Por que a luz do celular faz mal?

Perguntado por: zpires9 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

Ou seja, longos períodos de exposição à luz levam a perda gradativa da qualidade da visão. Além de afetar a mácula a longo prazo, sintomas como olhos secos, visão cansada, enxaquecas e coceira nos olhos são sinais de que a exposição aos aparelhos eletrônicos está sendo prejudicial.

A luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos pode ser prejudicial à saúde. Usar o celular antes de dormir não é um hábito adequado para quem deseja ter um bom sono, uma vez que a luz emitida pelos aparelhos eletrônicos diminui a produção de melatonina e afeta a qualidade do sono.

Ficar tempo demais olhando para qualquer tela luminosa, como as de celulares e tablets, pode causar cansaço nos olhos, além de deixá-los secos e irritados. Isso porque essa luz azul-violeta é responsável por causar degeneração macular, uma das principais causas de cegueira do mundo.

Saiba como os aparelhos eletrônicos atrapalham o sono
A combinação sono e aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e notebook, é extremamente perigosa. A luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina – que é o hormônio responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir.

O cientista recomenda deixar de manipular o smartphone uma hora e meia antes de dormir. E deixar o aparelho em outro ambiente por toda a noite. Sem estas amarras psicológicas, vai ficar mais fácil desbloquear o acesso ao sono profundo e reparador.

ler deitado propicia um achatamento dos olhos, o que é ruim para a saúde deles. E ler no escuro dilata a pupila e causa desconforto. Por isso, o melhor é não apagar a luz para usar o computador ou ver TV. Você corre o risco de se cansar mais e ficar com dor de cabeça.

Está cada vez mais difícil dormir em um lugar totalmente escuro, e isso pode prejudicar substancialmente a saúde cardiovascular e metabólica. O alerta vem de estudo da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, publicado na última segunda-feira (14) no periódico PNAS.

Como proteger os olhos da luz azul

  1. Diminua o tempo de utilização de computador e outros eletrônicos. ...
  2. Utilize filtros bloqueadores de luz azul para dispositivos eletrônicos. ...
  3. Uso de óculos bloqueadores de luz azul. ...
  4. Pisque várias vezes.

O filtro de luz azul é um recurso que aumenta a temperatura da tela do dispositivo, como celular ou notebook. Assim, o display fica em um tom mais quente, amarelado. A ideia por trás da tecnologia é proteger os olhos do excesso de luz azul emitido por esses aparelhos.

A luz que sai das telas – seja do seu computador ou do smartphone – é conhecida sempre como “luz azul”. A gente aprendeu na escola: a luz é formada por espectros de infinitas cores. A chamada “luz azul” é só um intervalo visível da luz que nossos olhos enxergam.

Eu sei que dar aquela checada no seu smartphone antes de dormir é uma rotina muitas vezes importante e necessária, mas se você quer ter mais qualidade no seu sono deixar seu celular e outros aparelhos eletrônicos de lado e relaxar é muito importante!

Quanto maior o contato com os estímulos rápidos, maior é a chance de repetir – e aumentar – esse tipo de comportamento. Além de a pessoa ter o prazer imediato, ela aumenta a impulsividade e faz com que dificulte a estratégia de controle de uso. Essa alteração no nosso cérebro pode acontecer e não se reverter.

entre 2 e 5 anos: no máximo uma hora por dia, com supervisão e acompanhamento de um adulto responsável; entre 6 e 10 anos: no máximo duas horas de tela por dia, com supervisão de um responsável; Entre 11 e 18 anos: não ultrapassar 3 horas por dia, também com supervisão de um responsável, e evitar o período noturno.

Confira alguns pontos que podem ser prejudicados pelo mau uso desses aparelhos:

  • Dores no pescoço.
  • Dores nas mãos.
  • Dores no ombro.
  • Dores no punho.
  • Papada e rugas.
  • Sono prejudicado.
  • Fonte: Catraca Livre.

No entanto, caso carregue o seu smartphone no quatro, este hábito poderá afetar a secreção de melatonina no corpo, o que pode então levar a algumas consequências, como obesidade e diabetes. O estudo indica que, no estado de standby, o valor da radiação eletromagnética do smartphone é de 2,3 miligauss.

Superaquecimento. Um dos maiores problemas de dormir com o celular embaixo do travesseiro, do cobertor ou até mesmo na mesa de cabeceira é o superaquecimento do aparelho. Os dispositivos não suportam temperaturas extremas, como calor ou frio intensos.

Outra dica importante para carregar corretamente o celular e ajudar a preservar o dispositivo é não deixá-lo embaixo do travesseiro ou cobertor enquanto ele estiver carregando, pois isso potencializa seu aquecimento e aí sim pode danificar a bateria.

Algumas recomendações contidas no guia californiano de como evitar exposição à radiação dos celulares são: deixar o aparelho longe do corpo, de preferência na bolsa ou mochila; usar fones de ouvido e autofalante, para evitar a proximidade do aparelho com o cérebro; preferir o envio de mensagens a ligações; evitar usar ...

Ao mesmo tempo, ver ou ler algo negativo logo pela manhã pode desencadear sua resposta ao estresse e deixá-lo nervoso pelo resto do dia. Da mesma forma, se você ver e-mails de trabalho não respondidos, poderá se sentir compelido a responder.