Por que a fórmula de Bhaskara não é de Bhaskara?

Perguntado por: lescobar . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Na verdade, esse grande matemático Indiano nunca a criou, uma vez que não se utilizavam fórmulas em sua época . A Fórmula resolutiva da equação quadrática se estabeleceu com o nome de Fórmula de Bháskara por um erro histórico, o qual vem se perpetuando até os dias de hoje (para se aprofundar neste tema clique aqui).

A fórmula de Bhaskara é um cálculo matemático para determinar as raízes de uma função de segundo grau por meio de seus coeficientes. Esse coeficiente que multiplica a variável desconhecida (x) das equações. A termologia da fórmula é uma homenagem ao seu criador, o professor e astrólogo indiano Bhaskara Akaria.

Na prática é com a bhaskara e o uso da trigonometria que muitos campos de estudo e aplicação no nosso mundo moderno são possíveis, incluindo: computação gráfica, desenvolvimento de jogos, eletrônica, sistemas de navegação, teoria musical, acústica, estatística, equipamentos médicos, economia e por aí vai.

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.

Bhaskara escreveu três obras fundamentais: “Lilavati”, “Bijaganita” e "Siddhantasiromani". A primeira trata de questões ligadas à aritmética, ao passo que a segunda obra refere-se à álgebra, problemas de equações lineares e quadráticas, progressões aritméticas e geométricas.

Babilônios e egípcios utilizavam-se de textos e símbolos como ferramenta auxiliar na resolução. Os gregos conseguiam concluir suas resoluções realizando associações com a geometria, pois eles possuíam uma forma geométrica para solucionar problemas ligados a equações do 2º grau.

Os povos da babilônia, aproximadamente 1700 a.C., apresentavam a equação em uma tábua de argila e sua resolução era dada na forma de palavras, como uma “receita matemática”. De acordo com Boyer (1974), os babilônios foram os primeiros a resolver equações quadráticas, por volta de 4000 anos a.C..

III – A raiz quadrada de 0 é igual a 0.

Note que o coeficiente “a” é o número real que multiplica x2. Para o uso da fórmula de Bháskara, isso sempre será verdadeiro. Além disso, o coeficiente “b” é o número real que multiplica x, e o coeficiente “c” é a parcela fixa que aparece na equação, ou seja, que não multiplica a incógnita.

A função do 2º grau está presente em inúmeras situações cotidianas, na Física ela possui um papel importante na análise dos movimentos uniformemente variados (MUV), pois em razão da aceleração, os corpos variam a velocidade e o espaço em função do tempo.

Conheça a história de 5 gênios da matemática

  • Tales. Data e local de nascimento: 623 antes de Cristo, em Mileto (na região da atual Turquia) ...
  • Pitágoras. Data e local de nascimento: 571 antes de Cristo, em Samos (Grécia) ...
  • Euclides. Data e local de nascimento: 330 antes de Cristo, em Alexandria (Egito) ...
  • Arquimedes. ...
  • René Descartes.

Para os egípcios, a principal operação matemática era soma, da qual derivavam todas as outras operações com números inteiros. Para multiplicar, por exemplo, 2*4, os egípcios somavam 2+2+2+2. Ainda não dispunham de técnicas que lhes permitisse pensar na multiplicação e na divisão como operações independentes da soma.

O discriminante possuindo valor menor que zero, indica que a equação não possui raízes reais. Nas situações em que o discriminante assume valor igual a zero, a equação possui apenas uma raiz real.

Quando o valor de delta é negativo, significa que não existem raízes reais para a equação do 2° grau. Observe que na fórmula de Bhaskara delta aparece sob um radical, , e como não existe raiz quadrada de um número negativo dentro do conjunto dos reais, não existem também soluções reais para a equação.

O que determina a concavidade da parábola é o coeficiente a da função de segundo grau – f(x) = ax2 + bx + c. A parábola tem a concavidade voltada para cima quando o coeficiente é positivo, ou seja, a > 0. Caso seja negativo (a < 0), a concavidade fica voltada para baixo.

A raiz quadrada de 32 é 5,65685424949238. O número 32 é o resultado da multiplicação de um número por si mesmo, e isso faz com que seja um número quadrático. Como tal, a única maneira de encontrar a raiz quadrada deste número é multiplicar um número pelo seu próprio resultado para obter o produto igual a 32.

A maioria dos matemáticos considera a identidade de Euler a equação mais bonita da matemática: e^ (i*pi)+1 = 0.

Christoff Rudolff

É uma criação do alemão Christoff Rudolff, em seu livro Die Coss, de 1525. Acredita-se que o símbolo seja inspirado na letra “r”, que representava a raiz quadrada antes de o ícone atualmente aceito ser criado – a escolha pela letra viria do latim radix (raiz).

O indiano Bhaskara Akaria, também conhecido como Bhaskara II, foi um importante matemático, astrólogo, astrônomo e professor. Sua vocação para as ciências exatas lhe rendeu o posto de diretor do observatório astronômico de Ujjain, local de grande importância nos estudos matemáticos e astronômicos na Índia.

Al-Khwarizmi

No século IX, Al-Khwarizmi deu início à chamada álgebra geométrica com um método que comprova geometricamente que um número positivo é raiz de uma equação do segundo grau.

O primeiro registro conhecido da resolução de problemas envolvendo a equação do 2° grau data de 1700 a.C. aproximadamente, feito numa tábua de argila através de palavras. A solução era apresentada como uma receita matemática e fornecia somente uma raiz positiva.