Por que A Divina Comédia tem esse nome?

Perguntado por: ereal . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Originalmente, o poema se chamava Comédia, nome que designava obras com finais felizes, em oposição ao conceito clássico de tragédia. Quando Giovanni Boccaccio recebeu a incumbência de escrever sobre a obra, a chamou de Divina Comédia para evidenciar a centralidade dos valores cristãos.

Dante Alighieri foi um escritor italiano, nascido em Florença, no ano de 1265. Sua grande musa inspiradora foi Beatriz Portinari (1266-1290), a qual ele conheceu quando os dois ainda eram crianças, porém, quando fez 20 anos de idade, ele se casou com Gemma Donati.

A obra acompanha a jornada de um peregrino pelos três reinos da vida após a morte cristã: inferno, purgatório e paraíso. Lá, ele encontra uma série de personagens, muitos dos quais são baseados em pessoas reais que Dante conheceu ou ouviu falar. Um deles é uma mulher chamada Sapia Salvani.

Dante analisa a punição para cada um dos pecadores que estão no inferno e no purgatório. De acordo com a gravidade dos pecados cometidos em vida, Dante descreve o castigo para cada grupo: os tiranos, os traidores, os aduladores, os suicidas, os heréticos, dentre outros.

O Inferno de Dante

  • 1º Círculo: Limbo.
  • 2º Círculo: Vale dos Ventos (luxúria)
  • 3º Círculo: Lago de Lama (gula)
  • 4º Círculo: Colina de Rocha (ganância)
  • 5º Círculo: Rio Estige (ira)
  • 6º Círculo: Cemitério de Fogo (heresia)
  • 7º Círculo: Vale do Flegetonte (violência)
  • 8º Círculo: Malebolge (fraude)

adjetivo Relativo a Deus; inspirado ou proveniente de Deus: misericórdia divina. [Religião] Próprio ou característicos de deuses, divindades e santos: milagre divino. [Figurado] Que expressa excelência; excelente, esplêndido, lindo: espetáculo divino; comida divina.

Escreveu Monarquia, obra menos conhecida, em que defendia a separação entre funções do Império e da Igreja.

Dante Alighieri

Dante Alighieri foi um escritor, poeta e político florentino, nascido na atual Itália. É considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, definido como il sommo poeta.

O inferno está cheio de criaturas dos mitos pagãos. Dante vê centauros, o minotauro e o cachorro de três cabeças, Cérbero. Michelangelo inclui Caronte, o barqueiro dos rios Estige e Aqueronte que leva as almas dos pecadores para o inferno. Milton vê a medusa e hidras nas profundezas.

O Inferno descrito por Dante está em forma de um funil, que segue em direção ao centro da terra, onde Lucífer está à espera.

Dante Alighieri (século XIII) foi contemporâneo de são Tomás de Aquino, o maior filósofo e teólogo cristão de todos os tempos. São Tomás estava muito preocupado com a polêmica questão da divindade de Jesus, decretada pelo Concílio Ecumênico de Niceia (325).

Escrita nos primeiros anos do século 14, A Divina Comédia permanece até hoje como a mais alta obra poética da Itália e uma das maiores do ocidente. Costuma-se dizer que seu tema principal é a condição das almas após a morte, distribuídas, segundo seus próprios méritos ou culpas, entre Inferno, Purgatório e Paraíso.

Hoje o italiano é a língua de uma nação, mas tornou-se língua da Itália porque os italianos decidiram adotar a língua que Dante havia inventato. Adotou-se a língua que havia unificado intelectuais, poetas, artistas, mas que não era a língua de nenhum povo… era a língua de um poeta.

Desta maneira, A Divina Comédia termina com Dante vendo Deus em um lampejo de compreensão que ele não pode expressar. Dante finalmente entende o mistério da divindade e humanidade de Cristo, e sua alma se alinha com o amor de Deus.

O Senhor Deus aparece como três círculos que representam o Pai, o Filho e o Espírito Santo com a essência de cada Pessoa do Altíssimo, mas distintas e em unidade entre si - as três Pessoas da Santíssima Trindade.

Por Uma Leitura Atual da Divina Comédia (Editora AGE) funciona quase como um manual de como, e por que, ler o poema épico. No seu livro, Trevisan atua praticamente como o poeta Virgílio, personagem da Divina Comédia que orienta Dante através do Inferno e Purgatório.

Nono Círculo: Traidores
É aqui que reside Lúcifer, o traidor de Deus. O último círculo do Inferno abriga os pecadores mais imperdoáveis: traidores.

O Lúcifer dantesco
Este ser possui características grotescas, medonhas e monstruosas, mas antes de verificarmos a personificação do Diabo na Divina Comédia faz-se necessário uma breve apresentação do poeta, Dante Alighieri e de sua obra magna.

1 Relativo a adivinhação ou que se usa nas práticas de adivinhação. 2 Que serve ou que se supõe que tenha capacidade para adivinhar.

No âmbito da teologia, graça consiste no dom sobrenatural, concedido por Deus como meio de salvação. No cristianismo, graça é o dom gratuito de Deus ao homem num encontro transformante em que a criatura humana é restaurada.

Que é perfeita e admirável: 1 bonita, admirável, notável, impressionante, magistral, perfeita, primorosa, esplêndida, magnífica, extraordinária, estupenda.