Por que a geração Z não quer ter filhos?

Perguntado por: ecaldeira5 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Das mulheres da geração Z que não querem ter filhos, 66% delas dizem que a saúde mental é um dos motivos. De acordo com o Estudo do Estado da Maternidade de 2022, mesmo as mães trabalhadoras da geração Z que têm filhos, não têm certeza se planejariam mais um (27% em comparação diante 22% das millennials).

Pragmáticos. Os jovens da geração Z são realistas, práticos e buscam satisfazer sua necessidades financeiras e seu enriquecimento pessoal. Sem esquecerem dos campos emocionais e sensoriais. São adeptos do pensamento lógico, autodidatas e responsáveis.

A geração Z é ultra conectada, criativa e não está em busca apenas de autoafirmação. Afinal, eles são mais práticos que os millennials. Essa combinação é um combustível poderoso para olhar os problemas sob uma nova ótica e gerar soluções disruptivas.

Uma pesquisa publicada em 2022 pela consultoria internacional McKinsey revelou que os níveis de bem-estar social e emocional da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) são os mais baixos entre todas as gerações.

Gen Z vs Millennials
As reclamações se iniciaram na forma de memes que eram compartilhados através do TikTok, e logo começaram a ganhar contornos críticos mais sérios. Uma das principais reclamações que a Geração Z tem sobre os Millennials é por conta da falta de confiança às vezes excessiva deles.

Medo de perder a liberdade, dificuldades econômicas ou preocupação com o meio ambiente são algumas das razões apontadas para não ter filhos. Entre os sem filhos também há aqueles que não apenas lutam para que sua escolha vital seja respeitada, mas tentam convencer que sua decisão é a moralmente correta.

Mães solteiras enfrentam julgamentos e dificuldades por conta do machismo ou até mesmo por ter filhos. Os homens são criados para ter seus próprios filhos, “procriar o sangue”. Nada de criar filho de outros homens. Muitas famílias não aceitam que seus filhos se relacionem com mães solteiras.

Portanto, não é difícil supor que muitas mulheres possam simplesmente não desejar ser mãe. Porque filho pode ser maravilhoso, mas verdade seja dita, quem os tem nunca mais será completamente livre. E abrir mão da independência deve ser uma escolha, não uma imposição.

Define a geração que cresceu ou nasceu durante os anos 2010, coincidentemente com a ascensão da marca famosa de creme de avelã. 3. Utilizado pelas gerações 80/90 para se sentirem superiores aos mais novos, que cresceram entre o auge da tecnologia e etc..

Esse é o desejo da geração Z: pertencer. Estar inserido em uma comunidade que tenha os mesmo valores e propósitos de vida, que entenda motivações únicas que só os nascidos na era digital podem ter. Para se comunicar com esse grupo, as empresas precisam levar essa necessidade em consideração.

São adeptos da praticidade, responsáveis, autodidatas e extremamente realistas e lógicos. A geração Z foi socializada na era da internet e possui um domínio de tecnologias maior que as gerações anteriores.

Eles adotam uma abordagem bastante pragmática sobre amor e sexo e, por isso, não priorizam compromissos românticos da mesma forma que as gerações anteriores. Mas isso não quer dizer que eles não tenham interesse em romance e relacionamentos íntimos.

Geração Z. Os jovens que nasceram a partir de 1997, estão entrando ou estão prestes a entrar no mercado de trabalho. Eles são nativos digitais, ou seja, convivem com o universo da internet, mídias sociais e recursos tecnológicos desde o nascimento.

Geração Alpha é o nome dado aos nascidos a partir de 2010 e às crianças que ainda vão nascer até 2025. Portanto, é a geração atual.

Com base em estudos americanos, menciona que a geração Z, formada por nascidos a partir de 1995, está mais propensa a ter depressão por ser menos resiliente e não saber lidar com frustrações.

Aprenda a lidar com a geração Z

  1. Desligue o telefone. Se você quer se comunicar com este grupo nascido entre 1995 e 2010, desligue este aparelho arcaico que tem dez vezes a idade deles. ...
  2. Deixe-os sozinhos. A geração Z é incrivelmente autodidata. ...
  3. Fale mais rápido. ...
  4. Esqueça o Facebook. ...
  5. Ouça: eles lhe dirão tudo.

A geração atual, os que nasceram depois de 2010, é classificada com a expressão "geração Alpha".

Alphas

Muito se fala sobre os Alphas serem a geração mais inteligente de todas, e esta percepção se deve em parte por essas crianças estarem inseridas em um ambiente com estímulos constantes.

O que é a Geração Z
Além do domínio da tecnologia, os Centennials também são conhecidos por serem mais críticos, exigentes, autodidatas e não gostam de seguir hierarquias (ou acham desnecessárias, na maioria dos casos).