Por que a Lua não está aparecendo no céu?

Perguntado por: lgonzaga . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Durante a fase da lua nova, como o sol está iluminando o lado oculto do nosso satélite natural, ela não pode ser vista por nós nem durante o dia e nem durante a noite. Durante a lua cheia, ela só aparece no horizonte celeste quando já está anoitecendo.

Durante a maior parte do tempo em que a Terra orbita em torno do Sol, o perigeu e a Lua cheia não coincidem. É por isso que a superlua é um fenômeno raramente visível durante o ano. Mas em 2022, especificamente, houve outros eventos similares, como a Superlua de Morango em junho, e a Super Lua dos Cervos em julho.

Este período é bem maior que o período de rotação da Terra que é de 24 horas, desta forma, as fases da lua são as mesmas em todo o planeta simultaneamente. Se observamos a lua cheia durante a noite aqui, ela também estará cheia quando for noite do Japão. O mesmo vale para qualquer fase.

Durante as primeiras horas de terça-feira, 8 de novembro de 2022 – Dia das Eleições nos EUA – um eclipse lunar total (também conhecido como “Lua de Sangue”) será visível da América do Norte e do Sul, Pacífico, Ásia e Austrália.

O ciclo lunar, chamado também de lunação ou período sinódico, é o intervalo de tempo decorrido entre uma lua nova e outra. Esse período equivale a aproximadamente 29,5 dias ou 29 dias, 12 horas e 44 minutos.

O desaparecimento da Lua afetaria também a vida na Terra. O efeito mais imediato seria o desaparecimento da própria luz solar refletida pela Lua, que alteraria os ritmos biológicos de muitas espécies animais e vegetais que se adaptaram e evoluíram sob a presença cíclica da luz lunar.

A Lua Azul é a terceira lua cheia em uma temporada de quatro luas cheias, ao invés de três usuais, de acordo com a revista Sky & Telescope.

A lua rosa aparecerá cheia do início desta sexta-feira (15) à segunda-feira (18) de manhã, de acordo com a Nasa. Estará em sua plenitude máxima no sábado, 16 de abril, às 15h55 (horário de Brasília).

No caso de eclipse total, como o da madrugada, todo o corpo visível da Lua é obscurecido pela sombra da Terra, e nesse momento o satélite adquire uma tonalidade avermelhada, razão pela qual esse fenômeno é popularmente conhecido como “Lua de sangue”.

A Lua é visível durante o dia por uma média de 25 dias do mês ao longo do ano. Os outros cinco dias ocorrem em torno da fase da Lua nova e da Lua cheia. Perto da fase da Lua nova, está muito perto do Sol para ser visto.

os japoneses teriam optado pela cor azul porque representaria as águas ao redor do arquipélago japonês; o azul foi escolhido para evitar confusão com outras seleções asiáticas que já usam vermelho, como China e Coreia do Sul.

As missões à Lua foram conduzidas pelas seguintes nações e entidades (em ordem cronológica): União Soviética, Estados Unidos, Japão, Agência Espacial Europeia, China, Índia, Luxemburgo e Israel.

Segundo publicado pela CNN Brasil, a Lua Rosa está associada ao florescimento da primavera da planta Phlox subulata (Flox rastejante) — uma flor silvestre rosa nativa do leste da América do Norte, de acordo com o The Old Farmer's Almanac. A planta é comumente conhecida flox de musgo ou flox de montanha.

Fenômeno, também conhecido como 'Lua de Sangue', ocorrerá entre a noite deste domingo (15) e a madrugada de segunda (16) e será visível de todo o Brasil. De 0h às 2h da madrugada de segunda-feira (16), no horário de Brasília, o primeiro e único eclipse total da Lua em 2022 poderá ser visto em todo o Brasil.

Embora seja geralmente chamada de “Lua de Morango” porque a fruta está na estação no hemisfério norte, a Lua Cheia de junho também é chamada de “Lua Quente”, Lua de Hidromel” e “Lua Rosa”. Uma “superlua” ocorre quando nossa Lua se aproxima da Terra em sua elíptica órbita enquanto em sua fase “cheia”.

A Lua é um corpo celeste localizado no Sistema Solar, mais precisamente nas proximidades da Terra, sendo o único satélite natural desse planeta.

Quantas voltas a lua da na Terra por dia? A velocidade de rotação do satélite é muito lenta: demora 27,3 dias terrestres para dar uma volta em torno de si — e esse é o mesmo tempo que o astro leva para completar uma única órbita ao redor da Terra.