Por que a gastrite causa dor nas costas?

Perguntado por: hpeixoto . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

No entanto, se a doença tiver evoluído e o paciente desenvolver uma úlcera gástrica, essa lesão pode gerar dores que refletem na região dorsal das costas.

(DRGE), causada pelo vazamento de ácido gástrico para o esôfago, pode causar uma sensação de queimação ou constrição sob o esterno, o que pode se assemelhar à dor causada por uma doença cardíaca. Espasmos do esôfago. A causa desse distúrbio é desconhecida.

Ocasionalmente, o desconforto da úlcera gástrica localiza-se logo abaixo das costelas, à direita ou à esquerda, na região chamada hipocôndrio. Em alguns pacientes, a dor pode irradiar para as costas. Todavia, dor isoladamente nas costas não costuma ser uma apresentação típica das úlceras no estômago.

Diferentes problemas de estômago podem causar dor na barriga e nas costas. Sim, mesmo o problema sendo na cavidade abdominal, você pode senti-lo em outro lugar, no caso, nas costas. Apesar disso, a dor é semelhante, mas não igual à do abdômen, podendo ser sentida como dormência, formigamento ou fraqueza.

Dor no meio do tórax e nas costas
Deve-se estar atento a outros sintomas que podem estar presentes como náusea, vômito, suor frio, tontura ou desmaio. E, nestes casos, deve-se buscar ajuda médica de emergência.

Esses são os famosos remédios que terminam com "azol": omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, esomeprazol etc. Eles atuam bloqueando a secreção de ácido gástrico.

Gengibre. O gengibre é uma raiz com propriedades anti-inflamatórias e que pode ajudar diretamente na redução dos problemas associados à gastrite nervosa. Recomenda-se consumir o mesmo em forma de chá, adicionando fatias em água fervente. Mastigar pequenos pedaços de gengibre fresco também é uma ótima opção.

A água é sempre uma grande aliada quando se trata de saúde, e você pode aliviar os sintomas da gastrite mantendo o seu organismo sempre muito bem hidratado. Além disso, quando você estiver sentindo os desconfortos que essa inflamação provoca, pode recorrer também à água para sentir um alívio momentâneo dos sintomas.

A gastrite não causa dor nas costas.
No entanto, se a doença tiver evoluído e o paciente desenvolver uma úlcera gástrica, essa lesão pode gerar dores que refletem na região dorsal das costas.

Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça. Outras ações estão ligadas aos hábitos e à rotina da pessoa.

Opções de remédio para refluxo

  1. Antiácidos. Neutralizam a acidez do estômago e aliviam a sensação de queimação, azia e dor. ...
  2. Bloqueadores de histamina (H2) A histamina é a substância que induz a liberação de ácido gástrico. ...
  3. Inibidores da bomba de prótons (IBP) ...
  4. Antiespasmódicos.

No caso da gastrite crônica, é importante observar se há sinais de atrofia (quando a mucosa se degenera). “Essa atrofia pode estar associada com focos de metaplasia intestinal, uma alteração da mucosa do estômago que pode preceder o surgimento de um câncer”, alertou o gastroenterologista.

Entre os sintomas de úlcera, podemos destacar:

  • dor de estômago que parece como uma queimação na boca do estômago e fica pior quando o paciente não se alimenta;
  • vômitos e náusea;
  • vômito com presença de sangue;
  • fezes avermelhadas devido à presença de sangue.

A gastrite é a doença mais comum do aparelho digestivo seguida da úlcera péptica. A diferença entre das duas, está na intensidade dos sintomas como dor e azia, já que a úlcera é uma patologia de maior gravidade por danificar em maior grau a mucosa gástrica.

Dor ou desconforto, como uma queimação na parte superior do abdômen; Sensação de inchaço na barriga; Rápida saciedade da fome, normalmente depois de comer uma pequena quantidade comida.

Pode ocorrer inchaço no estômago, formação de gases, eructações frequentes e soluços. Por conta dessas complicações alimentares, ocorre uma perda de peso expressiva, junto à fraqueza, dor de cabeça e até mesmo sangramentos estomacais, fezes escurecidas, sangue no vômito e secreção parecida com borra de café.

Dor na Parte de Cima das Costas (Cervical): mais frequentemente associadas à má postura, tensão muscular, estresse e torcicolo. Dor no Meio das Costas (Torácica): podem estar relacionadas com complicações nos órgãos dessa região, como pulmão e coração.