Por que a Gol comprou a Varig?

Perguntado por: agois . Última atualização: 27 de maio de 2023
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A aquisição da Varig foi um passo ousado para a Gol, que chegou ao mercado brasileiro em 2001 com um modelo enxuto de operação, o chamado “baixo custo e baixa tarifa”. Na época, a Gol anunciava a intenção de mandar duas marcas e dois serviços diferentes e via uma oportunidade de avançar no exterior com nome Varig.

A Adventure Aviation fechou a compra de um velho conhecido dos céus do Brasil, um Boeing 737-700 que voou pela Varig e também pela GOL Linhas Aéreas. O Boeing 737 chegou para a Varig em 1998, sendo o 4º avião da série -700 a ser entregue a companhia aérea.

Após entrevistar 19 especialistas, entre profissionais da aviação, ex-funcionários e historiadores, o documentário propõe que interesses privados e a instabilidade do estado brasileiro foram os fatores que contribuíram para a extinção da Varig.

A aquisição da Varig foi um passo ousado para a Gol, que chegou ao mercado brasileiro em 2001 com um modelo enxuto de operação, o chamado “baixo custo e baixa tarifa”. Na época, a Gol anunciava a intenção de mandar duas marcas e dois serviços diferentes e via uma oportunidade de avançar no exterior com nome Varig.

Os jatos Boeing 747 da Varig são até hoje os maiores aviões comerciais que voaram por uma companhia aérea brasileira. Ao todo, a empresa operou 12 unidades, de quatro modelos diferentes, do quadrirreator: o 747-200, 747-300B, 747-300C (versão que transportava carga e passageiros) e o 747-400, o mais popular dos Jumbos.

Azul S.A.

A Azul S.A. é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, com mais de 900 voos diários, para mais de 150 destinos.

Panair

Panair. Uma das primeiras companhias aéreas brasileiras, a Panair surgiu em 1929 com uma subsidiária da norte-americana NYRBA (New York-Rio-Buenos Aires), que logo em seguida seria incorporada pela Pan Am. Assim, a empresa também mudou o nome de Nyrba do Brasil para Panair do Brasil.

A produção conta a história da Varig (“Viação Aérea Rio Grandense”), uma das maiores empresas aéreas do Brasil de todos os tempos. A Varig tinha um padrão de qualidade equivalente às principais empresas aéreas do mundo e chegou ao seu fim em 2006.

André Meyer, neto de Otto Ernst Meyer
Em 1927, aos 29 anos de idade, conseguiu reunir um grupo de investidores e fundou a Varig. O primeiro funcionário, contratado ainda antes da fundação da empresa, foi Ruben Berta.

Avianca Brasil
Entrou com pedido de recuperação judicial em dezembro de 2018, com dívidas depois reconhecidas de 2,7 bilhões de reais. Acabou com a falência decretada em meados de 2020 porque não conseguiu cumprir com o plano de recuperação.

R$ 6.469,21

Qual o salário de um Piloto de avião? O salário médio de um Piloto de avião no Brasil é de R$ 6.469,21. Os estados onde a profissão de Piloto de avião têm os melhores salários são Distrito Federal, Ceará e São Paulo.

Nem todos os aviões 747 da Varig foram pintados devido a crise que se agravava ano-a-ano, apenas dois receberam as novas cores e novos interiores. Não durou muito e dois anos depois todos os 747s foram retirados de operação, deixando espaço para o novo McDonnell Douglas MD-11 além dos 767 e 777.

O clássico quadrimotor foi o avião mais pesado que voou com uma companhia aérea brasileira, a Varig. O maior modelo operado pela empresa foi o 747-400, de 1991 até 1994, com três unidades na frota.

Empresa operou por apenas 6 meses; encerramento das atividades, em dezembro de 2021, afetou centenas de passageiros. A 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo decretou a falência da companhia Itapemirim Transportes Aéreos, a ITA. A empresa pertence ao grupo Itapemirim, que faliu em 2022.

companhia aérea Condor Syndikat

No Brasil, um hidroavião foi responsável pelo primeiro voo da aviação comercial no país. A companhia aérea Condor Syndikat inaugurou a primeira rota com passageiros do Brasil no dia 3 de fevereiro de 1927 com o Dornier Wal D-112, conhecido como Atlântico.

De acordo com a ANAC, as empresas aéreas podem fazer alterações nos seus voos nas seguintes situações: Problemas técnicos na aeronave da companhia; Pandemias e epidemias; Condições climáticas como, por exemplo, chuvas, nevascas, tempestades, etc.

No dia 29 de setembro de 2006, um jatinho derrubava um Boeing. Há exatos 15 anos, o Boeing da Gol que fazia o voo 1907 de Manaus até o Rio de Janeiro chocou-se com o jato Legacy ocasionando a morte de 154 pessoas.

Em 29 de setembro de 2006, o Boeing da Gol, que fazia o voo 1907, partira de Manaus com destino ao Rio de Janeiro e escala em Brasília. Antes de pousar na capital federal, no entanto, o avião se chocou no ar com um jato Legacy, e caiu na Serra do Cachimbo, no Sul do Pará, na divisa com o Mato Grosso.