Por que a escola é um fato social?

Perguntado por: oantunes . Última atualização: 20 de maio de 2023
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A educação é um fato social. A educação, em si, é um fato social no sentido em que atua como processo da preparação cultural dos indivíduos para a vida em sociedade e no sentido de que está presente, de maneira hegemônica, no interior de uma sociedade e em todas as sociedades.

Fatos sociais são comportamentos simples do cotidiano, como tomar banho, pagar os impostos, ir a encontros sociais ou fazer compras. Todos sabemos que devemos tomar banho diariamente, a fim de conservamos nosso corpo limpo, evitar doenças e o mal cheiro.

Fatos sociais
No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.

Para Durkheim, a educação teria como função substancial transmitir o legado sociocultural de um determinado contexto, tendo como resultado um processo de socialização que possibilitaria a constituição do que ele denomina de “ser social”.

Fato social é um conceito sociológico desenvolvido por Émile Durkheim, um sociólogo, antropólogo e cientista político francês. De acordo com Durkheim, o fato social diz respeito aos modos de agir e interagir dos indivíduos de um determinado grupo ou sociedade em geral.

Devido à interação social e partilha de características, os principais grupos sociais são: familiar, vicinal (vizinhança), educativo (escolas; faculdades), religioso (igrejas e demais instituições religiosas), profissional (empresas; escritórios), lazer (clubes; associações) e político (organizações ou partidos ...

É CORRETO AFIRMAR QUE A ESCOLA CUMPRE UMA IMPORTANTE FUNÇÃO SOCIAL EM NOSSA VIDA ATUAL, POIS, POR MEIO DELA, PREPARAMO-NOS PARA A VIDA, PRODUZINDO NOSSAS SUBJETIVIDADES E IDENTIDADES. CARNEIRO (1998, P.

É correto afirmar que a escola cumpre uma importante função social em nossa vida atual, pois, por meio dela, preparamo-nos para a vida, produzindo nossas subjetividades e identidades. Carneiro (1998, p.

O fato social tem três características principais: generalidade, exterioridade e coercitividade.

Fato social normal e patológico
Os fatos sociais normais são comuns a maioria dos indivíduos; Fato social patológico: os fatos sociais patológicos são aqueles comportamentos que fogem das normas e do comportamento da maioria.

É fato social toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou, ainda, toda maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais (Durkheim, 2007, p. 13).

O fato social, portanto, é todo fenômeno social coercitivo, exterior aos sujeitos e que apresenta generalidade na sociedade. São essas as três características do fato social: exterioridade, generalidade e coercitividade.

Fatos sociais são normas produzidas pela coletividade que alteram o modo de agir e pensar dos indivíduos do grupo. Ação social é o motivo pelo qual um indivíduo altera seu comportamento, sua maneira de agir e pensar.

Em sua teoria, o sociólogo afirma que os fatos sociais são externos ao indivíduo e existem independente de nossa consciência sobre eles. Não são imutáveis, mas, para serem alterados, precisam de um grande esforço. O ser humano começa a ter contato com esses fatos desde seu nascimento e internaliza muitos deles.

Na concepção marxista a educação funciona como um processo por meio do qual provoca transformação radical da sociabilidade, supondo a promoção da liberdade verdadeira, desenvolvendo homens omnilateral, contrário ao capitalismo, que segundo Marx promovia a construção do homem unilateralizados.

Resposta: Trata-se de uma ferramenta capaz de promover ordem e a coesão social. Como instrumento de socialização a educação pode ser entendida como o conjunto de normas e regras morais passadas das gerações adultas para as gerações mais jovens, de modo a promover a manutenção da ordem social.

A escola é o segundo espaço a promover a socialização das crianças. O papel da educação é fundamental porque nesse ambiente ela será capaz de expandir a sua compreensão de mundo. A convivência com outros alunos, com as diferenças e limitações trazidas por cada um, vai ser de grande ajuda nesse processo.