Por que a geração Z e ansiosa?

Perguntado por: dmachado . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Alguns sociólogos começaram a teorizar que essas taxas crescentes de depressão e ansiedade podem resultar dos laços da geração Z com a tecnologia, com grande parte de sua visão de mundo moldada pelas mídias sociais.

Pandemia, solidão, ansiedade social, frustração profissional, preocupações globais, uso excessivo das redes sociais … os problemas que pesam sob os ombros da geração Z estão aí, listados, e podem ser facilmente reconhecidos por todos.

Pragmáticos. Os jovens da geração Z são realistas, práticos e buscam satisfazer sua necessidades financeiras e seu enriquecimento pessoal. Sem esquecerem dos campos emocionais e sensoriais. São adeptos do pensamento lógico, autodidatas e responsáveis.

Enquanto o pior pesadelo dos jovens da Geração Y é empacar na carreira e não ter oportunidades de desenvolvimento, os seus sucessores, da Geração Z, acham mais assustador ainda não conseguir um emprego que combine com sua personalidade.

geração Z

Uma pesquisa publicada em 2022 pela consultoria internacional McKinsey revelou que os níveis de bem-estar social e emocional da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) são os mais baixos entre todas as gerações.

O que é a Geração Z
Além do domínio da tecnologia, os Centennials também são conhecidos por serem mais críticos, exigentes, autodidatas e não gostam de seguir hierarquias (ou acham desnecessárias, na maioria dos casos).

Aprenda a lidar com a geração Z

  1. Desligue o telefone. Se você quer se comunicar com este grupo nascido entre 1995 e 2010, desligue este aparelho arcaico que tem dez vezes a idade deles. ...
  2. Deixe-os sozinhos. A geração Z é incrivelmente autodidata. ...
  3. Fale mais rápido. ...
  4. Esqueça o Facebook. ...
  5. Ouça: eles lhe dirão tudo.

De acordo com os internautas da geração Z, existem algumas "coisas de cringe", que na maior parte dos casos, são coisas de adulto, diga-se de passagem. Ações como falar "litrão". e boleto, tomar café e até mesmo assistir a saga Harry Potter são considerados cringe.

Geração Z. Os jovens que nasceram a partir de 1997, estão entrando ou estão prestes a entrar no mercado de trabalho. Eles são nativos digitais, ou seja, convivem com o universo da internet, mídias sociais e recursos tecnológicos desde o nascimento.

De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review, a geração Y busca o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e isso significa tempo e espaço para si: as preferências são 'tempo de lazer suficiente para minha vida privada' (57%), seguido por 'horário de trabalho flexível' (45%) e 'reconhecimento e respeito ...

Confira 7 estratégias de como motivar a geração Z no trabalho

  1. Saber ouvi-los. Essa geração valoriza bastante quem sabe ouvi-los. ...
  2. Definir metas. ...
  3. Investir em benefícios. ...
  4. Traçar um plano de carreira personalizado. ...
  5. Dar feedback. ...
  6. Desburocratizar o trabalho. ...
  7. Promover capacitação.

Geração Alpha é o nome dado aos nascidos a partir de 2010 e às crianças que ainda vão nascer até 2025.

Os jovens da Geração Z entraram no mercado no momento da crise no país, apesar de possuírem comportamentos positivos é uma geração pessimista em relação as questões políticas, mas preocupados com a responsabilidade social. No cenário profissional a exigência sobre esses jovens é alta em virtude da competividade.

Segundo as previsões, a Geração Z, que agrupa os nascidos entre 1995 e 2010, irá se tornar o maior grupo populacional do planeta em 2019. Em 2020, eles ocuparão mais de 20% dos postos de trabalho, demandando mudanças contundentes tanto nas estruturas e nos processos corporativos quanto nas relações profissionais.

Embora os termos para as gerações mudem com base na geografia, é comum nos países ocidentais falar de tradicionalistas, baby boomers, geração X, geração Y, geração do milênio e (embora o nome seja contestado) geração Z ou geração 2020.

Além da explicação acima, “geração” pode também significar pessoas que sucederam os seus pais e nesse sentido, podemos dizer que uma geração pode ter um tempo de 25 anos. Nos últimos anos, com avanço da tecnologia e novos estudos, estima-se que a duração de uma geração reduziu para 10 anos.

A geração atual, os que nasceram depois de 2010, é classificada com a expressão "geração Alpha".

Assim, das 2.598 pesquisas realizadas, esse foi o resultado: da geração mais feliz para a menos feliz, estão a Geração Silenciosa (com idade 77 anos ou mais), Boomers (58 a 76), Geração X (42 a 57), Millennials (26 a 41) e Geração Z (18-25).

Nos dias atuais, é muito comum se ouvir pessoas mais maduras chamando a geração atual de “mi-mi-mi”. Parece que o termo é uma extensão daquele que muitos pais utilizam quando querem reclamar de seus filhos, na etapa da adolescência, carimbando-os como “aborrecentes”