Por que a inflação está subindo muito?

Perguntado por: iluz3 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Um aumento nos índices de inflação pode ser influenciado por diferentes causas, que podem ser agrupadas em quatro grandes grupos: 1) aumento na demanda; 2) aumento, ou pressões, nos custos de produção; 3) inércia inflacionária e expectativas de inflação; e 4) aumento de emissão de moeda.

Elevação da demanda ou redução da oferta por determinados produtos ou serviços. Encarecimento da energia elétrica por fatores naturais ou não. Impactos climáticos na produção do campo, sobretudo dos alimentos. Crescimento no preço das commodities (petróleo, minério, trigo, carne, etc).

Para combater a inflação de demanda, o governo tem que baixar a emissão monetária, diminuindo o estímulo ao consumo. Isso pode ser feito por meio da elevação da taxa básica de juros da economia, conhecida como taxa Selic.

Para 42% da população, o presidente Jair Bolsonaro (PL) é o principal culpado pela inflação , segundo nova pesquisa PoderData.

Em maio de 1989 o ágio no mercado paralelo de dólares alcançava 200%. As eleições de novembro realizaram-se sob uma inflação de 45% ao mês. De fevereiro de 1986 até novembro de 1989 o Índice IPCA acumulado já era de 107.492,07%.

No Brasil, o último boletim Focus, do Banco Central, um resumo das projeções do mercado para a economia, aponta que o IPCA, a inflação oficial, deve encerrar 2022 a 5,64%. Para este ano de 2023, deve haver uma ligeira queda, e a previsão é de 5,23%.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) foi de 0,55% em janeiro e ficou 0,03 ponto percentual (p.p.) acima do resultado de dezembro (0,52%). Período Taxa Janeiro 2023 0,55% Dezembro 2022 0,52% Janeiro 2022 0,58% Acumulado no ano 0,55% Acumulado em 12 meses 5,87% Nos últimos 12 meses, o IPCA-15...

O valor do IPCA hoje está em 0,71%, de acordo com dados divulgados em 11 de abril pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente ao mês de março de 2023. Variação foi puxada pela alta da gasolina. O IPCA foi mais brando que em março de 2022, mês que havia fechado com alta de 1,62%.

O custo de vida está cada vez mais caro para viver no Brasil. Com uma inflação acumulada em 12 meses na casa dos dois dígitos, pesquisa da Cuponation aponta que a qualidade de vida dos brasileiros está em queda. O país está entre as 10 nações com pior custo de vida e ocupa a posição de número 112.

Alimentos: veja 5 fatores que fomentam o aumento de preço em 2022

  • Fatores climáticos. Seca acentuada provocou prejuízos nas lavouras brasileiras por dois anos. ( ...
  • Mercado global por commodities. ...
  • Ruptura na cadeia de insumos. ...
  • Crise energética. ...
  • Efeito cascata da guerra.

Nota-se, entretanto, que, na comparação com a estimativa anterior (4,9%), divulgada em dezembro de 2022, houve revisão para cima, decorrente do desempenho menos favorável dos preços administrados e dos serviços. De modo similar, a projeção para o INPC para 2023 também foi revista, passando de 4,6% para 5,5%.

Cobrado pela alta dos preços por um apoiador na porta do Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro, insinuou que a alta da inflação é culpa do isolamento social, determinado para conter a expansão do novo coronavírus.. “[O] Pessoal tem reclamado do preço dos alimentos. Tem subido sim além do normal.

O Governo Lula caracterizou-se pela baixa inflação, que ficou controlada, redução do desemprego e constantes recordes da balança comercial. Na gestão do presidente Lula observou-se o recorde na produção da indústria automobilística em 2005, o maior crescimento real do salário mínimo e redução do índice de Gini.

Existem casos em que os governos tentam controlar a inflação à força. Isso ocorre por meio do congelamento de preços de bens e serviços, por exemplo. Isso ocorreu no Brasil durante o Plano Cruzado, em 1986, por exemplo. Na época, os preços de bens e serviços foram tabelados pelo governo.