Por que a história do município de Santana se parece com Macapá?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

A história do município de Santana em muitos aspectos aproxima-se do que ocorrera com o município de Macapá, no sentido de que, quando o governador do Estado do Grão-Pará e Maranhão (capitão-general Mendonça Furtado) fundou a vila de São José de Macapá no dia 4 de fevereiro de 1758, prosseguiu viagem para a capitania ...

Segundo maior município do Amapá, Santana fica a 17 quilômetros a capital e foi criada pelo Decreto-lei 7.369 de 17 de dezembro de 1987.

Antes de ser assim chamada, Macapá, a cidade recebeu dois nomes: foi batizada como Adelantado de Nueva Andaluzia, em 1544, pelo então Rei da Espanha, Carlos V, e recebeu mais tarde, na época de sua fundação, o nome de São José de Macapá. A cidade foi criada a partir de um destacamento militar criado em 1738.

O nome da cidade é uma homenagem dos considerados fundadores. No século XVIII, o casal Domingos Barbosa de Araújo e Anna Brandoa ergueu uma capela na Fazenda Sant'Anna dos Olhos D'Água, em homenagem à sua santa de devoção, Senhora Sant'Anna.

Fundada como vila em 1932, as dimensões do município se deu em 1833 com o nome de Villa do Arraial de Feira de Sant'Anna quando, também, foi dado posse do seu corpo legislativo e executivo. Em 1873, a lei provincial n. 1.320 deu status de cidade passando a ser denominada de “Cidade Commercial de Feira de Santana”.

A origem do bairro foi a Fazenda de Sant'Ana, fundada pela Companhia de Jesus. Juntamente com os jesuítas, vieram colonizadores portugueses que trouxeram índios escravos. O nome da fazenda era uma homenagem a Santa Ana, mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus.

Santana: Significa "Santa Ana", "avó de Cristo" ou "santa abençoada". Santana é um nome tradicional de família, originário da Península Ibérica (Portugal e Espanha), além da Itália.

A origem está em santa Ana, mãe da Virgem Maria e avó de Jesus Cristo – de santa Ana (ou santa Anna) surgiram as formas contraídas “Sant'Ana” e “Santana”, usadas por devotos da personagem bíblica. O prenome Ana, do latim Anna, deriva do hebraico Hannah, que significa “graça” ou “clemência”.

São José de Macapá

A Vila de São José de Macapá, fundada em 04 de fevereiro 1758 na margem esquerda do Rio Amazonas, já abrigava uma comunidade de colonos portugueses de origem açoriana, instalada na região em 1752.

A vila de Nova Mazagão - hoje Mazagão Velho, que fica a aproximadamente 70 quilômetros da capital, Macapá - foi fundada em 23 de janeiro de 1770, pelo rei de Portugal, Dom José I. A vila é conhecida pelo seu calendário anual de festas tradicionais e religiosas.

Pracuúba

A menor cidade do Amapá é Pracuúba, no centro-leste do Estado, a 280 quilômetros da capital.

Como vimos, a região do Amapá pertencia à Espanha. Assim, os primeiros colonizadores europeus chegaram à costa amapaense em 1499, com quatro caravelas lideradas pelo espanhol Vicente Yañez Pinzón. A região ficou sob o do- mínio espanhol a partir do Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 entre Portugal e Espanha.

As primeiras incursões de colonização no território amapaense deram-se em 1499, quando o primeiro europeu, Vicente Yáñez Pinzón, navegou pelos rios da bacia Amazônica. Na época, Pinzón conseguiu navegar até o atual rio Oiapoque, que, na época, foi batizado com o nome do europeu.

No caso da cidade de Macapá, ela surgiu com a instalação da vila de São José do Macapá, que foi fundada no ano de 1758. Nessa vila foi construída a Fortaleza de São José de Macapá, com vistas à proteção militar da região, em razão da sua importância para o domínio do território brasileiro pelos colonizadores.

Feira de Santana exerce um alto nível de influência econômica, comercial e política na Bahia e na região Nordeste brasileira, sendo o único município do interior do Nordeste com PIB acima de 10 bilhões. É sede de grandes empresas como a Le Biscuit, Paradise Indústria Aeronáutica, R.

O codinome “Princesa do Sertão” foi atribuído por Rui Barbosa, graças a posição geográfica privilegiada da maior cidade do interior da Bahia, localizada há cerca de 100 km da capital.

O crescimento foi fruto de variados fatores que emergiram principalmente a partir da década de 1950, como da industrialização, fortalecimento do comércio, aumento da malha viária, instalação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) na região norte da cidade (em 1976), construção de conjuntos habitacionais, ...

Freguesia criada com a denominação de Feira de Santana, em 1696, subordinado ao município de Cachoeirinha. Elevado à categoria de vila com a denominação de Feira de Santana, por Decreto de 13-11-1832, desmembrado de Cachoeirinha. Constituído do distrito sede. Instalado em 18-09-1833.

Esse município agregou, desde a sua criação em 1832, um número muito maior de distritos, abrangendo uma extensa área territorial muito maior que a atual. Entretanto, no decorrer do século XX, sofreu constantes desmembramentos, com a emancipação de vários distritos, transformados eles mesmos em novos municípios.

Continuar lendo Tem mar em Macapá?