Por que a equação patrimonial é importante para entender a situação patrimonial da empresa?

Perguntado por: isales . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

A equação patrimonial é importante para entender a situação do patrimônio da empresa. Uma organização é um organismo dinâmico, que passa por diversas movimentações e transformações. Desde a constituição da empresa, quando os sócios decidem fazer o investimento inicial, as operações financeiras começam a se movimentar.

A palavra “patrimônio” está relacionada a todos os bens e direitos de uma empresa, incluindo suas dívidas e obrigações. Já a contabilidade, é o estudo cuidadoso de tudo isso. Ou seja, a contabilidade patrimonial considera todos os ganhos e valores, mas também o que precisa ser debitado da conta.

Balanço Patrimonial é um relatório que demonstra de maneira clara e precisa a situação financeira de uma empresa. Para isso, são considerados todos os ativos e passivos de um negócio, ou seja, seus bens, dívidas e lucros.

Balanço patrimonial, ou balanço contábil, é uma demonstração contábil cujo principal objetivo é apresentar a situação contábil e financeira de uma empresa, dentro de um período específico.

A finalidade da Análise do Balanço é oferecer ao empresário um diagnóstico da situação econômico-financeira e a avaliação de empresas, utilizando relatórios extraídos da própria contabilidade, tais como o Balancete Patrimonial e a Demonstração de Resultados – DRE.

E a regra básica da contabilidade diz que deve haver uma igualdade entre esses três itens. Logo, a equação básica de todo balanço patrimonial é a seguinte: Ativo = Passivo + Patrimônio líquido.

O principal objetivo da contabilidade pública é o de proporcionar à administração informações atualizadas e exatas que possam ser expressas em termos monetários, sendo possível informar os reflexos das transações realizadas de modo a possibilitar as tomadas de decisões, para o cumprimento da legislação vigente, e ainda ...

O conceito de patrimônio, na cultura ocidental moderna, de modo geral, se refere a uma gama de coisas, bens de grande valor para pessoas, comunidades ou nações ou para todo o conjunto da humanidade.

Cuidar do patrimônio dá identidade à sua cidade, noção de pertencimento às pessoas, significado à vida dos moradores, mais união e força à cidade, gera trabalho e renda, proporciona qualidade de vida e educa.

Por meio do patrimônio histórico cultural podemos conhecer a história e tudo que a envolve. Por exemplo, a arte, as tradições, os saberes de determinado povo. Preservar e valorizar os elementos culturais de um povo é manter viva a sua identidade.

O Patrimônio é o objeto de estudo da Contabilidade. Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma pessoa ou a uma entidade. Abrange tudo aquilo que a pessoa tem (bens e direitos) e tudo aquilo que a pessoa deve (obrigações).

A avaliação patrimonial de empresas consiste em um levantamento de todos os registros econômicos e financeiros de uma instituição. Nesse sentido, o profissional responsável irá analisar os valores reais do negócio, tanto no que diz respeito às finanças, economia e contabilidade da empresa.

O valor de patrimônio de uma organização pode ser visualizado em seu balanço patrimonial anual, o resultado encontra-se ao calcular a diferença entre os bens ativos e passivos da mesma. Sendo assim, o valor patrimonial nada mais é do que o patrimônio líquido da empresa.

Você sabe o que são bens patrimoniais? Resumidamente, os bens patrimoniais são todos os itens de valor que uma organização possui. Entre esses itens podem ser considerados: maquinários, equipamentos, móveis, imóveis, dentre outros.