Por que a Igreja deve orar?

Perguntado por: tdantas . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Através de nossas orações Deus pode mudar gerações, vidas e países, que estão precisando do seu incondicional e infalível amor que um dia nos resgatou.

Dentre as orações contidas na Bíblia, não vemos apenas heróis da fé orando a Deus, mas o próprio Deus orando por todas as pessoas. Em João capítulo 17, Jesus ora por seus discípulos e por nós – aqueles que viriam a conhecê-lo através da mensagem do Evangelho.

Jesus disse que precisamos orar com sinceridade pelas coisas de que necessitamos. O Salvador fez uma oração para mostrar aos discípulos como deveriam orar. Ele começou dizendo: “Pai nosso, que estás no céu…” Jesus louvou o Pai Celestial e pediu-Lhe ajuda. No final da oração, disse “amém”.

Suplicar ou implorar; pedir insistentemente; solicitar com humildade: orava aos anjos; orou a caridade dos homens; orava com devoção.

A oração por si só não tem nenhum poder. Ao orarmos, invocamos o poder de Deus, que o faz jorrar onde, quando, como e em quem quer. Quem faz promessas de efeitos e resultados da oração coloca-se no lugar de Deus e coloca Deus como servo que tem que The obedecer, dando-lhe as respostas que as pessoas querem receber.

A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais. Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada. Quando absoluta, a oração sempre será de período simples.

Ele nos mostra que se queremos nos aproximar de Deus, devemos ter fé. A fé é o ponto determinante que indicará se nos aproximaremos ou não de Deus. Ela nos ajuda a reconhecer a soberania de Deus e a confiar em Sua vontade. A oração é uma forma de adoração e louvor a Deus.

A Bíblia diz em Efésios 6:18: “Com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos.” A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 5:17: “Orai sem cessar.”

Quem foi a pessoa que mais orou na Bíblia? Abraão. O grande patriarca do povo de Israel era um homem de oração. Sua comunhão com o Senhor era tão intensa que ele é chamado de "amigo de Deus" (Tiago 2:23).

18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

Como orar

  1. Comece sua oração.
  2. Converse com Deus.
  3. Encerre sua oração.
  4. Aja de acordo com seus desejos justos.

Ela vem de “orar”, que vem do Latim ORARE, de OS, “boca”, de uma base Indoeuropeia OR-, “pronunciar uma fórmula ritual”. Inicialmente significava “falar”, depois adquiriu particularmente o sentido “falar em público, discursar”. Daí vêm nossas palavras “oratória” e “orador”, bem como o verbo “orar”.

Os tipos de oração são: absolutas, coordenadas ou subordinadas.

Um dia, Jesus estava orando em certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou a seus discípulos”.

Jesus nos explica que a oração é um diálogo simples e íntimo com o Pai e o que verdadeiramente importa é saber reconhecer a grandeza de Deus e o seu amor por nós.

Sempre que quiser ou precisar falar com Deus, esse é o momento em que você deve orar. Qualquer lugar em que você precise sentir a influência de Seu amor, é onde você deve orar. Não é preciso esperar pelo momento ou lugar perfeito (ou que você esteja perfeito).

Orar é fazer uma oração de maneira espontânea, improvisando as falas. Rezar é fazer uma oração já existente, repetindo uma prece pronta. Importante: existe a oração do Pai Nosso, mas a pessoa reza o Pai Nosso.