Por que a educação é um direito social?

Perguntado por: vjaques . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
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O direito à educação previsto na Constituição Federal de 1.988, está ligado ao reconhecimento da dignidade da pessoa humana, bem como, seus objetivos: construção de uma sociedade livre, justa, solidária, erradicação da pobreza, da marginalidade e redução das desigualdades sociais.

O direito à educação é previsto no art. 205, CF, com a seguinte dimensão: “A educação e direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Trata-se de um direito fundamental, porque inclui um processo de desenvolvimento individual próprio à condição humana. Palavras-chave: Educação. Direito fundamental.

A educação em direitos humanos orienta a formação de sujeitos de direitos, afirma valores, contribui para a criação de uma consciência ética e cidadã. Uma cultura de direitos humanos significa respeitar as diferenças, lutar pela paz, pela tolerância e pela igualdade.

2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

No artigo 206 do texto constitucional, assenta-se que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III – pluralismo de ideias e de concepções ...

1988. Com o fim do período ditatorial, a nova Constituição emergiu em meio a uma ampla discussão sobre a necessidade de maior descentralização administrativa e garantia de direitos sociais. Por isso, a educação passou a ser enunciada como um direito de todos e dever do Estado.

O objetivo é apresentar suas características e princípios legais, que possam auxiliar os profissionais do direito, da educação e mantenedores educacionais para tomada de decisões tomarem ciência dos procedimentos perante os Conselhos Estaduais de Educação e no Conselho de Educação no Distrito Federal, de forma orientar ...

A Carta de 1988 determina que o direito à educação é não apenas a garantia do acesso e da permanência no ensino fundamental, mas também a garantia de padrão de qualidade como um dos princípios segundo o qual se estruturará o ensino (art.

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Art.

Art. 5o O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo.

Além de ser considerado ainda, fundamental o apoio entre Estado, Família e sociedade para a formação individual. No artigo 205 da Constituição, está previsto que a educação deve garantir o pleno desenvolvimento de cada indivíduo, preparando-o para o exercício da cidadania e qualificando-o para o mercado de trabalho.

É por meio da educação que os indivíduos se constituem como cidadãos e promovem o progresso e a transformação da sociedade, de modo a buscar sempre a melhor qualidade de vida para todos. Vale ressaltar que a educação não se faz sozinha.

Enquanto processo educativo, a educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo.

Além de ser um direito fundamental, a educação também impacta todas as demais áreas de atuação, afinal, é a partir dela que os indivíduos se desenvolvem como cidadãos e profissionais.

O conceito de educação diz respeito basicamente ao processo de ensinar e aprender. De forma ampla, podemos definir educação como o meio fundamental para que os hábitos, costumes, comportamentos e valores de uma sociedade sejam transferidos de geração em geração, de acordo com a evolução da coletividade como um todo.

O papel da educação é socializar os indivíduos e manter a sociedade suavizada e permanecer estável. Há seis funções manifestas de educação, como socialização, controle social, colocação social, transmissão da cultura, promoção da integração social e política e como agente de mudança.

Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

O direito à educação é um direito humano fundamental, reconhecido em convenções internacionais. Consiste no acesso ao ensino básico obrigatório e gratuito para todos os cidadãos , sem distinção de raça, sexo, credo ou classe social . Além disso, implica acesso equitativo ao ensino superior .

A violação aos Direitos Humanos no espaço escolar, como foi acima evidenciada, ocorrer de diversas formas, que vão desde a violência física até o descumprimento do papel da escola perante a sociedade, como também a desvalorização dos profissionais da educação, baixos salário para esses profissionais e a más condições ...