Por que a cera do ouvido sai sozinha?

Perguntado por: ocamilo . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

A cera serve como uma proteção. A sua consistência pegajosa captura a sujeira e outros poluentes e, além disso, age como um lubrificante. Não há necessidade de limpar a cera, pois nosso organismo a expele naturalmente.

Quando o tímpano está perfurado a audição é afetada em menor ou maior grau, dependendo da gravidade. Quando ocorre uma lesão ou perfuração no tímpano, os sintomas mais frequentes são: secreção do tímpano, ruído ou zumbido, desconforto ou dor no ouvido, perda de audição no ouvido afetado, fraqueza facial ou tonturas.

Sem essa proteção, a região fica bastante seca, o que gera uma sensação incômoda de dor e coceira. Os otorrinolaringologistas recomendam que, no lugar de usar o cotonete, sejam utilizados outros métodos para retirar o excesso de cera de ouvido (o excesso é a parte que fica mais aparente na região externa).

A consistência do azeite ajuda a amolecer a cera, facilitando a sua retirada e diminuindo a sensação de ouvido tapado. A indicação é inclinar a cabeça e pingar o óleo levemente. Pode-se fazer isso por até três dias seguidos. Outra forma de limpar os ouvidos e fazendo a técnica da irrigação.

Como sei se o meu ouvido está com excesso de cera?

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

Em crianças mais velhas e adultos, os sintomas incluem dor de ouvido, problemas de audição, ouvido tapado ou pressão no ouvido, febre, drenagem do ouvido, tonturas e perda de equilíbrio e náusea ou vômito. Sintomas sem dor ou febre também podem significar que há líquido no ouvido e devem ser analisados.

  1. Dor de cabeça ou dor persistente no ouvido interno.
  2. Febre.
  3. Confusão ou sonolência.
  4. Secreção ou inchaço atrás da orelha.

O tímpano só pode ser perfurado através de traumas – MITO
As perfurações timpânicas podem ocorrer de maneira traumática, mas não é a única forma. O problema também pode ser gerado de maneira espontânea, devido a otites médias, que são inflamações na região do ouvido que ficam por dentro do tímpano.

5 dias

Após cerca de 3 a 5 dias de uso, o cerume costuma estar muito mole, e desta forma, o médico pode realizar a lavagem de ouvido sem dificuldades. Olá, obrigado por escrever. O recomendado é utiliza-lo por cerca de 5 dias, mas após a primeira aplicação o cerume já começa a amolecer dentro do conduto auditivo externo.

Após o banho, o uso suave de uma toalha limpa e macia é uma opção. Lembre-se de não forçar a entrada do canal auditivo e ir apenas até onde o dedo alcança. “Basta usar a ponta do quinto dedo (dedinho)”, pondera o otorrinolaringologista.

A resposta é não. Deve evitar utilizá-los, pois, além de poderem não remover a cera do ouvido, podem até ser perigosos. Ao serem inseridos no canal auditivo, estes objetos ficam próximos do tímpano e podem provocar a sua perfuração ou rutura.

Além disso, esteticamente não é agradável o excesso de cera. Mas o ouvido é um órgão que é “autolimpante”, não precisando higienizar a parte interna. Não existe uma frequência correta para limpar os ouvidos, mas o ideal é secá-lo após o banho e fazer a limpeza com a toalha.

R$100,00

Normalmente, a lavagem de ouvido é feita em consulta com um otorrinolaringologista, e custa em média, R$100,00 (cem reais). O valor irá depender da clínica e do profissional responsável pelo tratamento. Por fim, não deixe de cuidar da sua saúde.

Temos duas alternativas para remover. A primeira é quando o otorrino utilizar um instrumento, uma pinça ou uma cureta para fazer essa remoção. A segunda alternativa é a lavagem de ouvido.

A cera preta, juntamente com uma coceira, pode indicar uma proliferação de fungos nos ouvidos.

Cerumin deve ser usado exclusivamente no ouvido e não pode ser ministrado através de qualquer outra via que não otológica. A dose usual é de 5 gotas no ouvido, 3 vezes ao dia, com intervalo de aproximadamente 8 horas entre as doses. Aplique Cerumin com a pessoa deitada e com o ouvido afetado virado para cima.

É uma doença silenciosa; ou seja: não causa dor; e, normalmente, a hipoacusia (diminuição da audição) é o único sintoma.

A coceira no ouvido pode ser provocada por eventos pontuais, como picadas de inseto ou pequenos ferimentos, mas também pode indicar doenças importantes que requerem tratamento médico. Para realizar o diagnóstico do paciente, nossas principais pistas são alterações e sintomas associados à coceira.

Um estalo constante nos ouvidos é provavelmente um sinal de que a tuba auditiva está bloqueada. Normalmente, esse estalo desaparece com o tempo, mas se os sintomas persistirem e lhe causarem dor, é melhor falar com o seu médico sobre possíveis opções de tratamento médico.

A secreção no ouvido, ou otorreia como também é conhecida, pode ser causada por infecções tanto no ouvido interno como no externo, no tímpano ou lesões na cabeça, ou mesmo por objetos estranhos. A secreção no ouvido pode ser aquosa, sanguinolenta, ou espessa e esbranquiçada, como pus, purulenta.

Tímpano perfurado tem cura? Sim, a perfuração do tímpano tem tratamento e, dependendo da gravidade, pode não deixar sequelas na audição.