Por que a lâmina escurece a pele?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 18 votos

Por fim, a depilação contínua com lâmina escurece a pele. Isso ocorre porque o contato do produto com a pele de forma contínua muitas vezes causa micro fissuras e que ao cicatrizar acabam escurecendo a região.

A melhor alternativa para a área também é a depilação a laser, que não escurece a região e diminui o crescimento dos pelos com a frequência das sessões. As lâminas, nesse caso, são indicadas para momentos emergenciais ou de pressa, mas não apresentam resultados duradouros e podem causar coceira.

Quando você usa a lâmina de outra pessoa pode adquirir infecção de pele, como por exemplo, erisipela e furúnculo, isso porque as bactérias de uma pessoa podem passar para outra se a lâmina não for devidamente higienizada ou principalmente se a pessoa sofreu algum tipo de corte.

A camada superior e a epiderme da pele começam a produzir mais colágeno devido ao calor proporcionado pelos raios laser. Como resultado, a pele se torna saudável, e a cor da pele clareia. Depilação a laser e clareamento da pele são os principais objetivos deste tratamento.

Os principais tratamentos estéticos para clarear a pele são:

  1. Peeling químico. ...
  2. Peeling de cristal. ...
  3. Peeling de diamante. ...
  4. Laser ou luz pulsada. ...
  5. Cremes clareadores.

“Boas opções para solucionar de vez o problema são os clareamentos com laser, que removem parte da pigmentação escura, ácidos clareadores, despigmentadores e peelings superficiais que não agridem a pele e ajudam na remoção das células mortas”, explica Solange.

Na hora de depilar, passe a lâmina de cima para baixo, no sentido do crescimento dos pelos, para não provocar lesões e evitar que os pelos encravem. Faça os movimentos com delicadeza pra evitar cortes.

Existem cuidados que ajudam a evitar as manchas escurecidas na virilha e axilas: Entre os processos depilatórios, prefira a depilação a laser, considerada menos agressiva e não estimula a hipercromia na região.

Segundo a dermatologista Dra. Silvia Quaggio, os pelos são responsáveis pela temperatura corporal, ajudam na barreira contra infecção por bactérias, fungos e age da secreção do suor e nosso feromônio. Porém, mesmo tendo todas essas funções e proteções, o ato de depilar é indiferente quanto a nossa saúde.

Raspar ou depilar área íntima pode resultar em pelos encravados, pele ferida, infecções e até abrir caminho para DSTs.

Se você está em busca de um método de depilação mais duradouro, a cera pode ser a melhor opção. Com ela, os pelos são removidos diretamente pela raiz e demoram cerca de 30 dias para voltar a crescer. Além disso, a depilação com cera evita manchas na pele, alergias e foliculite, o que pode acontecer com o uso da lâmina.

O que podemos afirmar é que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, depilar não é condição necessária para uma boa higiene íntima, que nada tem a ver com a presença ou ausência de pelos.

De acordo com a dermatologista, essa afirmação não passa de um mito. Os pelos não nascem mais grossos quando são depilados com lâmina. “A sensação de maior espessura do fio se dá porque você corta ele ao meio, mas depois ele afina naturalmente, tendo o mesmo comprimento e espessura”, explica Dra. Luciana.

Geralmente, esses procedimentos se utilizam de tratamentos a laser, com radiofrequência ou luz pulsada, os quais não necessitam de nenhum tipo de intervenção cirúrgica.

O número de sessões depende da intensidade do resultado que precisa ser alcançado, geralmente entre 1 e 4 sessões. O laser é o melhor tratamento para o clareamento íntimo, região de virilhas e região perianal.

Isso porque a depilação a cera tira o pelo através da raiz e também as células mortas da pele. Além de diminuir a necessidade de depilar com frequência, possibilita uma sensação de clareamento da superfície da pele. Para agir a favor da depilação e clareamento você pode também agir para prevenir pelos encravados.