Por que a educação é um fenômeno é um processo social?

Perguntado por: lnobrega . Última atualização: 20 de maio de 2023
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A educação é um fenômeno social e universal, necessário para a existência e o funcionamento de toda a sociedade, que cuida da formação dos seus indivíduos, auxiliando-os no desenvolvimento de suas capacidades físicas e habilidades mentais. Não há sociedade sem prática educativa nem prática educativa sem sociedade.

A educação é essencial para a formação do cidadão e transformação da sociedade. Ela é a responsável pela multiplicação do conhecimento e pelo desenvolvimento de habilidades úteis para a atuação do indivíduo em sua comunidade.

A educação é um importante instrumento transformador, uma vez que sua função primordial é permitir a renovação da sociedade, assumindo um papel de movimento contínuo de mudanças na sua estrutura e consentindo uma reflexão sobre si mesma e consequente tomada de decisões importantes a respeito do seu futuro.

Processos sociais são as formas pelas quais os indivíduos se relacionam uns com os outros, ou seja, as formas de estabelecer as relações sociais.

Em síntese, é uma educação com a atenção voltada aos fenômenos sociais. Logo, é tarefa da educação social construir coletivamente respostas pedagógicas aos conflitos da vida humana em sociedade.

Fenômenos são modificações que ocorrem na matéria.
Assim, são exemplos de fenômenos: a transformação da água em estados físicos diferentes, a queima de um papel, o amadurecimento de um alimento, a demolição de um prédio, dentre outros.

Significado de Fenômeno
substantivo masculino Acontecimento passível de observação; manifestação, sinal, sintoma: fenômeno da natureza. [Filosofia] Tudo o que está sujeito à ação dos nossos sentidos, ou que nos impressiona de um modo qualquer (física, moralmente etc.).

Fenômeno é toda e qualquer transformação que ocorre com a matéria, pode ser classificado em físico ou químico. Fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas substâncias. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas.

A educação ajuda as pessoas a desenvolver habilidades, melhorar a sua condição social e ter acesso a redes que podem ajudá-las a terem mais conquistas sociais”, dizem os autores do estudo. De acordo com a pesquisa, as pessoas que estudam mais são mais felizes porque têm maior satisfação em diferentes esferas da vida.

A educação é permeada de expectativa, como uma forma para alavancar o crescimento econômico dos países e como a forma mais exata de ascensão social dos indivíduos. Portanto, a relação entre educação e economia se dá de forma harmônica e recíproca: quanto mais educação melhor será a economia.

É através da educação que mudaremos o mundo, uma vez que ela permite que o indivíduo se torna mais crítico, tenha mais oportunidade de emprego e melhoria na qualidade de vida. Mais do que isso, ela torna possível o nosso desenvolvimento social, econômico e cultural.

A interpretação da educação como reprodutora da sociedade implica entendê-la como um elemento da própria sociedade, determinada por seus condicionantes econômicos, sociais e políticos - por- tanto, a serviço dessa mesma sociedade e de seus condicionantes.

A função social da escola na formação do aluno enquanto cidadão é prepará-lo para a sociedade atual. Conectando o conhecimento com as vivências do aluno.

Em resumo, o modo como as pessoas se relacionam umas com as outras é o que constitui o processo social. Cabe dizer que é da natureza do ser humano se associar e se desassociar de acordo com os seus interesses, tendo em vista que cada pessoa é singular, tendo as suas próprias crenças, ideologias e valores.

Resposta verificada por especialistas. Associativos são: cooperação, acomodação e assimilação. Dissociativos são: Conflito, competição.

A construção social é um processo pelo qual as pessoas criam, compartilham e disseminam significados, valores e normas em sua sociedade. É uma forma de compreensão e interpretação do mundo que é moldada pelas relações sociais e pelo contexto cultural em que as pessoas vivem.

A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem.

Independentemente do enfoque que adotemos, a Educação Social estará determinada por duas características distintivas: seu âmbito social e seu caráter pedagógico.