Por que a fossa explodiu?

Perguntado por: mfarias . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Embora não seja tão comum na atualidade, as fossas sépticas são grandes reservatórios de matéria orgânica em decomposição. Fezes e urina se juntam e geram uma série de cases, como o metano, por exemplo. Qualquer fagulha pode fazer com que a fossa exploda.

Esse tipo de produto biológico é fundamental para fortalecer a ação das bactérias no interior da fossa, potencializando seu trabalho de decomposição dos dejetos orgânicos.

Qual o tempo normal para uma fossa encher? Uma fossa séptica dura muito tempo com a manutenção adequada. O ideal é realizar essa manutenção de limpeza e desentupimento pelo menos uma vez no ano. Mas existem sim casos em que esse prazo se encurta para 6 em 6 meses.

Em caso de dúvida, lembre-se desta regra prática: se não for água, dejetos humanos ou papel higiênico, não deve ir para sua fossa séptica.

Alguns proprietários de fossa esvaziam elas uma vez por ano enquanto outros permanecem de 5 a 10 anos sem esvaziá-la. Como regra geral, você precisa bombear sua fossa a cada três a cinco anos.

Os detritos que chegam lá são o alimento de tais bactérias que os decompõem e transformam para que não prejudiquem a natureza. Desse modo, a bactéria para fossa “quebra” os resíduos que estão nesse receptáculo, os transformando em gases e líquidos, ajudando a deixar a água mais limpa para voltar ao meio ambiente.

Escoar a água das pias diretamente na fossa séptica pode fazer com que microrganismos importantes na decomposição de desejos sejam comprometidos por algum dos produtos de limpeza que usamos, como sabão, detergente e sabonetes.

A Lei n 579/2016, Art 24 do Novo Código de Posturas do Município proíbe a construção de Fossas Sépticas e Sumidouros em passeios públicos. A construção, além de ser ilegal, pode ocasionar acidentes fatais com pessoas e/ou animais.

A cal é usada para uma solução cáustica que irá dissolver e eliminar a sujeira encontrada nos compartimentos da Fossa Séptica, Poço e Sumidouro. A mistura é feita com a diluição de 1 quilo de cal virgem, para cada 20 litros de água.

Para espaços onde o solo é muito pouco permeável, uma opção é o lançamento do esgoto pré-tratado (ou não, em certas situações) em uma espécie de cova, repleto de seixos de pedra, isso auxilia num processo mais gradual da absorção do esgoto pelas porções de terra que estão ao redor da massa de pedras, enquanto a parte ...

A solução para os casos em que a fossa enche de água quando chove dependem do que está causando o problema. Se existe uma rede pluvial que passa pela sua fossa, você pode aumentar o diâmetro do encanamento da fossa. Dessa maneira, ela suportará o volume de água que a chuva traz, sendo capaz de escoar sem encher.

Se a sua fossa já estiver cheia ou prestes a vazar, ela pode exalar um odor desagradável que poderá ser sentido ao entorno dela, em alguns casos o odor flutua como brisa, levando o mau cheiro para dentro de casa ou estabelecimento comercial.

Para uma fossa circular
Nesse sentido, para a largura interna, a medição mínima é de 80 centímetros, para o diâmetro se indica o valor de 1,10 metros. Quando falamos sobre a relação entre o comprimento e a largura, o tamanho mínimo é de 2:1 e o máximo é de 4:1.

Distância recomendada. A construção da fossa seca consiste numa escavação circular ou retangular, com mais ou menos um metro de diâmetro ou de lado e profundidade de aproximadamente dois metros.

A falta de higienização da fossa também leva a uma sobrecarga no sistema de esgoto. Pode haver entupimento nos canos, já que os efluentes não escoam corretamente. E sempre existe o risco de o vaso sanitário “devolver” o material após a descarga. Ninguém merece um banheiro alagado, ainda mais com água de privada.

E a questão é que o papel higiênico pode entupir as fossas, prejudicando o processo. Já para quem tem rede coletora de esgoto, jogar papel na privada só está liberado em prédios, que têm mais pressão da água para empurrar o papel por aí. Se você mora em casa precisa conhecer bem o encanamento.

Assim, se houver o descarte de papel higiênico usado na fossa séptica diminuirá sua vida útil podendo causar um possível entupimento da fossa gerando um grande transtorno para desentupi-la e o efluente pode acabar retornando para a residência.

Esgotamento de fossa: preço
Atualmente, o preço médio varia entre R$ 200,00 e R$ 270,00 por m3 .