Por que a classificação é importante para a organização da informação?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Ela serve para garantir que nenhum dado seja divulgado indevidamente e que apenas as pessoas que têm direito recebam acesso à informação. A classificação da informação faz parte das exigências da ISO 27001 e ISO 27002.

Explicação: O princípio da Classificação da Importância da Informação é um conceito importante na gestão da segurança da informação. Ele estabelece que as informações devem ser classificadas de acordo com seu valor e importância, para que se possa aplicar medidas de proteção adequadas a cada tipo de informação.

Classificação da informação

  • Confidencial (o mais alto nível de confidencialidade)
  • Restrita (médio nível de confidencialidade)
  • Uso interno (o mais baixo nível de confidencialidade)
  • Pública (todos podem ver a informação)

Informação é um conjunto de dados organizados, que possam constituir referências sobre um determinado fato ou fenômeno. Por meio dela, resolvemos problemas e tomamos decisões, pois o seu uso racional é a base do conhecimento.

Classificação biológica é o sistema pelo qual os seres vivos são organizados. Entre as diversas formas de classificação, a em três domínios é mais aceita atualmente. A classificação biológica é um sistema utilizado para organizar os seres vivos por meio de critérios preestabelecidos.

Um sistema de informação é composto por hardware, software, dados, redes e pessoas. Na sequência, temos a classificação dos sistemas de informação: classificação por nível organizacional; por área funcional e por tipo de suporte.

Tipos de dado

  • Dados qualitativos ou categóricos que podem ser: nominais, por exemplo. sexo: masculino, feminino. classificação de fósseis. ...
  • Dados quantitativos ou numéricos que podem ser: discretos, i.e. contagens ou número inteiros, por exemplo. número de ovos postos pela tartaruga marinha.

A classificação da informação e a ISO 27001
Dentro desse novo contexto de proteção de dados, temos a classificação da informação como a maneira correta pela qual as empresas podem realizar o processamento, controle, hospedagem ou compartilhamento de dados em um ciclo de vida da informação.

O valor da informação é uma função do contexto da organização, da finalidade de utilização, do processo decisório e dos resultados das decisões. No âmbito do processo decisório, a informação assume níveis hierárquicos distintos.

Características da Informação
Precisão: A informação precisa ser precisa e confiável, de modo a evitar erros ou equívocos que possam levar a decisões equivocadas. Completa: A informação deve ser completa, de modo a fornecer todos os dados necessários para uma tomada de decisão ou solução de problemas eficaz.

Os três principais princípios, chamados de trinca sagrada da segurança da informação, são: Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade (CID). Há outros que também são muito importantes, como a Autenticidade e a Irretratabilidade (Não-Repúdio).

São informações que são destinadas a um grupo específico dentro da organização. São informações que não precisam ser protegidas. São informações acessadas apenas por alguns fornecedores da organização.

Público — Informações que podem ser disponibilizadas e acessíveis a qualquer pessoa. Interno — Informações que podem ser acessadas apenas por colaboradores da empresa. ConfidencialInformações acessíveis a apenas um grupo de pessoas autorizadas. Restrito — Dados acessíveis apenas por pessoas pré-definidas.

Dentre os dados pessoais, há aqueles que estão sujeitos a condições de tratamento específicos, ou seja, que exigem maior atenção: sobre crianças e adolescentes; e os “sensíveis”, que são os que revelam origem racial ou étnica, convicções religiosas ou filosóficas, opiniões políticas, filiação sindical, questões ...

O capital humano é o ativo mais importante de uma organização, visto que todos os elementos que o compõem estão diretamente ligados ao resultado que uma empresa possui. Logo, sem capital humano não há resultados, sem resultados não há ganhos financeiros.

Fluxo e Fontes de Informação Organizacional
informação não estruturada (fontes impressas, livros, jornais e relatórios, rumores); a informação estruturada em papel (registros, documentos); informação estruturada em computadores; e. o capital intelectual ou conhecimento (baseada no conhecimento dos funcionários).

A TI está enriquecendo todo o processo organizacional, auxiliando na otimização das atividades, facilitando a comunicação e melhorando o processo decisório, pois as informações são mais eficientes e eficazes, chegam ao gestor com mais velocidade e precisão (BEAL, 2009).

Com o sistema de classificação biológica torna-se possível conhecer a biodiversidade de organismos, além de dar nomes e descrever suas características, tornando muito mais simples a tarefa de localizar um organismo em meio a tantos outros existentes.

A grande vantagem da classificação facetada são as diversas possibilidades de navegação e busca da mesma informação, oferecendo ao usuário uma variedade de estratégias de busca e modelos conceituais. Ao mesmo tempo, ela também permite identificar cada um dos sentidos a que se refere um assunto.

A importância de classificar os seres vivos é a facilitação da identificação dos organismos em qualquer lugar do mundo. Taxonomia também chamada de classificação biológica é o sistema responsável pela organização dos seres vivos em categorias.