Por que a filosofia é um saber aberto é a priori?

Perguntado por: lpilar . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Não podemos decidir se é tudo relativo ou se a vida faz sentido recolhendo informação do mundo. É por isso que dizemos que a filosofia é um estudo a priori.

Crítico – questionador
Isso porque a filosofia se mantém fazendo perguntas sobre o mundo. Assim, todas as informações passam por profundas análises e reflexões.

Conhecimento “a posteriori”, então, é sinônimo de conhecimento empírico. Conhecimento “a priori” é, por definição, aquele que não é conhecimento “a posteriori”. É dizer: é aquele cuja verdade ou falsidade não pode ser suficientemente fundada na experiência.

A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.

A filosofia nasceu com o objetivo de desenvolver uma consciência crítica sobre o mundo, encontrando respostas não mais baseadas na crença e na autoridade.

conhecimento a priori: aquele que não depende da experiência; conhecimento a posteriori: aquele que depende da experiência.

1. Sem ter em conta os precedentes ou a experiência. 2. Por hipótese ou por dedução.

Locução adverbial:
Em outras palavras, a priori se refere a um conhecimento provisório e intuitivo, ou seja, que ainda não possui uma certeza. Sendo assim, o seu uso correto seria: “As conclusões, a priori, foram tiradas antes de analisar a fundo a realidade brasileira.”

Os principais temas abordados pela filosofia são: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, a linguagem, etc. O filósofo é considerado um sábio, sendo aquele que reflete sobre essas questões e busca o conhecimento através da filosofia.

O QUÊ É FILOSOFIA? A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.

Compreender-Refletir o Mundo
Para ela, não há campo da humanidade que não possa passar por seu crivo crítico. Assim, seu papel na atualidade é, também, pensar âmbitos como a sociedade, a política, as relações com a técnica e a ciência, a religião, a arte, a educação e a história.

As formas a priori do entendimento são divididas em categorias que ficam a cargo de pensar os fenômenos. Existem doze tipos de formas a priori do entendimento e são organizadas em quatro categorias: quantidade, qualidade, relação e modalidade.

Retornando às proposições a priori, elas podem ser classificadas em dois tipos: as analíticas e as sintéticas.

A forma a priori é uma condição sem a qual a experiência não existiria, é a condição que torna a experiência possível. ESPAÇO e TEMPO são as formas a priori de sensibilidade, por meio das quais percebemos a realidade. Ou seja, o próprio sujeito coloca a experiência dentro de um espaço em um determinado tempo.

Ela coloca em prática a dúvida sistemática, por meio do questionamento e autoquestionamento, possibilita a construção do diálogo e a investigação científica, pois estimula a curiosidade e a descoberta de novas ideias, e estimula as habilidades do futuro, como o pensamento crítico (que a partir da dúvida permite ...

A Filosofia é a ciência que estuda as questões fundamentais sobre a existência, o conhecimento, valores, a razão e as mais diversas linguagens humanas. É uma ciência que se empenha em explicar o ser humano e suas obras a partir de aspectos culturais e intelectuais que o rodeiam.

Filosofar nos permite ampliar e aprofundar o nosso olhar, os nossos valores e os princípios que nos guiam em nossa jornada pessoal de autoconhecimento e autorrealização. Assim, saiba que quando você estiver interagindo com as pessoas, poderá aplicar a filosofia em vários momentos.

Resposta verificada por especialistas
Bom, segundo o autor do texto a filosofia é a ciência mais completa pelo fato de que ela consegue abranger todos os âmbitos do conhecimento/estudo humano, como a política, a sociologia, a literatura, as artes e derivados. Espero ter ajudado!