Por que a Coreia odeia o Japão?

Perguntado por: mjordao . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Muitos sul coreanos odeiam o Japão. E a palavra ódio nesse caso não é um exagero, muito não gostam do país mesmo e fazem manifestações contra dos japoneses. Isso remonta a conflitos do século XIX e que atravessaram praticamente todo o século XX.

Em 1910, o Japão anexou a Coreia, que permaneceu uma colônia japonesa até o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. A ocupação japonesa da Coreia foi caracterizada por uma repressão brutal, que incluiu deportações, trabalhos forçados e exploração sexual de mulheres.

A principal ambição de Toyotomi Hideyoshi,que havia acabado de unificar o Japão era conquistar a Dinastia Ming da China, e em abril, 1592 reuniu um exército de 200 000 para invadir a Coreia, que era um reino que estava florescendo e tencionava uma aliança com a China.

1945

O dia 15 de agosto marca a data em que a Coreia foi libertada do domínio japonês, em 1945, após a Segunda Guerra Mundial.

Ambos os países, desde a divisão da Península Coreana, possuem relações severamente estremecidas e marcadas por grandes tensões e hostilidades.

Cada pessoa tem o seu preferido. Muitos dizem que o Japão é incomparável, sem conhecer a Coreia. Já outros afirmam que a Coreia é menos visitada, mas mais interessante que o Japão. A resposta final, é claro, é subjetiva, mas aqui vão algumas considerações que ter em mente, de quem já passou semanas turistando em ambos.

A presença dos portugueses, nos séculos XVI e XVII, deixou muitas contribuições, inclusive uma receita de pão de ló No mesmo século em que iniciaram a colonização do Brasil, os portugueses “descobriram” o Japão – um arquipélago composto por 6.852 ilhas, na Ásia.

O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.

O relacionamento político do Brasil com a Coreia do Sul teve início em junho de 1949, quando reconheceu oficialmente aquele país asiático. O Brasil foi o oitavo país do mundo e o segundo latino-americano (o primeiro foi o Chile) a fazer esse reconhecimento.

A divisão da Coreia em Coreia do Norte e Coreia do Sul resulta da vitória dos Aliados na II Guerra Mundial de 1945, terminando o domínio colonial de 35 anos do Japão na Coreia.

A Statistics Korea recentemente divulgou os dados estatísticos relativos às causas de morte na Coreia do Sul em 2021. Na lista, o câncer foi o primeiro lugar, continuando uma tendência que já dura 40 anos.

A história da divisão das duas Coreias remonta ao fim da Segunda Guerra Mundial. Desde 1910, o território era ocupado pelos japoneses, que se renderam após a explosão das bombas atômicas. Com a derrota, a Coreia foi dividida entre soviéticos e americanos, exatamente no paralelo 38.

A Coreia foi anexada como colônia pelo Japão e permaneceu uma parte do Império Japonês até o final da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945. Até hoje o governo japonês se recusa a admitir a colonização de fato.

Os caracteres são bem mais simples, curvos e enxutos que os caracteres chineses. O katakana, mesmo sendo mais anguloso, ainda assim é facilmente identificável. Mesmo os kanji japoneses acabam sendo mais enxutos visualmente, com menor número de traços, que os hànzì chineses.

A partir de 1933, o Japão invadiu a China com a intenção de anexar a Manchúria oficialmente ao Império do Japão. A invasão japonesa na China resultou na Segunda Guerra sino-japonesa (1937-1945), na qual o Japão cometeu inúmeras atrocidades contra a população civil chinesa.

Com a assinatura do Tratado de Shimonoseki entre Japão e China em 1895, o gigante continental reconheceu a plena independência da Coreia que, 15 anos depois caiu sob a ambição territorial de Rússia e Japão.

O acontecimento é por vezes chamado 5·18 (18 de maio), em referência ao dia em que começou a revolta. Golpe de estado de 17 de maio, assassinato de Park Chung-hee, tomada de poder por Chun Doo-hwan, estado autoritário, descontentamento político e social em Jeolla. Manifestações e desobediência civil.

De 29 de agosto de 1910 a 15 de agosto de 1945 a Coreia foi uma colônia do Japão, o que só terminou com o fim da Segunda Guerra Mundial. Desde então, nós comemoramos o Dia da libertação da Coreia todo dia 15 de agosto.

Atualmente, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte reclamam sua soberania sobre toda a península da Coreia e suas ilhas periféricas. Por trás das suas hostilidades que se presentaram durante a Guerra da Coreia (1950-1953), as duas Coreias firmaram um armistício, mas nunca chegaram a assinar um acordo de paz.

Qual a duração do voo do Japão para a Coreia do Sul? Há 3 rotas mais procuradas do Japão para a Coreia do Sul: Do Aeroporto Internacional de Narita para o Aeroporto Internacional de Incheon, com tempo médio de voo de 2h 41min.

Historicamente, a China têm mantido relações estreitas com a Coreia do Sul. Até a divisão da Península da Coreia, muitos combatentes da independência coreana cooperaram com os chineses durante a ocupação japonesa.