Por que a energia termelétrica é mais cara?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

“Estarmos submetidos a um preço internacional dos combustíveis, mesmo tendo produção local de gás. E há ainda o fator câmbio. Com o real tão desvalorizado frente ao dólar, tudo fica mais caro. Uma termelétrica tem custos fixos e variáveis.

Em suma, as usinas termelétricas oferecem a vantagem de fornecer energia rapidamente e em locais de difícil acesso, mas apresentam desvantagens significativas, como a poluição do ar, contribuição para o aquecimento global, custo mais elevado e dependência de recursos não renováveis.

Além de problemas ambientais, o maior acionamento de termelétricas fósseis pode causar elevação nas contas de luz, já que a operação desses empreendimentos é mais cara em relação a usinas renováveis.

Desvantagens das termoelétricas
A queima de combustíveis fósseis libera muito CO2 na atmosfera, o que contribui para o aumento do efeito estufa e, consequentemente, para o aquecimento global. Assim, a energia termelétrica é muito prejudicial para o meio ambiente.

Se comparada à hidrelétrica, por exemplo, a usina termoelétrica apresenta algumas vantagens: pode ser instalada próxima a centros urbanos, diminui as linhas de transmissões e desperdiça menos energia. Além disso, a construção de uma usina termoelétrica é mais rápida e supre a carência de energia mais rapidamente.

Em 2021, os maiores produtores de energia termelétrica no Brasil foram: Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, Amazonas e Santa Catarina.As usinas termelétricas foram responsáveis por quase 29% da energia elétrica gerada no ano de 2021 no Brasil, crescimento provocado pela Crise hídrica no Brasil em 2020–2021.

Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda

A maior usina termelétrica a carvão mineral do Brasil é o Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda em Santa Catarina e uma das maiores usinas termelétricas a gás natural do país é o Complexo Termelétrico Parnaíba, no Maranhão, com 1,4 GW de capacidade instalada.

Principais desvantagens:
- Como são usados combustíveis fósseis para queimar e gerar energia, há uma grande liberação de poluentes na atmosfera. Estes poluentes são responsáveis pela geração do efeito estufa e do aumento do aquecimento global. Portanto, este tipo de energia é altamente prejudicial ao meio ambiente.

As usinas termoelétricas poluem muito porque produz óxido de enxofre que reage com o oxigênio do ar formando ácido sulfuroso que por sua vez sofre oxidação formando o ácido sulfúrico que é o maior responsável pela produção d chuva ácida. A chuva ácida é arratada por muitos quilômetros indo poluir outros locais.

Usinas termelétricas produzem energia a partir da queima de carvão, óleo combustível e gás natural em uma caldeira, ou pela fissão de material radioativo (como o urânio). O calor gerado a partir destes elementos transforma em vapor a água presente em tubos localizados nas paredes da caldeira.

A maior usina solar térmica do mundo está localizada em Ivanpah que fica nos Estados Unidos em uma região desértica da Califórnia. Essa usina solar térmica tem a capacidade de geração de 392 MW de potência e é capaz de alimentar aproximadamente 140 mil casas.

Usina termoelétrica para tratamento do lixo tem custo de R$ 150 milhões.

A geração de termoeletricidade emite gases poluentes na atmosfera, além de envolver fontes não renováveis, como os combustíveis fósseis.

as usinas hidroelétricas usam como gerador de energia a água dos rios já a termelétricas utilizam o calor, através da queima de restos de madeira, gás natural, etc.

A principal vantagem é que as usinas térmicas podem ser construídas com maior rapidez e próximas às regiões de consumo, resultando assim economia no custo das linhas de transmissão. Outro ponto positivo é o uso do gás natural como alternativa menos poluente que os combustíveis derivados do petróleo e o carvão.

Trata-se de uma máquina de 27 toneladas, capaz de produzir 100 kW e alimentar 1200 lâmpadas a qual foi instalada em Holborn Viaduct Station, em Londres, no ano de 1882.

Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), até março de 2020, existiam 401 termelétricas, representadas, em sua maioria, pelas usinas a biomassa, que somam 286 empreendimentos.