Por que a gente se mexe enquanto dorme?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Na fase do sono REM, mais conhecida pelos sonhos vívidos, perdemos temporariamente o tônus muscular, o que gera uma paralisia temporária dos músculos do corpo. Esse fenômeno é conhecido como atonia.

Trata-se de um fenômeno chamado espasmo hipnagógico. Espasmo Hipnagógico é o período de transição entre o sono e a vigília – e gera um movimento muscular involuntário. Esses espasmos musculares podem ser causados por estímulos como sons e luzes.

14/12/2021. Legenda: É super normal! As crianças possuem uma concentração maior de sono leve (REM), que possui como manifestações comuns: choramingar, resmungar, se mexer muito.

Parassonias são comportamentos episódicos, não desejáveis ou desagradáveis que ocorrem no início do sono, durante o sono ou no despertar. Podem ocorrer nos momentos de transição do sono e vigília, durante o período de sono REM ou NREM.

Quando sonhamos, nosso cérebro tenta resolver os problemas que nos ocupam durante o dia. Dormir pode ser a solução para um problema que não conseguimos resolver. Além disso, um sonho pode ser um reflexo fiel ou, na maioria dos casos, simbólico do que ocupa a nossa mente, de nossos medos e de nossos desejos.

A sensação é comum e, se combinada com um sonho, pode dar a sensação que você se moveu ou caiu. Quando ela parece parte de um sonho, isso é chamado de incorporação, e mostra a fantástica capacidade de improvisação de nossa mente, explica o neurocientista Tom Stafford, da Universidade de Sheffield, do Reino Unido.

O susto pode afetar a saúde do coração? O susto por si só, não. Em toda situação de stress, e o susto é uma delas, liberamos no organismo várias substâncias estimulantes que levam ao aumento transitório da frequência cardíaca e da pressão arterial.

Como já abordado acima, o estresse influencia negativamente para sonhar que está caindo e acordar. Esse estímulo acaba por “excitar” o cérebro, fazendo com que este interfira nas conexões que ajudam no sono. Graças a isso, as primeiras fases do sono acabam influenciadas pela descompensação entre a mente e o corpo.

Sabe aquela sensação de estar caindo, logo quando você está pegando no sono, que o faz despertar subitamente? Esse fenômeno é conhecido como espasmo hípnico, e por enquanto, só existem teorias para o explicar. O espasmo hípnico é um espasmo ou contração involuntária dos músculos, que desperta violentamente uma pessoa.

O bebê nasce com vários reflexos e são eles que causam os sustos durante o sono do Bebê, o mais conhecido e que mais atrapalha é o Reflexo de Moro, por um lado é bom porque mostram que o sistema neurológico do Bebê está em desenvolvimento, por outro esses pequenos sustos acabam atrapalhando o sono do Bebê.

Os recém-nascidos ainda não brincam, mas gostam de explorar o mundo com seus olhos, ouvidos e corpos. Aproveite o momento para conversar com o seu bebê, quando ele estiver alerta. Seu bebê já conhece sua voz desde seu período no útero, então ouvir as vozes do seu pai e da sua mãe será reconfortante para ele.

O exame para verificar o reflexo de moro
O teste consiste em simular uma suave queda para dar um leve susto no bebê e esperar sua reação instintiva. “No exame, o pediatra deve segurá-lo com as duas mãos, colocando uma nas costas e outra apoiando seu pescoço e cabeça.

Fatores que podem causar terror noturno
Ansiedade; Consumo de álcool; Doença febril; Uso de medicamentos.

Esta ocorrência é denominada “terror noturno”, um distúrbio do sono caracterizado, como éramos testemunhas, por gritos acompanhados do semblante de terror como se a pessoa estivesse vendo algo terrível, como era o caso de meu irmão.

Conceito de Terror Noturno. O terror noturno – muito confundido com o sonambulismo – é considerado uma parassonia, ou seja, um distúrbio do sono em que a criança tem diversos episódios de inquietude durante o sono, se contorcendo, gritando e chorando incontrolavelmente, e não se lembrando do ocorrido no dia seguinte.

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos.

A isso chamamos Sonhos Lúcidos e é um pouco do que vamos ver a seguir. Os sonhos lúcidos envolvem um estado de consciência no qual a pessoa não está nem totalmente desperta, nem em sono profundo e sim em algum lugar no meio do caminho.