Por que a figueira foi amaldiçoada?

Perguntado por: varruda . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

A figueira descrita nesse relato tinha a aparência de ser uma árvore fértil, mas não tinha produzido nenhum fruto. Uma das razões pelas quais o Salvador pode ter amaldiçoado a figueira foi para ensinar Seus discípulos a respeito dos corruptos líderes religiosos judeus.

Lições práticas acerca da figueira. A passagem bíblica da figueira infrutífera ressalta a importância de darmos frutos e que a ausência deles nos traz reprovação. Por isso, devemos estar preparados, sempre produzindo, porque o Senhor a qualquer instante pode requerê-los.

Apesar dessa narrativa ter acontecido no mês de março (época da páscoa judaica) e a época de as figueiras darem frutos era somente em junho, figueiras que tinham folhas nessa época indicavam frutos fora de época, o que era uma bênção. Isso significa que as folhas aparentes na figueira indicavam que ali haveriam frutos.

Estar debaixo da figueira significa que Natanael era um israelita justo que aguardava o Messias. A tradição diz que debaixo da figueira é um lugar ideal para a leitura e a meditação da palavra de Deus.

Pelas suas proporções, a figueira é uma espécie indicada para plantio em áreas de preservação permanente e em paisagismo de grandes espaços. Esta espécie tem grande importância na preservação por fornecer alimentos a aves, morcegos e outros animais dispersores de sementes.

A explicação é que a figueira não floresce como as demais árvores frutíferas, mangueiras e macieiras, por exemplo. As flores da figueira são invertidas. Isso quer dizer que essas flores se abrem dentro de um receptáculo em formato de pêra, que amadurece e se transforma no figo propriamente dito.

Por ser uma árvore nativa, ela interage em harmonia com a flora e a fauna local: hospeda diversas plantas epífitas como orquídeas e bromélias e o fruto é apreciado e comestível pela avifauna e pequenos animais silvestres.

figo

A muda de figueira é uma árvore exótica oriunda do Oriente Médio. Essa árvore frutífera se popularizou no território nacional por se adaptar facilmente ao clima brasileiro tendo preferência por climas mais amenos, também produz o figo, fruto muito apreciado na culinária brasileira.

É por conta disso que a folha da “Figueira” também passou a ser usada na Arte para cobrir os órgãos genitais, sendo considerada um Símbolo de Castidade. É igualmente nessa primeira grande parte da Bíblia Cristã que a “Figueira” representa Prosperidade e Segurança. Para o Budismo a “Figueira” é uma Árvore Sagrada.

nome feminino
Árvore da família das moráceas cujo fruto (figo) é comestível. Origem etimológica:figo + -eira. Colectivo:figueiral, figueiredo.

Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Portanto, gerar ou produzir bons frutos é nossa obrigação como Cristãos.

Ficus sycomorus, também chamada figueira dos faraós, é uma árvore de grande porte e fornecedora de boa madeira, originária do sul da África, muito comum no vale do Nilo. Os antigos egípcios a usaram na construção de sarcófagos para confinamento de múmias.

O período de safra do figo costuma ir de janeiro a abril, sendo uma das frutas mais exportadas do país. É possível ter frutos da figueira uma a duas vezes por ano, conforme a sua variedade.

- Era comum entre os judeus que figueiras fossem plantadas em vinhas. Isso também significa que quando plantadas nas vinhas, as figueiras recebiam cuidados especiais. - Jesus também nos informa que o homem havia procurado por frutos na figueira durante três anos, e nada tinha encontrado.

Natanael

Consta que Jesus viu Natanael vir ter com ele, e afirmou “Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo”. Natanael perguntou de onde Jesus o conhecia, e o próprio Jesus disse que antes que Filipe o trouxesse, Jesus o viu, estando ele (Natanael) debaixo da figueira.

Antes que Zaqueu quisesse ver Jesus, Ele já tinha enxergado o coração desse homem há muito tempo. Por isso, que assim que o avista diz: “Desce dessa árvore! Porque, hoje, eu quero estar na sua casa”. A resposta de Jesus a Zaqueu é a resposta d'Ele a cada um de nós.

Teve, então, a idéia de subir numa árvore para matar a sua curiosidade. Quando o viu, Jesus lhe disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria.

O vocábulo latino ficaria, em referência à árvore, deu origem tanto ao português Figueira quanto ao espanhol Higuera, além de variações como Figueiroa, Figueiral, entre muitas outras (ver sobrenome Figueiredo).