Por que a carne seca não estraga?

Perguntado por: sbeiramar . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

O sal retira a água da carne por osmose, que é um processo espontâneo onde o solvente vai da região mais diluída (interior da carne) para a região mais concentrada (lado externo que contém sal). A retirada da água retarda a reprodução de micro-organismos, evitando que a carne se estrague.

Quando armazenado corretamente em um recipiente hermético em local fresco e seco, a carne seca pode durar por até um mês. Na geladeira, a carne seca pode ser armazenada por até 6 meses, e no congelador dura até 1 ano.

Carne-seca é a variação mais popular
Por conta disso, ela também é a variação mais salgada e pode durar até 4 meses fora da geladeira (em temperatura ambiente).

Carnes curadas com sal podem ficar de três a quatro meses fora do congelador — desde que sejam armazenadas em recipientes hermeticamente fechados, como sacos plásticos.

Cheiro. Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe. Cada carne tem um cheiro característico, então preste atenção nisso.

Quando um animal é abatido, a circulação sanguínea pára e os músculos ficam contraídos numa condição chamada rigor mortis. Com o tempo, enzimas das próprias células começam a decompor as fibras de proteínas e o músculo volta a relaxar. Se a carne é refrigerada logo após o abate, ela fica dura.

Carnes processadas elevam riscos de hipertensão, diabetes e até câncer, sendo o charque e a carne-seca os mais processados entre eles”, complementa a especialista.

Nesse caso, o meio externo está mais concentrado (por causa do sal) e o meio interno (interior das células da carne) está menos concentrado, por isso ocorre a saída de água das células de micro-organismos que poderiam causar a deterioração da carne. Assim, ela permanece conservada por mais tempo.

A carne é um alimento muito perecível. De acordo com Dave e Ghaly (2011) há três principais mecanismos de deterioração da carne após o abate e durante o processamento e armazenamento: deterioração microbiana, oxidação lipídica e deterioração enzimática.

Conforme informamos em todas as nossas embalagens, não é recomendamos consumir carne seca ou jerked beef sem dessalgar. O procedimento de dessalgar a carne seca, é um fator importante para a sua saúde, além de ser fundamental para você poder saborear o verdadeiro sabor da carne seca.

A perda de peso durante a fase de salga seca deve variar entre 18% para carne com alto teor de gordura e 20% para carne magra.

Em uma panela, cubra a carne seca com água e adicione o sal; Leve a panela ao fogo e deixe a água ferver até formar espuma; Com o auxílio de uma colher, retire o excesso de espuma e deixe ferver por mais 5 minutos; Escorra a água da panela, passe novamente a carne em água corrente e use a carne para cozinhar.

Em média, você pode manter a carne resfriada por até três dias ou 72 horas. Se ela vier em embalagem a vácuo, guarde na geladeira desse jeito mesmo. Agora, em outros casos, acondicione a peça em recipiente hermético ou em saco plástico adequado. Nunca deixe a carne exposta no refrigerador, sob o risco de contaminação.

Processo total de produção do charque leva cerca de 10 dias, e o produto final tem validade de 4 a 6 meses, se mantido à temperatura ambiente.

Se a carne estiver esverdeada é porque teve proliferação de bactérias. Se estiver vermelho escuro, mais amarronzada, é porque a carne ficou exposta a uma temperatura menor do que deveria e não é recomendada para o consumo.

Uma variação da carne-de-sol, é geralmente preparada com coxão duro, coxão mole e braço bovino.