Por que a Companhia de Jesus foi tão importante para a Igreja Católica?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 8 de maio de 2023
3.9 / 5 3 votos

Os jesuítas são os padres que fazem parte da Companhia de Jesus, uma ordem religiosa. Essa ordem religiosa foi fundada por Inácio de Loyola, em 1534. Procuraram expandir a fé católica pelo mundo e impedir o avanço do protestantismo na Europa.

Os objetivos da Companhia de Jesus incluíam a catequização dos nativos indígenas brasileiros, bem como a educação destas populações nos moldes das tradições europeias, portuguesas e católicas.

  • Inácio de Loyola
  • Francisco Xavier
  • São Pedro Fabro
  • Diego Laynez
  • Simão Rodrigues
  • Nicolau de Bobadilla

Os jesuítas eram padres que pertenciam à Companhia de Jesus, uma ordem religiosa vinculada à Igreja Católica que tinha como objetivo a pregação do evangelho pelo mundo. Essa ordem religiosa foi criada em 1534 pelo padre Inácio de Loyola e foi oficialmente reconhecida pela Igreja a partir do papa Paulo III em 1540.

Eles estabeleceram escolas, universidades e centros de formação em todo o mundo, com o objetivo de educar as pessoas sobre a fé católica e difundir a mensagem da Igreja.

A Contrarreforma foi uma reação da Igreja Católica ao avanço das igrejas protestantes durante o século XVI, reafirmando os dogmas católicos e o poder do Papa. A Reforma Protestante começou logo após Martinho Lutero afixar suas 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg, na Alemanha.

A Companhia de Jesus, fundada pelo espanhol Santo Inácio de Loyola, foi uma das mais importantes ordens católicas fundadas no século XVI e segue sendo influente em âmbito internacional até os dias de hoje.

A ordem possui hoje escolas e universidades em várias partes do mundo, com destacados teólogos e professores. O caráter organizacional foi apontado pelos entrevistados como razão da expansão da ordem pelo mundo.

Os jesuítas contribuíram para o desenvolvimento da educação, foram os primeiros educadores na história do Brasil, com a determinação de evangelizar conquistaram afetivamente os nativos, mantendo relações educacionais, estabeleceram ensinamentos religiosos e lições relevantes para as vivências nas missões.

Os jesuítas liderados por Manoel da Nóbrega chegaram à colônia Brasil em 1549, junto a Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral enviado por Portugal. A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras.

O intuito deles, além de transmitir o catolicismo, era transmitir os “valores civilizacionais” da sociedade europeia. As missões jesuíticas acabaram sendo um local onde os indígenas poderiam ser abrigados da violência dos colonos.

Em 15 de agosto de 1534, Inácio de Loyola (1491 – 1556) e seis companheiros fundaram a Companhia de Jesus, “para efetuar trabalho missionário e de apoio hospitalar em Jerusalém, ou para ir aonde o papa quiser, sem questionar”.

vamos aprender!... a companhia de Jesus teve a participação de muitos padres, esses padres catequizaram e ajudaram muitas pessoas, muitos jovens do mundo inteiro, e graças aos bons atos desses padres, as pessoas que apoiavam o Martinho Lutero acabaram seguindo a Igreja Catolica e não aderindo a reforma protestante de ...

Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígens.

A Companhia de Jesus foi criada com a finalidade de combater o movimento protestante, e tinha como lema “Para a Maior Glória de Deus” (“Ad Majorem Dei Gloriam”). Tinham como prioridade a atividade missionária e a educação religiosa, fato que os levou a influenciar até mesmo as Índias e o Extremo Oriente.

Nesse contexto, a Igreja Católica, o Estado e os positivistas lutavam pela tutela e pela gestão das populações indígenas, por recursos financeiros e pelo apoio da opinião pública.

- Catequizar os índios americanos, transmitindo-lhes as línguas portuguesa e espanhola, os costumes europeus e a religião católica; - Difundir o catolicismo na Índia, China e África, evitando o avanço do protestantismo nestas regiões; - Construir e desenvolver escolas católicas em diversas regiões do mundo.

A educação jesuítica baseava-se nas virtudes, isto é, nos valores cristãos, e nas letras com ensino da língua. Primeiramente, os padres jesuítas aprenderam a língua da terra (tupi-guarani) para comunicar- se com os índios, aproveitando-se da musicalidade dos nativos e utilizando-a como metodologia de ensino.

O método de ensino utilizado pelos jesuítas era principalmente expositivo, livresco, com pouco ou nenhum sentido prático. O cul- tivo da língua nativa e das Humanidades contrastava com o, nem sempre, ajustado, mas inevitável Latim.