Por que a iguana muda de cor?

Perguntado por: gbrites . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Não são apenas os camaleões que trocam de tonalidade. A Iguana-Verde também pode mudar de cor dependendo do clima e da época do ano e, também, durante a época reprodutiva, na qual os machos apresentam-se com cores bem vivas para atrair as fêmeas.

Curiosidades: Maioria muda de cor de acordo com a luz, temperatura e humor, visando à camuflagem e/ou comunicação. Esta mudança ocorre em até 20 segundos, pelo efeito de cromatóforos na pele. Possuem visão em 360°, com olhos independentes que podem enxergar dois objetos em ângulos diferentes ao mesmo tempo.

É um dos maiores répteis da América do Sul
Apesar de ser relativamente pequena enquanto jovem, a Iguana Verde adulta pode alcançar os 2 metros de comprimento e um peso de 10 quilos. Está entre os répteis de maior porte da América do Sul. A sua cauda representa quase 70% do comprimento total do corpo.

Expectativa de Vida em Cativeiro: Aproximadamente 15 anos.

A iguana marinha de Galápagos é um réptil altamente adaptado que se alimenta de algas. As criaturas podem ser vistas à espreita nas rochas entre as praias das ilhas remotas. A coloração das iguanas marinhas inclui uma ampla gama de marrons, tons rosados e verdes que se destacam entre as rochas.

Quando custa uma iguana? Um exemplar custa, em média, R$ 2 mil, conforme o veterinário, que reforça a importância de se certificar sobre a legalidade do estabelecimento de onde o réptil será adquirido.

Os camaleões não possuem toxinas nem são venenosos, no caso eles mordem ou atacam quando se sentem extremamente ameaçados. As suas cores brilhantes e chamativas servem como uma espécie de aviso “não se aproxime” para outros animais, pois correm o risco de serem mordidos.

Nesse sentido, boas escolhas envolvem as folhas de cor verde, como nabo, alcachofra, dente-de-leão, couve-galega, coentro, salsa, escarola, agrião, repolho-verde e roxo, cebolinha e chicória. As folhas citadas ajudam na ingestão de minerais. Por isso, elas precisam compor de 40 a 45% da dieta.

Se te deixar, podes fazer carícias na cabeça ou também oferecer-lhe uma folha terna, como o dente-de-leão. Nunca aproximes a tua mão desde cima, pois assim atacam alguns predadores e se assustam muito. Repete este procedimento por uns dias ou semanas, segundo a reação da tua iguana.

Depois de muita observação e estudo, descobri que, como esses lagartos são incapazes de emitir sons, eles usam esse balançar da cabeça como um meio de comunicação visual com indivíduos da mesma espécie.

As iguanas-marinhas não evoluíram para combater os predadores mais recentes. Os cães e gatos tornam-se os principais vilões das iguanas recém nascidas.

Uma das características mais marcantes da iguana é a habilidade de mudar de cor. Ela tem uma ampla gama de tons que podem mudar dependendo do ambiente, da temperatura ou de acordo com seu estado emocional. Além disso, tem uma visão excelente e pode detectar movimentos sutis a longas distâncias.

A simples e prática razão pela qual sua iguana, ou seja lá qual for o réptil, fica com a boca aberta é a dificuldade de respirar!

Esses animais enxergam com boa nitidez e podem identificar cores. Porém, seu ângulo de observação é estreito, e elas possuem pouca visão periférica.