Maria de Cleofas.
  • Maria Madalena.
  • Salomé, também conhecida como Maria Salomé, identificada no ocidente como Maria, mãe de Tiago.

Celebramos, hoje, o dia de Nossa Senhora de Guadalupe. Um dos grandes sinais de Deus para os nossos tempos, é a aparição da mãe de Deus na cidade de Guadalupe, a um indígena, Juan Diego.

Porque a imagem de Nossa Senhora Aparecida é negra? Pesquisadores acreditam que a cor verdadeira da imagem não era negra, mas que ficar anos submersa na água fez com que ela ficasse escura.

Maria de Nazaré é a “personalidade sublimada”, conforme Emmanuel em A Caminho da Luz, livro psicografado por Chico Xavier, que foi escolhida para desempenhar a missão complexa e desafiadora de ser a mãe do Messias, Jesus Cristo, em sua encarnação missionária.

Miriam

Miriam” é a forma hebraica do nome da mãe de Jesus, que, em aramaico, o idioma que ela usava, chamava-se “Maryam”. A forma “Maria” deve-se ao grego, língua do Novo Testamento.