Por que a Lua não é habitável?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

A Lua não tem gravidade suficiente para reter uma atmosfera, o que faz com que no vácuo a água se evapore imediatamente. Em concreto, é a radiação solar que descompõe a água em hidrogênio e oxigênio, escapando assim ao espaço.

1 -LUNÁTICOS E SELENITAS: Na Lua, não existem seres vivos (pelo menos, jamais foi detectada qualquer espécie). Mas, ao longo de milênios, muitos acreditaram que poderia haver pessoas ali. Se tivessem existido, eles seriam denominados “selenitas”, já que é o gentilício dos fictícios habitantes da Lua.

Se a Lua fosse explodida, as forças necessárias mandariam pedaços dela voando em altas velocidades. Pedaços maiores formariam crateras em nosso planeta, enquanto os menores queimariam a atmosfera.

Que aconteceria se o sol explodisse? Se o Sol explodisse, as ondas de calor não seriam fortes o suficiente para destruir todo o planeta de uma só vez: o lado que estivesse virado para o Sol, no caso, fritaria imediatamente.

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

Resumo sobre a Lua
A Lua é o único satélite natural da Terra. Está a 384.400 km do planeta, e a cada ano se afasta 3,78 centímetros. Apresenta uma exosfera fina e frágil, e sua estrutura é composta por crosta, manto e núcleo. Sua superfície está repleta de crateras de impacto, fragmentos de rocha e poeira.

Neil Armstrong deu o primeiro passo do homem na Lua. Ao todo, doze astronautas já estiveram por lá, em seis diferentes missões: Apollo 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17. O programa espacial Apollo, que teve início em 1969 foi breve e terminou em 1972.

Você sabe o que são essas regiões escuras? Elas são os famosos mares lunares. Mas calma que não tem mar na Lua! Esse nome pegou porque alguns dos cientistas mais antigos acreditavam que essas manchas eram mares, mas na verdade foram formadas por erupções vulcânicas.

A DESCOBERTA DE ÁGUA NA LUA
Uma das missões Apolo já constatara rastros de água na superfície lunar em 1971, mas eram algumas poucas moléculas difusas. A Lua não tem gravidade suficiente para reter uma atmosfera, o que faz com que no vácuo a água se evapore imediatamente.

Pelo documento, a Lua é considerada uma herança para a humanidade e deve ser estabelecido um regime internacional para governar a exploração de seus recursos naturais.

Solo lunar pode transformar dióxido de carbono em oxigênio e sustentar vida no espaço, diz pesquisa. Na busca por lugares fora da Terra que possam sustentar a vida, os cientistas costumam ir atrás de evidências de substâncias essenciais como água e oxigênio.

“É a genética que determina quem possui ou não o transtorno. O ambiente não serve para formá-lo, mas contribui para tornar visíveis as dificuldades de crianças e adultos em se adequarem ao mundo”, explica o médico Ênio Roberto de Andrade, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas.

Assim como o Mestre Kame, Piccolo destruiu a lua com um raio de energia para deter o furioso Grande Macaco Gohan. No entanto, ao contrário de DB, DBZ nunca teve cenas ou diálogos indicando explicitamente que a lua foi trazida de volta.

Por que há mais chances de surgirem crateras na Lua do que na Terra? Ao contrário da Terra, ela não possui uma atmosfera para frear ou desintegrar os meteoros que se dirigem à sua superfície.

Portanto, o Sol é branco. Os tons de amarelo e vermelho que enxergamos ao olhar para o Sol surgem por causa da dispersão dos raios solares ao adentrarem a atmosfera.

O sol é formado principalmente por hidrogênio e hélio.

1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra.

A Lua é formada por núcleo, crosta e manto. O núcleo é sólido e rico em ferro. Seu raio é de aproximadamente 240 km. O manto, que é a camada intermediária entre o núcleo e a crosta, é formado basicamente por magnésio, ferro, silício e oxigênio.

A lua cheia muda de cor conforme se eleva no céu. No nascente apresenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores en- tre marrom e amarelo.

O ciclo menstrual não tem sincronia com o ciclo lunar, de acordo com nossa análise de mais de 7.5 milhões de ciclos. A lua e os ciclos menstruais se correlacionam mais ou menos para algumas pessoas—dependendo o quanto o ciclo dessas pessoas se combina com o ciclo lunar, e a variabilidade da duração do ciclo.

Ademais, a Lua serve como uma proteção extra ao planeta Terra, já que funciona como um escudo protetivo contra a queda de asteroides e cometas. Ela também tem influência na inclinação do eixo terrestre, assim como no movimento de rotação, que permite a sucessão entre os dias e as noites terrestres.