Por que a Igreja Católica não paga imposto?

Perguntado por: xrocha . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 6 votos

Uma das justificativas para a isenção das cobranças é a proteção da liberdade religiosa, já que o direito à imunidade tributária é igual para todas as entidades, independentemente da religião.

Em 2000, o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), incidente em doação ou transmissão de bens, já foi sancionado sem contar com a arrecadação dos templos. Isto significa que os dízimos, contribuições dos fiéis à igreja, não são descontados pelo Estado.

Apenas os que ganham até 1.903,98 estão isentos do pagamento.

As igrejas ficam isentas de pagar todos os impostos, que estão relacionados a sua renda e patrimônio.

O laudêmio não é tributo, mas sim uma contraprestação pecuniária instituída por Portugal quando as terras coloniais pertenciam ao país. O laudêmio está presente nos dias de hoje nos terrenos de marinha, em algumas propriedades da Igreja Católica e com a família imperial brasileira.

O primeiro dízimo: cada judeu, maior de vinte anos de idade, era obrigado a pagar ao Templo um tributo anual correspondente a duas dracmas, conforme previsto em Êxodo 30:13, não importando, neste caso, em qual lugar do mundo estivesse residindo o judeu e, ao que parece, as evidências demonstram que Jesus Cristo não ...

Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), a dívida das igrejas com a União dobrou. Dos atuais R$ 2,15 bilhões de débitos tributários, mais da metade (R$ 1,13 bilhão) foi inscrita na dívida ativa da União entre os anos de 2019 e 2022.

A nova lei (Lei 14.057/20) foi publicada hoje (14) no Diário Oficial da União. Bolsonaro vetou o trecho da lei que isentava os templos de qualquer culto da Contribuição Social sobre o Lucro (CSLL) e anulava multas aplicadas pela Receita Federal pelo não pagamento anterior dessa contribuição.

Igreja Internacional da Graça de Deus

No topo do ranking está a Igreja Internacional da Graça de Deus, do pastor Romildo Ribeiro Soares, com quase 3 000 templos espalhados em onze países (veja o quadro).

Nada de sonegar impostos: “Deem a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra” - Romanos 13:7.

21 países onde você não tem que pagar imposto de renda21: Somália20: Vaticano19: Brunei18: Bermuda17: Catar16: Kuwait15: Omã14: Mônaco13: Nauru12: Ilhas Pitcairn11: Ilhas Norfolk10: Ilhas Cayman9: Ilhas Virgens Britânicas8: Bahrain7: Vanuatu6: Wallis e Futuna5: São Bartolomeu4: Ilhas Turcas e Caicos3: São Kitts e Nevis ...

De acordo com o site UOL Carros, os proprietários que estão devendo o IPVA de carros de luxo, como Ferrari e Lamborghini, decidiram acumular dívidas no imposto. Eles deixam o valor do imposto em aberto para investir o dinheiro que iriam pagar para o governo.

“O cidadão que não pagar seus impostos corretamente está sujeito a multas e sanções administrativas, além de ter o nome inscrito nos órgãos de inadimplência e até ter seus bens confiscados”, alerta Ricardo Natali, educador financeiro associado à ABEFIN (Associação Brasileira de Educadores Financeiros).

Na igreja católica temos a pastoral do dízimo, que é nada mais do que um serviço realizado na Igreja e tem como papel principal de conscientizar cada participante da comunidade da sua responsabilidade com a sua Igreja e com a sua Comunidade, levando-a a refletir e organizar as contribuições.

Algumas das instituições cristãs mais ricas incluem a Igreja Católica Romana (presidida pelo Papa Francisco), que possui vastos recursos financeiros, incluindo propriedades imobiliárias, artigos culturais e instituições educacionais.

Os pastores são remunerados pois há dedicação exclusiva. Os setores de Administração da igreja são pagos, ou então os (padres recebem sálario, e até o Edir Macedo possui um sálario declarado legalmente).