Por que a Europa importa energia?

Perguntado por: aornelas9 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Energia limpa é essencial para diversificar matriz energética e diminuir risco de desabastecimento. Em 2021, os países da União Europeia importaram cerca de 155 bilhões de metros cúbicos de gás natural da Rússia, o que supriu 40% do consumo total de gás da Europa.

Mais de metade da energia da União Europeia é importada — sobretudo combustíveis fósseis como o petróleo e o gás natural, que fornecem a maior parte da energia que utilizamos. A energia nuclear representa outros 13 % e as energias renováveis representam mais de 15 %.

A Rússia é hoje o maior exportador mundial de petróleo, representando cerca de 8% do mercado global. Para a Europa, o país fornece 45% do seu gás natural, 45% do seu carvão e 25% do seu petróleo. Petróleo e gás representaram quase metade das exportações totais de bens da Rússia em 2021.

As fontes de energia são extremamente importantes nas atividades humanas, pois originam combustíveis e eletricidade que servem para iluminar, movimentar máquinas, caminhões entre outras aplicações.

O rápido esgotamento das fontes de energia, principalmente de energia fóssil, o aumento do consumo de combustíveis, a contaminação do meio ambiente, são alguns motivos que levam a humanidade a buscar opções de energia mais abundantes e menos poluentes chamadas de energias alternativas ou renováveis.

carvão mineral

O carvão mineral é, de longe, a principal fonte de produção de energia elétrica no mundo.

A geração de energia elétrica no mundo é baseada, principalmente, em combustíveis fósseis como carvão, óleo e gás natural, em termelétricas.

A geração de energia a carvão aumentou quase 15% entre março e setembro deste ano em comparação com o mesmo período de 2021, segundo o ICIS. Mas a crise energética concentrou as mentes em todo o bloco.

Em contrapartida, usinas a carvão e de energia nuclear, perderam respectivamente 20% e 10% de sua produção no território europeu. Por ora, apenas o gás natural continua sendo popular no continente por conta do seu preço baixo, com queda de 4% em 2020.

No início de 1882, Edison abriu a primeira estação de geração de eletricidade movida a vapor do mundo em Holborn Viaduct, em Londres, onde ele havia firmado um contrato com a City Corporation por um período de três meses para fornecer iluminação pública.

Explique por que a Europa tem investido na geração de energias renováveis. Resposta: produção de eletricidade por meio das energias renováveis cresce a passos largos em todo o mundo, pois são fontes mais seguras, sustentáveis e competitivas.

Se por um lado o continente europeu é o maior importador de gás natural, a Rússia é a maior exportadora. O país detém a maior reserva natural do combustível fóssil no mundo, com cerca de 25% do recurso existente na Terra.

A Europa corre o risco de ter falta de gás no inverno de 2023-2024, alertou esta quinta-feira a Agência Internacional de Energia (AIE), que apelou aos governos para "agirem imediatamente" e reduzirem a procura.

O aprovisionamento de gás da UE
Em 2021, a UE importou 83 % do gás natural que consumiu. Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, as importações de gás da Rússia para a UE diminuíram significativamente.

A energia elétrica é um bem de consumo cuja importância vem crescendo no decorrer das últimas décadas de maneira acelerada, devido ao seu papel como insumo básico nos processos de produção industrial assim como no setor de prestação de serviços e comércio em geral, além do conforto que proporciona aos domicílios da ...