Por que a luz azul faz mal?

Perguntado por: ccastro4 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Excesso de luz nas faixas ultravioleta e azul violeta pode causar lesões no olho humano. Além de causar inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, ela pode produzir lesões no cristalino do olho (p. ex.: catarata) e, sobretudo, na retina (degeneração macular).

Luzes que afetam negativamente o sono: branca e azul
Por isso, quando somos expostos a luzes com essas cores momentos antes ou mesmo durante o sono, é provável que tenhamos uma noite intranquila. Isso acontece porque nosso cérebro é muito mais sensível aos comprimentos de ondas azuis captadas por nossos olhos.

O uso prolongado de aparelhos eletrônicos pode prejudicar nossa visão porque a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos é tóxica à nossa retina. A luz azul da tela do celular pode causar uma síndrome chamada de síndrome da visão por computador (CVS).

Por fim, já existem diversos estudos e teorias a respeito da influência do LED no corpo humano, mas, o que se pode afirmar é que, se comparada às lâmpadas antigas, o LED é a opção menos nociva à saúde.

Excesso de luz nas faixas ultravioleta e azul violeta pode causar lesões no olho humano. Além de causar inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, ela pode produzir lesões no cristalino do olho (p. ex.: catarata) e, sobretudo, na retina (degeneração macular).

Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina. Além disso, ela não afeta a visão noturna”, finaliza Dr. Richard.

use protetor solar durante o dia e mesmo quando permanecer em ambientes internos, pois o produto protege a pele da luz azul, da luz ultravioleta e infravermelha, reduzindo a ação de fotoenvelhecimento.

Por isso, a exposição excessiva à luz azul das telas à noite pode interromper o ciclo natural de sono do nosso corpo, conhecido como ritmo circadiano. A luz serve como um sinal ao organismo de que está de dia e é hora de ficar acordado, com isso retarda a produção de hormônios do sono, como a melatonina.

Azul

Azul é a cor mais relaxante
Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade. Assim, o azul traz uma leve redução na frequência cardíaca, no ritmo respiratório e na pressão sanguínea. Ele ainda inibe a carga de adrenalina e possui efeitos hipnóticos.

Amarelo (ou luz quente)
A luz na temperatura de cor quente, aquela amarelinha, é uma luz que acolhe e relaxa. Muito utilizada para iluminar áreas de descanso como o quarto, e de convívio, como a sala de estar.

Está cada vez mais difícil dormir em um lugar totalmente escuro, e isso pode prejudicar substancialmente a saúde cardiovascular e metabólica. O alerta vem de estudo da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, publicado na última segunda-feira (14) no periódico PNAS.

O azul transmite a sensação de calma, relaxamento e tranquilidade, ajudando a melhorar a qualidade do sono e combater a insônia. Além das tintas de parede nessa cor, os tons de azul podem ser colocados nas cortinas, almofadas e roupas de cama, iluminação do abajur, entre outros.

Ler em lugares mais escuros não faz mal para a saúde dos olhos de maneira definitiva e não é responsável por causar problemas como miopia ou astigmatismo, por exemplo. Apesar disso, é um hábito que aumenta o cansaço da visão, aumenta as dores de cabeça e também diminui a qualidade de leitura em geral.

Queridinho entre maquiadores, blogueiros e youtubers, o ring light é um círculo de luzes de LED. Ele suaviza as sombras, uniformiza a pele e deixa um efeito marcante nos olhos — por isso se mostra ideal para retratos e selfies. É sucesso, por exemplo, em salões de beleza para cliques de arrasar.

Que os raios ultravioleta fazem mal à pele quase todo mundo sabe. Emitidos pelo sol, os raios UVA e UVB, que não são visíveis, aumentam o risco de câncer de pele e causam manchas e envelhecimento precoce, em especial em pessoas de pele clara. A radiação UVB atinge a camada superficial da pele é a mais nociva ao órgão.

As cores amarelas são apropriadas em quartos e salas, trazendo a sensação de aconchego. A temperatura de cor é igual ou inferior a 3.000K. Ambiente iluminado em tom amarelado.

Qual luz você deve utilizar no quarto? A luz amarela é conhecida como luz quente. Seu efeito visual faz com que os ambientes fiquem mais aconchegantes. Já as luzes brancas – também chamadas de frias – são indicadas para cômodos como a cozinha e o banheiro.

A córnea atua como camada protetora da parte frontal do olho e também ajuda a concentrar a luz sobre a retina, no fundo do olho. Depois de passar pela córnea, a luz atravessa a pupila (o ponto preto no meio do olho).

5 cores para aliviar a ansiedade e promover o bem-estar

  • Soothing Lavender (Lavanda Calmante)
  • Pistachio Green (Verde Pistache)
  • Lavender Grey (Cinza Lavanda)
  • Powdered Pink (Rosa Claro)
  • Sky Blue (Azul Celeste)

“A luz vermelha ajuda a manter ou aumentar o nível de atividade mental sem suprimir a produção de melatonina, hormônio que regula o sono, diferentemente da azul”, diz Mariana.