Por que a Macedônia mudou de nome?

Perguntado por: isantana . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Assim que a Iugoslávia foi destituída em diversos outros países independentes, a Grécia sempre pediu para que o nome da República da Macedônia fosse alterado. O motivo é o território histórico que pertence aos gregos, chamado de Macedônia até os dias atuais.

O reino da Macedônia foi estabelecido por volta do século 7 a.C, na região nordeste da península grega. Segundo o historiador Heródoto, os macedônios foram os primeiros a se intitularem “helênicos”, gentílico que depois foi utilizado para denominar todos os povos gregos.

Macedônia era uma região montanhosa ao norte da Grécia, na Península dos Bálcãs. A primeira menção na Bíblia está em Atos 16, quando um homem aparece em uma visão a Paulo e suplicar-lhe, dizendo: “Vem à Macedônia e ajuda-nos” (Atos 16:9).

O ateniense Demóstenes liderou uma união das cidades gregas contra a invasão macedônia. No entanto, essa união não foi suficiente para vencer o exército macedônio, que era muito mais bem treinado, e os gregos acabaram sendo derrotados definitivamente em 338 a.C. na batalha de Queroneia, nome de outra cidade grega.

Os macedônios dominaram toda a região a partir da Batalha de Queroneia, quando o exército liderado por Filipe II da Macedônia derrotou o exército formado pela liga de cidades gregas em 338 a.C. No entanto, o reinado de Filipe II por toda a Grécia durou pouco tempo, pois, em 336 a.C., foi assassinado por Pausânias, um ...

A Macedônia passou por uma sucessão de governantes até que Cassandro consolidou-se no poder macedônio em 317 a.C. Os territórios conquistados por Alexandre na Ásia e no norte da África dividiram-se entre Antígono, Seleuco e Ptolomeu I.

A região geográfica da Macedônia é atualmente dividida entre a Grécia (52,4%), a Macedônia do Norte (35,8%), a Bulgária (10,1%), a Albânia (1,4%) e a Sérvia (0,3%).

A morte de Alexandre levou a uma crise sucessória, uma vez que não havia um herdeiro estabelecido (sua esposa Roxana estava grávida). Iniciou-se, então, uma disputa pelo poder entre os generais de Alexandre, o que provocou a fragmentação do Império Macedônio.

Religião: Cristianismo 64,2% (ortodoxos 61,4%, outros 2,8%), islamismo 28,4%, sem religião 6%, ateísmo 1,4%. População: 2.042.484 habitantes. (Homens: 1.019.983; Mulheres: 1.022.501). Composição: Macedônicos 67%, albaneses 21%, turcos 4%, sérvios 2%, outros 6%.

Macedônio

a Macedônia é bem mais segura que o Brasil tem. um salário mínimo. um pouco maior que o Brasil e. um custo de vida mais baixo ou seja três fatores que a Macedônia é muito melhor de se viver que o Brasil ainda.

O Espírito Santo guiou Paulo e seus companheiros para pregarem o evangelho na Macedônia (norte da Grécia). Depois que Paulo expulsou um demônio de uma menina, ele e Silas foram açoitados e colocados na prisão. Naquela noite, foram milagrosamente libertados, depois do que batizaram o carcereiro e sua família.

A Macedónia foi a primeira região da Europa a ser visitada pelo apóstolo Paulo de Tarso na sua segunda viagem missionária. Enquanto Paulo estava em Trôade, no noroeste da Ásia Menor, teria tido uma visão que o mandava à Macedónia (Atos 16:8–9). Paulo, junto com Lucas, Timóteo e Silas, partiu para a Macedónia.

A Trôade ou Tróade era uma antiga região na parte noroeste da Anatólia, circundada pelo Helesponto ao noroeste, pelo mar Egeu ao oeste e separada do resto da Anatólia pelo maciço que forma o monte Ida. Corresponde à atual província de Çanakkale, na Turquia.

Os macedônios, povo que habitava o norte da Grécia, conseguiram progredir e fortalecer-se econômica e militarmente. Aproveitando-se da fraqueza e da desunião dos gregos, Filipe II, o rei da Macedônia, preparou um poderoso exército e conquistou o território grego.

Segundo a mitologia, Cécrope, ou Cécrops, de origem egípcia, foi o primeiro rei da região Ática e a quem se atribui a fundação de Atenas. Até o século X a.C., seus habitantes se reuniam em doze cidades e, desde o princípio, Atenas ostentou a supremacia sobre o resto das polis.

Antípatro

Antípatro o derrotou em batalha e o matou em Megalópolis.

O Império Macedônico foi um dos grandes impérios da Antiguidade. Existiu entre os anos de 359 a.C. (início do reinado de Felipe II) e 323 a.C. (morte do imperador Alexandre, o Grande).

O Helenismo foi um período da história da Antiguidade Clássica marcado pela decadência do mundo grego antigo e pela expansão territorial do Império Macedônico, o qual se fortaleceu com as conquistas militares e disseminou traços da cultura grega para os povos que foram conquistados!

As guerras macedônicas foram os conflitos entre Roma e Macedônia nos séculos III e II a.C., pela disputa política e territorial. Na primeira das guerras macedônicas (211 - 205 a.C.), Filipe V enfrentou a oposição de uma aliança entre Roma, Etólia e Pérgamo.