Por que a eletricidade tem que ficar escondida nos fios?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Tenha cuidado em manter os fios de instalações e aparelhos eletrônicos isolados e bem escondidos. Qualquer fio exposto deve ser considerado um risco de choque elétrico. Quando notar um fio desencapado em qualquer equipamento, interrompa o seu uso imediatamente e leve-o para uma assistência técnica.

Resposta: Porque a borracha e o plástico (dependendo do qual plástico) não puxam a eletricidade, diferente de outros materiais. Por isso,os fios elétricos podem receber a umidade da chuva sem dar curto circuito.

Fios soltos e unidos apenas com fita isolante, aterramento realizado de forma incorreta, fios cruzando entre si e encostando nos canos. Comum em casas de pouco uso – como casas de campo ou praia – ou de construção precária, esse tipo de instalação é um grande risco para todos aqueles que precisam utilizar o chuveiro.

Ao tocar em dois pontos de um mesmo fio condutor, não há diferença de potencial entre as patas do pássaro, por isso, ele não é eletrocutado. Caso esse animal encoste em outro objeto próximo, como outro fio ou no poste, o resultado será o surgimento de uma descarga elétrica, que certamente o matará.

as patas dos pássaros possuem uma membrada dielétrica que os isola de descargas elétricas. a distância entre os pontos de apoio das patas dos pássaros é pequena e faz que a diferença de potencial seja praticamente nula.

O cobre, assim como outros metais, apresenta estados de oxidaçao. Ele passa , primeiramente ao estado de oxido cuproso e depois para oxido cuprico quando exposto ao ar (a cor passa de um vermelho salmao para um vermelho um pouco mais escuro).

Quando ligamos um fio metálico na tomada, os elétrons deste material começam a oscilar, cada um deles transmitindo seu movimento ao vizinho. Esse vaivém forma a onda que transporta metade da energia sob a forma de uma corrente elétrica.

O que diferencia cabos e fios elétricos
Nesse aspecto já temos uma diferença: o fio é feito por um único filamento, portanto, não pode ser dobrado. Por outro lado, o cabo é formado por muitos finos filamentos, garantindo mais flexibilidade ao material. Então: quantos mais fios dentro de um cabo, mais flexível ele será.

Alguns materiais que podem ser considerados dessa categoria são: silicone, vidro (cerâmicas), plástico (resinas), borracha e óleo. Esses isolantes de eletricidade possuem alta resistência ao fluxo de cargas e, por isso, são utilizados para fazer a cobertura de fios e cabos elétricos de cobre.

Plástico, madeira, vidro e borracha são bons isoladores eléctricos. É por isso que eles são usados para cobrir os materiais que transportam eletricidade. A cobertura de plástico que rodeia os fios é um isolante elétrico. Sua utilidade é evitar que o ser humano receba um choque elétrico.

A eletricidade tende a não percorrer no interior de materiais isolantes elétricos, isso porque, ao contrário dos condutores eles possuem poucos elétrons livres e estes resistem ao fluxo de corrente elétrica. A função do material isolante é fazer com que a eletricidade percorra, sem escapar para outros lugares.

O sistema de fiação subterrânea é composto por dutos embutidos separadamente no solo a uma profundidade mínima, dependendo do lugar, de cerca de 50 cm. As concessionárias de energia elétrica utilizam amplamente o duto de PEAD – Polietileno de alta densidade – nas instalações subterrâneas.

Algumas opções para esconder os fios na parede sem fazer grandes obras são: canaletas de PVC, eletrodutos, painéis, rodapé para fios ou organizadores.

Qualquer fio exposto deve ser considerado um risco de choque elétrico. Desligue a energia elétrica e providencie o isolamento ou troca dele imediatamente.

A eletricidade usada pelo nosso corpo é produzida a nível celular por meio de uma diferença na concentração de eletrólitos positivos e negativos: o sódio e o potássio, presentes no interior e no exterior das células em suas formas iônicas.

Aparentemente causa grande espanto quando analisado, pois quando um fio desencapado é tocado libera grande descarga elétrica. Com os pássaros é diferente. A distância entre as patas dos pássaros é bem curta, não é suficiente para gerar um potencial elétrico entre dois pontos (DDP).

Os pombos são verdadeiros dorminhocos, afirmou Rattenborg: "Em laboratório, eles dormem quase toda a noite e também tiram soneca na outra metade do dia." Se os pesquisadores os impedem de fazer a sesta, eles dormem mais intensamente na noite seguinte; assim como os humanos, essas aves precisam reabastecer as energias.

Por que realmente as andorinhas gritam quando pousadas nos fios elétricos? Nos fios tensos da pauta de metal, as andorinhas gritam por falta da clave de sol.

Muitas vezes o nosso corpo fica tão eletrizado (com acúmulo de elétrons) que acaba descarregando essa energia no primeiro objeto condutor (metal ou o corpo de outra pessoa, por exemplo) que aparece pela frente.

O fio Fase é justamente o fio energizado e que vai provocar o choque elétrico e, o outro, é o fio que vai receber a energia depois de ter feito o seu eletrodoméstico produzir trabalho, e vai conduzi-la em ultima análise a terra.