Por que a cultura nordestina é considerada a mais rica?

Perguntado por: icardoso . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

A cultura do Nordeste é bastante rica e diversificada. Nessa região do país, são encontrados elementos culturais provenientes dos três principais povos envolvidos no processo de construção da identidade política, cultural e social brasileira, a saber: os povos indígenas, a população negra e os europeus.

É terra de músicas e ritmos diferenciados como o forró, frevo, maracatu, frevo, o brega. Outra celebração difundida, aproveitada e adorada é o Carnaval, conhecido por ter muitas atrações, turistas e comemorações diferenciadas: o de Olinda, em Pernambuco, é o mais famoso do país, e quem sabe até do mundo.

Berço da colonização exploratória portuguesa no país, de 1500 até 1532, o Nordeste foi também o centro financeiro do Brasil até meados do século 18, tendo a Capitania de Pernambuco como principal centro produtivo da colônia e o Recife como cidade de mais importância econômica.

A economia da Região Nordeste é baseada na agricultura, extrativismo vegetal e mineral, na indústria e comércio, nas atividades turísticas, entre outras.

A cultura da região Nordeste é muito conhecida pelo seu aspecto cultural forte e marcante. É de lá que vem as características do nosso “jeitinho brasileiro”. As comidas típicas, a dança, as músicas, as paisagens mais bonitas de todo o país, e, claro, todo o sotaque e a malemolência deste povo que nos representa.

Representando cerca de 13% do Produto Interno Bruto — PIB brasileiro, a economia da região Nordeste é distribuída entre agricultura (cultivo de cana-de-açúcar), extrativismo (principalmente com a produção de petróleo e gás natural), indústria (complexos industriais presentes nas capitais) e turismo.

Assim como todas as culturas brasileiras devem ser valorizadas, a cultura nordestina não fica de fora. O nordeste tem o maior acervo cultural do Brasil. Desde comidas, artes, músicas, danças, arquitetura, sotaque. Tudo isso enriquece a cultura do país por si só.

Região que abriga o maior número de estados do Brasil. O Nordeste brasileiro ocupa uma área de 1.554.257,0 quilômetros quadrados, sendo a terceira maior Região do país. Essa foi a primeira porção do território nacional a ser ocupada e explorada pelos colonizadores.

Ter os olhos puxados significa ter espaço menor entre a pálpebra superior e a inferior. Esse tipo de característica é muito comum entre povos que vivem no continente asiático, casos de chineses e coreanos.

A diversidade de DNA mitocondrial revelou que mais 56% do material genético é de origem portuguesa e holandesa, quase 23% de origem africana (principalmente do Quênia) e pouco mais de 20% de origem indígena.

A população do Nordeste é a segunda maior do Brasil, no entanto, a densidade demográfica dessa região é baixa porque ocupa uma extensa faixa territorial. Muitos nordestinos enfrentam grandes problemas sociais.

Em vista do aquecimento da economia, o emprego no Nordeste entrou em uma boa fase de ascensão. Sendo assim, aumentaram as oportunidades de trabalho para profissionais com ensino superior em diversas áreas, levando pessoas de várias partes do Brasil a se mudaram para a região.

Clima. Sem dúvida, o clima agradável é uma das principais razões que fazem brasileiros de diversos locais do país se mudarem para o Nordeste. As temperaturas mais quentes e a alta umidade do ar em cidades próximas do litoral fazem a alegria de quem sonha em fugir do frio.

Na análise do FGV Social, o Brasil foi dividido em 146 estratos espaciais: aquele com maior pobreza em 2021 é o Litoral e Baixada Maranhense, com 72,59% de habitantes nesta situação.

O relatório faz referência ao ano de 2020. Fortaleza tem o maior Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste, e oitavo entre as capitais do Brasil, segundo os institutos Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).