Por que a Igreja Católica tem tanto poder?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Ela exerceu grande influência sobre a população no que se refere aos aspectos culturais, sociais e políticos. Nem mesmo a monarquia estava livre de sua atuação. Usando disso, ela conseguiu muito poder, pois pregava às pessoas que era preciso doar os bens para ter a salvação na vida eterna.

Seu cargo é vitalício. Possui autoridade para governar a doutrina e a fé católica. Seus entendimentos sobre a doutrina são considerados infalíveis pelo princípio da infabilidade. O papa é também o bispo de Roma e comanda a igreja universalmente.

O poder do catolicismo esteve intrinsecamente ligado às estruturas do feudalismo, o sistema social predominante na Europa durante a Idade Média. Ao afirmar que tudo o que acontece na Terra é a representação da vontade divina, a própria divisão social do sistema era justificada como desejo de Deus.

A Igreja católica vendia indulgências ("lugares no céu") cobrava impostos e por ser de grande prestígio social,onde construísse igrejas ganhava as terras. Foi assim que a igreja se tornou a instituição mais rica da Idade Média.

O valor total das propriedades é estimado em US$ 12 bilhões. "A Igreja Católica é um poder financeiro, mas não tem poder econômico porque é tudo descentralizado com as dioceses e paróquias", diz o historiador de religião francês Odon Vallet.

Doações de terras, cobrança de dízimos somada às esmolas permitiu à Igreja acumular imensa fortuna. O celibato, instituído no século V d.C., garantiu à Igreja que todos os benefícios recebidos se tornassem propriedade da instituição e não fossem divididos, já que os clérigos não poderiam ter herdeiros legítimos.

Por que a muito tempo, ela era vista como forma de, julgar as pessoas, se não seguisse seus padrões, você poderia ser punido, e tinham muito preconceito também, mas claro que não é todas as igrejas.

A Igreja Católica na Idade Média era a instituição mais poderosa da Europa. A Igreja preservou certos costumes greco-romanos e foi também responsável pela sobrevivência da Europa Ocidental.

Um questionamento gerado por todo o mundo é se o Papa recebe algum salário. Contudo, é um mito, visto que ele nunca recebeu uma remuneração. No entanto, o Vaticano cobre todas as suas despesas, incluindo viagens e moradia.

A função do Papa é chefiar a Igreja Católica e governar o Vaticano com poder absoluto, até a sua morte ou renúncia. Dessa forma, o Vaticano é também uma monarquia absoluta. O Legislativo é exercido pela Comissão Pontifícia, que é formada por 7 cardeais indicados pelo Papa para mandatos de 5 anos.

Banco do Vaticano, o banco de 6 bilhões de euros do Papa.

O poder da Igreja baseia-se profundamente no discipulado, com raízes em fé individual no Senhor Jesus Cristo. Nossa fé se manifesta nas águas do batismo, na participação digna do sacramento, na adoração no templo e na integridade de nossa vida cotidiana.

A Igreja Católica, por sua vez, enfrentava uma crise de credibilidade, e sua contestação vinha desde a Idade Média. As críticas à Santa Sé tratavam de questões como a quantidade de terras e outras riquezas nas mãos da Igreja, a corrupção dos clérigos, o abuso do poder, etc.

De acordo com a tradição cristã, Jesus entregou o futuro da Igreja Cristã nas mãos do Apóstolo Pedro e este teria sido o primeiro papa. Com a conversão do Imperador Romano Constantino (272 – 337) ao cristianismo e sua oficialização como religião do Império Romano pelo Imperador Teodósio I (347 – 395) no século IV d.

1- Salvador – Igreja de São Francisco da Penitência.

A maior devedora é a neopentecostal Internacional da Graça de Deus. A igreja deve, sozinha, mais de R$ 127 milhões, segundo valores apurados pela Receita em agosto deste ano.