Por que a Europa colonizou o mundo?

Perguntado por: vjaques . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

A primeira onda da expansão europeia estava explorando o mundo para encontrar novas receitas e perpetuando o feudalismo europeu. Considerando que a segunda onda se concentra no desenvolvimento do sistema capitalismo mercantil e a indústria de manufatura na Europa.

Definição. A colonização européia das Américas foi o processo pelo qual colonos europeus ocuparam a América do Norte, Central e Sul, e as ilhas do Caribe. Hoje, reconhece-se também seu papel na erradicação e substituição de práticas culturais de diversos grupos indígenas dessas regiões.

Existem 195 países oficiais atualmente, sendo 115 deles colonizados ou ocupados pelo Império Britânico ao longo da história. Ou seja, o Reino Unido colonizou 74% do planeta. A França, colonizou cerca de 27% do mundo, seguida de Portugal 26%, Espanha 22% e Países Baixos 14%.

“Já nas Américas, os interesses de Espanha e Portugal foram primeiro explorar diretamente as riquezas minerais; depois, as potencialidades agrícolas. Para isso, esses reinos ocuparam o continente e dizimaram a população nativa, implantando novas formas de organização social.

- Os europeus buscavam também novos negócios para aplicar os capitais excedentes da industrialização, que vinha se desenvolvendo na Europa desde meados do século XVIII (Revolução Industrial). - As potências europeias também buscavam novos territórios para explorar recursos minerais (matérias-primas) e naturais.

As principais justificativas da colonização foi para que os outros povos fossem mais civilizados, que evoluíssem a sua cultura e as suas tradições para algo mais "humano".

Pode dizer-se que a colonização recente do mundo iniciou-se com os descobrimentos e com a exploração das Ilhas Canárias pelos portugueses, no princípio do século XIV; a primeira ocupação violenta foi a conquista de Ceuta, também pelos portugueses, em 1415.

Eles foram escravizados, torturados e perderam suas terras. Só para você ter noção, existiam originalmente mais de 3 milhões de indígenas no Brasil, e agora existem aproximadamente 900.000, ou seja, mais de 2 milhões foram mortos. Por isso, temos que mudar. Não podemos esquecer nosso passado, para nunca o repetir.

O império colonial português foi o primeiro da história global, tendo perdurado quase seis séculos de existência. Iniciou com a Conquista de Ceuta em 1415 e terminou em 1999 com a devolução de Macau à China, tendo existido em 53 países diferentes.

As nações europeias argumentavam que levariam as benfeitorias da civilização ocidental: a modernidade tecnológica, o cristianismo e os conceitos de civilização que dariam fim à escravidão ainda existente em algumas partes da África.

As mercadorias obtidas no Oriente, sobretudo as especiarias, eram muito valorizadas, e, portanto, a sua obtenção trazia consigo enormes chances de lucro. Sendo assim, as grandes navegações foram realizadas de acordo com os interesses comerciais dos europeus.

Você sabia que a Inglaterra é a nação que mais invadiu países em toda a história do mundo? Uma pesquisa de 2012, publicada no site da Revista Mundo Estranho, mostra que os britânicos entraram em 171 dos 200 países reconhecidos pelas Nações Unidas.

Etiópia

Etiópia, o único país africano que nunca foi colonizado.

República de San Marino

Japão e China sempre surgem em pesquisas relacionadas ao tema por causa de sua vasta história ao longo do tempo, mas muitos estudiosos apontam a República de San Marino, na Europa, como a nação mais antiga.

O principal interesse dos países europeus em colonizar a África e Ásia eram a busca por matéria prima para funcionamento de suas industrias, já que nesse período - início do século XIX, a Europa estava na Segunda Revolução Industrial.

A chegada da época dos caminhos de ferro comprovou o avanço da Europa como forte líder mundial no domínio da tecnologia. A industrialização propagou-se, tornando as viagens de longo curso acessíveis a todas as classes sociais.