Por que a Estrela Polar não se move?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 2 de maio de 2023
3.9 / 5 5 votos

A Alpha Ursae Minoris é a Estrela do Norte no céu da era moderna. Ela não parece se mover porque está logo acima do eixo de rotação da Terra, mas se move lentamente pelo céu, ao longo de centenas de anos.

O que talvez você não saiba é que o movimento aparente das estrelas é causado principalmente pelo movimento do nosso próprio planeta! O jeito mais fácil de entender isso é pensarmos na nossa posição na superfície da Terra e imaginar que toda noite temos uma “janela” apontada para o espaço observando as estrelas.

Segundo o astrônomo Wailã de Souza Cruz, do Planetário do Rio de Janeiro, o Sol não faz parte de nenhuma constelação. Ele é uma estrela solitária, mas não fica o tempo todo sozinho: durante o ano, faz visitas a algumas constelações.

A estrela com maior movimento próprio é a estrela de Barnard. Ela se desloca no céu por um ângulo de 10" a cada ano. Somente algumas estrelas possuem movimentos próprios maiores do que 1" ao ano. Assim, a forma das constelações que as estrelas delineam no céu pouco se altera com o tempo.

Como as estrelas têm luz própria, elas piscam, e por isso, seu brilho é cintilante. Já os planetas apenas refletem a luz do Sol, sendo assim, seu brilho é fixo.

A Estrela Polar indica sempre a direcção do norte e só é visível no hemisfério Norte.

Aliás, esse brilho venusiano o faz ser confundido com uma estrela e muitos o chamam de Estrela D'Alva (aquela vista no alvorecer) ou Estrela Vésper (a primeira vista no período vespertino).

Astrônomos da Alemanha e da República Checa descobriram a campeã quando o assunto é velocidade: a estrela S4716, que orbita Sagitário A*, o buraco-negro localizado no centro da Via Láctea e atinge velocidades de 8 mil quilômetros por segundo, ou cerca de 30 milhões de quilômetros por hora.

As estrelas piscam no céu noturno por causa de turbulências ocorridas na atmosfera, de uma forma simplista a imagem de uma estrela é basicamente um ponto de luz no céu. Quando há um desequilíbrio na atmosfera (agitação), a luz da estrela recebe um desvio para vários rumos diferentes.

Estrelas ordinárias na galáxia possuem velocidades da ordem de 100 km/s, ao passo que as estrelas hipervelozes (especialmente aquelas próximas ao centro da galáxia, onde supõe-se que a maior parte das estrelas se origine), possuem velocidades da ordem de 1000 km/s.

Alfa Centauri

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

Sirius

Mas há astrônomos que descartam o Sol por considerarem apenas as estrelas observáveis à noite. Dessa forma, Sirius passa a ser a estrela mais brilhante. Sirius: A estrela Sirius é considerada, simultaneamente, a segunda estrela mais brilhante e a mais brilhante do céu noturno.

- Estrelas: são astros que possuem luz própria, formadas por gases (hélio e hidrogênio). O sol é uma estrela, considerada uma estrela de tamanho pequeno no universo, pois existem estrelas até mil vezes maior que ele, e também estrelas menores que são chamadas de estrelas anã.

Estrelas desse tipo normalmente são de cor branca ou amarelo-esbranquiçada. No entanto, sua tonalidade amarelada é muito fraca e, por isso, a maioria dos astrônomos verá Polaris como uma estrela branca e de brilho médio.

Naquela ocasião, o Pará era o primeiro Estado da Federação mais ao norte do Brasil, e também o maior território acima do paralelo do Equador. Assim, as estrelas estão dispostas no sentido de cima para baixo.