Por que a cor do exército são azul e vermelho?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

O vermelho é a cor da vitória, da fortaleza e do valor. O azul-celeste simboliza a lealdade, a justiça, a nobreza e a serenidade, valores que devem integrar a personalidade de todos os militares, sobretudo dos futuros chefes e comandantes.

Estes militares não possuíam curso de especialização na área, e sim treinamentos específicos na área sendo escolhidos, entre outras características, por seu porte físico, em meio aos demais membros da corporação e tinham como sede o Quartel do Comando Geral (QCG).

O EB afirma que a história da boina preta tem origem na primeira guerra mundial, e desde 1989 é usada como símbolo das tropas blindadas e mecanizadas.

As cores azul-celeste e vermelho, cores heráldicas do Exército Brasileiro, nos remetem à nossa missão de maior grandeza: defender a Pátria e nosso solo sagrado.

Infantaria - Verde claro. Cavalaria - Verde escuro.

Conhecida como bandeira tricolor, a bandeira da França foi adotada durante a Revolução Francesa. As cores representam a capital Paris (azul e vermelho) e a realeza (branco). A bandeira francesa é composta pelas cores da realeza e da cidade de Paris, capital da nação.

A Bandeira Vermelha é um emblema socialista e comunista associado particularmente com a esquerda revolucionária.

A bandeira vermelha do movimento comunista simboliza o sangue da martirização da classe operária. Bandeiras vermelhas são normalmente vistas em combinações com outros símbolos comunistas e nomes de partidos.

Terminologia - "Boinas Azuis" é como são chamados os militares que participam de missões de paz da (ONU) em países distintos daqueles em que eles residem.

Seu papel é a defesa "da autoridade soviética, a criação de uma base para a transformação do exército permanente em uma força que deriva sua força de uma nação em armas, e, além disso, a criação de uma base para o apoio da vinda Revolução Socialista na Europa".

Esse contato estreito dos militares com a floresta fez surgir uma gíria: “Selva!” é usado por soldados e majores como forma de cumprimento, interjeição. A expressão substitui “OK”, “Tudo bem”

Nesse sentido, é importante escolher uma boina com material diferenciado. O modelo Défense conta com lã 100% merino, considerada a mais nobre para uso em vestimentas. Já a Lyon, em malha de lã, tem bom custo-benefício para operadores que buscam um produto confortável e com boa durabilidade.

Forças Especiais do Exército dos Estados Unidos.

O artigo 3º do parágrafo 12º da MP afirma que o auxílio-fardamento é um “direito pecuniário devido ao militar para custear gastos com fardamento, conforme regulamentação”. Esse bônus, no entanto, beneficia principalmente os oficiais de alta patente do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.