Por que a Lua e O Sol vivem até hoje no céu?

Perguntado por: aalegria8 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

De acordo com o texto, tanto o sol quanto a lua foram para o telhado (ou seja, o céu) para que a água ficasse segura e que ela não fizesse falta para os moradores do lugar em que ela vivia (no planeta Terra).

Ela brilha porque sua superfície reflete a luz do Sol. E, apesar do fato de que às vezes parece brilhar muito forte, a Lua reflete apenas entre 3 e 12 por cento da luz que a atinge. O brilho percebido da Lua na Terra depende de onde ela está em sua órbita ao redor do planeta.

O Sol visitava a Água frequentemente, mas a Água nunca retornava as visitas. Um dia, o Sol perguntou à Água por que ela nunca o visitava. A Água respondeu que a casa do Sol não era grande o suficiente e, se todo o povo da água fosse visitá-lo, acabaria por tirá-lo de lá.

Ademais, a Lua serve como uma proteção extra ao planeta Terra, já que funciona como um escudo protetivo contra a queda de asteroides e cometas. Ela também tem influência na inclinação do eixo terrestre, assim como no movimento de rotação, que permite a sucessão entre os dias e as noites terrestres.

O eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona exatamente entre a Terra e o Sol, fazendo com que uma sombra se projete sobre a superfície terrestre. Assim como o eclipse lunar costuma acontecer apenas na Lua cheia, o solar é um evento comum da fase nova do satélite.

Isto porque, a Superlua ocorre quando a Lua está no ponto mais próximo da Terra e, por isso, o satélite natural do nosso planeta fica mais brilhante e pode ser facilmente avistado. Em 2023, agosto tem Superlua e Lua Azul justamente por que é neste mês que acontece a maior aproximação do astro neste ano.

É que a atmosfera terrestre espalha os raios solares que tocam a superfície do globo direcionada para o astro. Se o nosso mundo não tivesse essa "camada de proteção", assim como ocorre com a nave espacial, a Lua, outros planetas e até o Universo, o céu ficaria constantemente no escuro.

Porque não vemos o Sol quando é a noite? Isso ocorre porque a luz precisa atravessar a atmosfera da Terra para chegar até nós. Durante a noite isso não ocorre porque a atmosfera não está iluminada pelo Sol e vemos a Lua com o mesmo tom da luz do Sol.

A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.

Na fase da Lua cheia, a Terra está entre o Sol e a Lua, e conseguimos observar a totalidade do satélite iluminado integralmente pelo Sol. Nesta fase, a Lua nasce aproximadamente às 18 horas e se põe aproximadamente às 6 horas do dia seguinte.

A reação que ocorre no Sol é chamada de cadeia próton-próton. Esse é um processo que acontece em três partes e o resultado final dita que 4 prótons (núcleos de hidrogênio ionizado, ou seja, átomos de hidrogênio com um elétron a menos) são consumidos para formar um núcleo de hélio.

Uma amostra pequena o suficiente trazida ao laboratório iria queimar tudo em uma área geral e então esfriaria rapidamente, se tornando um gás completamente seguro. É claro, se você estiver na área geral, você estaria morto.

Tudo que constitui nosso planeta ficaria congelado: rios, mares, plantas e nós humanos. O processo não seria instantâneo, considerando que o planeta contém energia armazenada, pois a Terra absorve calor do sol.

O que acontece se o Sol deixar de brilhar
O Sol é uma estrela cujo diâmetro é igual a 1,4 milhão de quilômetros e está localizada no centro do Sistema Solar. Sem a energia e a luz que essa massa de hidrogênio e hélio produz, a existência de vida na Terra seria impossível, indica a Nasa.

Com três luas do mesmo tamanho que a atual, a atração gravitacional do trio triplicaria o tempo que a Terra demora para dar a volta em torno de seu eixo. Os dias durariam 72 horas.

27 dias

Rotação da Lua e sua Face Oculta
Seu período de rotação é igual ao seu período sideral de translação: um dia na Lua dura cerca de 27 dias solares da Terra.