Por que a Latam devolveu os A350?

Perguntado por: imodesto6 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

“Essa decisão, além de obtermos uma frota menor e mais homogênea, tem como objetivo uma operação widebody mais eficiente para atravessar esse período de menor demanda por assentos em nossa operação internacional”, disse o executivo.

Inicialmente, o A350 assumirá um dos voos diários a partir de Viracopos, em Campinas, mas já em 1º de janeiro de 2023, a Azul passará a voar para a cidade norte-americana, conhecida pelos parques temáticos, apenas com o novo avião.

A Azul estreia nesta quinta-feira (15) voos internacionais com o maior avião de sua frota, o A350. A aeronave tem capacidade para levar até 334 passageiros, e irá fazer a rota entre o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e Orlando, na Flórida (EUA).

O A350 é uma aeronave mais eficiente que seus A330-900neo, com construção majoritariamente feita em material composto que garantem maior leveza e uma pressurização mais eficiente.

Enquanto o A330 que vai sair da frota tinha capacidade para 242 ou 274 pessoas, dependendo da sua configuração, o A350 conta com 334 passageiros. Apesar de ser maior, ele consome 20% a menos de combustível por poltrona.

Airbus A380
Para 15 companhias aéreas foram 242 unidades entregues. Contudo, ocorreu apenas 2 incidentes leves, da qual foram registrados com falha em um dos quatro motores.

Atualmente, 10 Airbus A320neo estão alocados na operação da empresa no Brasil. O modelo, vale lembrar, é utilizado primordialmente pelo grupo em seus voos domésticos no Brasil, Chile, Peru, Colômbia e Equador.

O avião foi saudado com jatos de água —de reuso— antes de decolar. A Azul passará a ter quatro A350 na frota, sendo que dois já foram entregues e outros dois chegam em 2023.

Com o principal centro de operações em Campinas, a Azul iniciou as operações ligando algumas capitais. Porém, ela logo passou a focar no mercado regional, onde não havia demanda suficiente para as empresas existentes operarem com o Boeing 737 e o Airbus A320.

As aeronaves azuis representam o novo serviço implantado pelo FlightRadar24, no qual o site passa a captar os dados do sistema ADS-B dos aviões através do espaço, e não mais apenas em terra. Todos os usuários passaram agora a ver voos rastreados via satélite.

Boeing 777-300ERPara

Qual maior avião da Latam? Boeing 777-300ERPara o voo está escalado o jato Boeing 777-300ER, o maior aviãoda frota da LatamBrasil, com 74 metros de comprimento e capacidade de carregar até 103 mil quilos de carga.

Waze aéreo
Com o avanço da tecnologia, praticamente todo avião conta com instrumentos modernos de navegação que auxiliam na orientação no espaço aéreo. Essas ferramentas lembram muito o funcionamento do aplicativo Waze, porém, com a diferença de que aqui não existem ruas, mas sim o próprio espaço aéreo.

Descubra a organização moderna dos nossos Airbus A350-900 com 292 assentos.

Para responder à pergunta inicial sobre quantos aviões da Azul já caíram, a resposta é simples: nenhum. A Azul tem mantido um histórico impecável em termos de segurança, colocando a proteção dos passageiros como prioridade máxima.

O voo 447 da Air France decolou do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio, às 19h30 de 31 de maio de 2009, levando 228 almas. Entre os passageiros, havia 126 homens, 82 mulheres, sete ... A aeronave Airbus A330-200 da Air France que caiu no Oceano Atlântico no dia 1° de junho de 2009.

A companhia aérea deve adicionar uma operação ao continente aproximadamente a cada seis ou oito meses, para um total de seis ou sete. Embora o A350-1000 acomode quarenta passageiros a mais do que o A350-900, seu preço de tabela é US$ 49 milhões mais alto.