Por que a fé pode curar?

Perguntado por: oresende . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

A fé é um fenômeno que libera defesas naturais do organismo, prepara o corpo e a alma a lidarem melhor com a dor e os percalços do tratamento. Seja qual for a forma de manifestação dessa confiança absoluta, ela impede a pessoa de se entregar ao problema, motivando a busca da cura”, diz.

A ciência biológica nos diz que a fé é o resultado da interconexão de diversas regiões cerebrais. Foi demonstrado que orações repetidas diminuem os batimentos cardíacos e o ritmo da respiração, baixam a pressão sanguínea e reduzem a velocidade das ondas cerebrais.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a fé tem impactos positivos diretos na saúde física, emocional e psicológica das pessoas. Ou seja, ter uma crença forte em algo maior, pode diminuir os riscos de doenças diversas, como insuficiência renal, acidente vascular cerebral, cardiovasculares e respiratórias.

A verdade é esta: onde não há fé, não há milagres; onde não há fé, não se alcança graça; onde não há fé, não se alcança intimidade e proximidade com o Senhor. Porque a nossa relação com o Senhor acontece na fé, por isso, precisamos cuidar para sermos homens e mulheres de fé.

Jesus conferiu a Seus Apóstolos o poder de “curar toda a enfermidade e todo o mal” (Mateus 10:1; ver também Marcos 3:15; Lucas 9:1-2). Assim, eles saíram “anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte” (Lucas 9:6; ver também Marcos 6:13; Atos 5:16).

Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. Portanto, se realmente temos fé, devemos exercer nossa função de produzir boas obras.

De acordo com trabalhos neurocientíficos, a prática da oração e da meditação ativam a região do cérebro que está relacionado à emoção, em especial o lobo frontal e o sistema límbico. Essas áreas são responsáveis pelas funções cognitivas e comportamentais, respectivamente.

“Ora, a é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.” “Porque andamos por , e não por vista.” “Esta é a palavra da , que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares o Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.”

Ao orar ou rezar como alguns falam, ficamos mais relaxados e usamos mais nosso instinto, a atividade cerebral é boa parte silenciosa principalmente no córtex cerebral e no lobo frontal, onde estão concentrados as noções de futuro e as percepções sobre nós mesmos e aparentemente rezar ou orar é uma das melhores maneiras ...

A fé, no sentido antropológico do termo, portanto como fé humana, é, segundo ele, uma relação com o fim visado e que dinamiza todo o processo de ir em direção a ele. Seria a determinação que dá toda energia ao agir. Mas ela não substitui a consideração específica dos meios.

A fé te dá paz em meio ao caos. A fé não é a certeza da ausência de problemas. Nós cremos em Deus, mas isso não nos isenta de passarmos momentos difíceis, constrangedores e por limitações. Não é o fato de acreditarmos em Deus que nos deixará isento de dificuldades, problemas, enfermidades.

Então, aprendemos que, viver pela fé é andar na direção do Senhor, ouvindo a Sua voz, obedecendo a Sua vontade e crendo que Ele vai nos abençoar. A fé nos leva a ouvir a voz do Senhor, a Palavra de Deus e obedecê-la. Quando exercitamos (praticamos) a fé em nossas vidas, agradamos ao nosso Deus.

Isaías 40:31. Assim como Davi, o profeta Isaías também destacou a importância de se manter firme na fé e esperar no Senhor, principalmente quando algo não vai bem: “mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.”

Os milagres são realizados por poder divino, por Aquele que tem “poder para salvar”. Os milagres são uma extensão do plano eterno de Deus; são um socorro enviado do céu para a Terra.

Em Superação - O Milagre da Fé, John Smith, um menino de 14 anos, passeava com a família em uma manhã de inverno no Lago St Louis, no Missouri, quando, acidentalmente, sofreu uma queda e se afogou.

O limite de Moisés era o mar, Deus abriu. O limite de Abraão era a morte de Isaque, Deus proveu o Cordeiro. O limite de Ana era a vergonha da esterilidade, Deus lhe deu um filho.

Salmo 30

Vivemos tempos difíceis, em que precisamos fortalecer o espírito para o corpo se manter de pé, e o Salmo 30 é a súplica ao Senhor para cura de enfermidades: “Senhor, meu Deus, clamei a ti e tu me saraste.” (v.