Por que a Índia é rica?

Perguntado por: aaparicio4 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Hoje a Índia se destaca na produção industrial de tecnologia de ponta, pois é grande produtora de eletroeletrônicos, agroindustriais, informática (maior produtora de softwares do mundo), biotecnologia.

Moeda: rupia indiana. Produto Interno Bruto (PIB): US$ 3,25 trilhões (FMI, 2022).

O surgimento da Índia está direta e causalmente ligado ao desejo do país de transformar seu prestígio em maior influência no sistema político internacional, o que se manifesta na vontade de ocupar um assento permanente no Conselho de Segurança, com direito a veto.

O casamento na Índia é sagrado, e marido e mulher se tratam da maneira mais cerimoniosa possível em público. Portanto, não é permitido que se toquem na frente dos outros, e a mulher sequer pode falar o nome do marido na frente dele. Geralmente, chama-o de pai.

Essa nação vem apresentando um crescimento anual de cerca de 6,3% nos últimos anos; dentre os principais fatores estão as multinacionais instaladas no país. Os principais atrativos que levaram essas empresas a se instalarem na Índia foram o elevado número de mão-de-obra com baixo custo e o enorme mercado consumidor.

carne de frango

A carne de frango é a proteína animal mais consumida na Índia. Apesar disso, o consumo per capita ainda é relativamente baixo, de apenas 3,5 kg/ano. No Brasil, essa quantidade chega a 44,6 kg/ano, enquanto a média mundial fica em 11,9 kg/ano.

Os EUA lideram o ranking, com nota 0,0453. A Rússia é a segunda colocada, com 0,0501. Os demais países que estão à frente de Brasil e Paquistão são a China (3º lugar, nota 0,0511); Índia (4º, 0,0979); Japão (5º, 0,1195); Coreia do Sul (6º, 0,1261); França (7º, 0,1283) e Reino Unido (0,1382).

O organismo governamental identificou cinco anúncios de desodorante que a seu entender violam as leis pertinentes do Código de Publicidade de 1994. "A representação das mulheres nestes anúncios é abertamente sexual e estão destinadas a despertar os instintos libidinosos dos homens", assinalou o Ministério em uma nota.

Os banheiros na Índia possuem um balde dentro por duas razões. Primeiro porque os indianos preferem lavar-se após fazer suas necessidades ao invés de limpar as partes com papel higiênico. E segundo porque muitos ainda mantêm o costume de tomar banho de balde.

A produção da Índia é centrada em produtos de algodão, o que reduz suas chances de ocupar a atual posição da China como líder mundial na fabricação de têxteis.

Mesmo com inúmeros problemas sociais, o país se tornou a 7ª economia do mundo. Adicionalmente, a Índia é o 3º maior produtor global de grãos e possui o maior rebanho bovino do Planeta.

O pilar central da economia indiana é a agricultura, que representa perto de 18,3% do PIB e emprega 42,6% da população ativa. Os principais produtos agrícolas do país são o trigo, o painço, o arroz, o milho, a cana-de-açúcar, o chá, a batata, algodão, banana, goiaba, manga, limão, papaya e grão de bico.

Na Índia o número de esposas está ligado ao sistema de castas: um Brâmane (clero hindu) poderia ter quatro esposas na ordem direta das (quatro) castas; Um Xátria (nobreza), três; Um Vaixá (comerciantes), duas; Um Sudra (servos), uma só.

Tradicionalmente, a cultura indiana valoriza a higiene pessoal, mas observa menos a do ambiente comunitário. Lá, deve-se sempre tomar banho antes de entrar numa cozinha ou depois de fazer o número 2. Nas ruas, ambulantes fazem e servem comida a menos de 1 metro das valas onde o esgoto corre a céu aberto.

18 anos de idade

Na Índia, a lei impede as meninas de casar-se com menos de 18 anos de idade, mas essa prática persiste em muitas partes do país, devido ao patriarcado e à pobreza. A Índia abriga a maior quantidade de noivas crianças do mundo - um terço do total do planeta, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Em 2020, o rebanho bovino brasileiro foi o maior do mundo, representando 14,3% do rebanho mundial, com 217 milhões de cabeças, seguido pela Índia com 190 milhões de cabeças.