Por que a laje vaza?

Perguntado por: exisco . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Afinal, a água da chuva pode percorrer alguns caminhos até penetrar na laje. No entanto, o vazamento na laje quando chove, ocorre devido a alguma falha no processo de impermeabilização do espaço. Que pode ser, por exemplo, falta de uso de produtos próprios para fazer a vedação da entrada de água.

Mas nós ainda precisamos saber qual é este problema, sendo que os mais comuns são: A falta de impermeabilização em sua laje; Rachaduras que podem ter sido provocadas ou pelo tempo ou pela cura ruim da laje; Intempéries e a falta de uma manutenção na impermeabilização.

Uma das maneiras mais fáceis de resolver o problema dos vazamentos é encontrar as rachaduras que estão causando eles e vedá-las. Basta subir na laje e dar uma olhada perto dos sinais de vazamento listados a cima. Será fácil notar as rachaduras. Agora basta usar algum produto para “fechar” as rachaduras.

Assim depende aí do modelo que você escolhe) mas a média e de uma média de 7 anos.

“Manta líquida é um tipo impermeabilizante muito usado para lajes e coberturas, porque ela é uma resina acrílica flexível. Isso quer dizer que ela aguenta as movimentações da laje e é resistente à ação direta do sol e da chuva, podendo ficar exposta diretamente à ação do tempo”, explica Diogo Gonçalves.

Rachaduras transversais e transpassantes, aquelas que eu vejo o outro lado da parede, e estalos são sinais bem importantes de que a ruína pode ocorrer”, acrescenta o coronel Rossano. Os estalos podem, inclusive, mudar a frequência de acordo com a gravidade da situação.

A instrução é coloque o menor peso possível e observe se ocorrem rachaduras e afundamentos e sinais indicadores de desabamento. Mesmo assim não há garantia de estabilidade. Lajes transmitem as cargas para vigas, estas para os pilares e os pilares para a fundação.

O produto impermeabilizante mais adequado para eliminar vazamento na laje, é o de base acrílica (solúvel em água) e, normalmente, chamado de manta líquida.

A laje vai passar a trabalhar com um peso maior do que ela foi projetada, o que pode levar a falhas e até a um eventual colapso da estrutura, dependendo da situação. Simplesmente fazer uma nova impermeabilização, assim como no caso da reforma do piso, também pode gerar um peso extra sobre a estrutura.

Sem dúvidas, uma das melhores opções para evitar problemas de infiltração é a impermeabilização. Ou seja, a laje deve ser impermeabilizada assim que for “batida”. Entre os materiais indicados, os principais destaques são a manta asfáltica, as resinas impermeabilizantes e a argamassa impermeável.

No caso da infiltração, como dito anteriormente, trata-se de um excesso de umidade causado pela passagem de água em determinado ponto. Já o vazamento é caracterizado por um buraco ou abertura em estruturas de passagem de água.

Os indícios mais frequentes para você saber como descobrir vazamento de água são as manchas e rachaduras formadas nas paredes, no chão ou no teto. Além disso, é bastante comum que surja mofo no local da infiltração - provavelmente, você conseguirá perceber por conta do odor característico.

Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede da Sabesp (pode ser a do tanque) e espere a água parar de sair. Coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso haja sucção da água do copo pela torneira, é sinal que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede.

Apesar de não precisar obrigatoriamente de um especialista para aplicação, a manta líquida peca quando o assunto é durabilidade, uma vez que a repintura do produto precisa acontecer a cada dois anos, aproximadamente, para estender a proteção.

Já na hora de "Bater" a laje, encher ela, é recomendável estar de garoa a até uma chuva moderada, assim já dando início ao processo de cura. Só não é recomendável chuva forte ou temporal, devido a esta condições levar parte do cimento embora.

Serviços de alvenaria, terraplanagem, tubulação, lajes e pinturas não devem ser realizados durante as chuvas, sob pena de gerar retrabalho e prejuízo, o que vai comprometer todo o andamento da obra.

O preço médio cobrado para a impermeabilização de laje é de R$ 30 o m2.

Se não tratadas, as trincas, fissuras e rachaduras podem comprometer a estrutura do imóvel, com riscos até de desabamentos parciais ou colapso da construção, em casos mais graves.