Por que a capital do Piauí não é no litoral?

Perguntado por: oflores . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Teresina, capital do Piauí, é a cidade mais populosa do estado – 814.230 habitantes. Diferentemente de todos os outros estados nordestinos, a capital do Piauí não está localizada no litoral, esse fato se deve ao processo de colonização no território piauiense, que foi estabelecido do interior para o litoral.

Localização da Região Nordeste
No entanto, a cidade de Teresina, capital do Piauí, é a única capital da região que não está situada no litoral.

58 A ocupação das terras do Piauí, as quais correspondiam a uma parte da área do “Sertão de Dentro” (Abreu, 1969), ocorreu na segunda metade do século XVII, e se iniciou pela costa leste e sul do território, pelas margens dos rios Piauí, Canindé, Paraim e Gurguéia.

Apenas os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais não se limitam com o Atlântico.

Confira as cinco cidades com maiores densidades demográficas no Nordeste:

  • Olinda (PE): 8.474 habitantes por km²
  • Fortaleza (CE): 7.775,43 habitantes por km²
  • Recife (PE): 6.803,6 habitantes por km²
  • Natal (RN): 4.488,03 habitantes por km²
  • Paulista (PE): 3.529,97 habitantes por km²

Distante 366 quilômetros da costa, Teresina também foi apelidada de “Mesopotâmia brasileira”, por ser banhada por dois rios: Poti e Parnaíba, que se encontram ainda dentro da cidade para então seguirem, juntos, em direção ao oceano.

Todos os estados do Nordeste são banhados pelo oceano Atlântico e possuem suas capitais no litoral, com exceção de Teresina, que se encontra no centro do Piauí.

Ilhas costeiras
As costeiras estão próximas ao litoral, se encontram apoiadas na parte do relevo do continente que avança para o mar. Algumas ilhas costeiras muito conhecidas abrigam capitais de estado como São Luís (MA), Vitória (ES) e a ilha de Santa Catarina, onde se situa a capital Florianópolis.

Algumas capitais brasileiras estão ao lado do mar: Florianópolis, Vitória e São Luís são ilhas do oceano Atlântico. Salvador e Rio de Janeiro já foram capitais do Brasil. Recife e Fortaleza estão entre as dez maiores cidades e harmonizam praias com lugares históricos.

Em 1718 foi criada a capitania de São José do Piauí, que veio a se tornar uma província no século XIX, mais precisamente em 1821. No ano em que o Brasil foi declarado como uma república, 1889, o Piauí se tornou oficialmente um estado. Seu nome é derivado do tupi-guarani, e significa “rio dos piaus”.

Como Teresina é a única capital do Nordeste sem mar, muitos se surpreendem ao descobrir que o Piauí tem litoral. A costa do Estado tem apenas 72 km, faixa que possui praias, dunas, lagoa e um delta formado pelo rio Parnaíba, o único em mar aberto das Américas e o terceiro maior do mundo.

A explicação tradicional diz que o Piauí foi o único estado ocupado do interior para o litoral porque o povoamento de seu território começou nas fazendas de gado que se instalaram no sul da região.

As praias do Piauí estão localizadas em três cidades: Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, sendo que o litoral piauiense se encontra aproximadamente a 350 quilômetros de Teresina, a capital do estado.

Litoral Nordeste — é o mais extenso. Nele se localizam praias e dunas, além de alguns importantes portos comerciais.

Localizada em Ubatuba e conhecida por Ilha da Selinha ou Ilha Rachada, praia tem o trecho de areia de apenas 4,30 metros de extensão.

Piauí

O Piauí tem o menor trecho do litoral brasileiro, com apenas 66 quilômetros de extensão –a Bahia é dona do maior pedaço, uma faixa de cerca de 1.000 quilômetros. É pequenino, sim, mas, como dizem orgulhosos os piauienses, de "uma beleza sem fim".

Sergipe

Localizado na Região Nordeste, Sergipe é o menor estado do país, com uma área de 22.050km2, 0,26% do território nacional. Em 1996, Sergipe possuia 1.624.020 habitantes, que correspondiam a 1,03% da população brasileira, distribuídos em 75 municípios.

E em primeiro lugar desse ranking aparece a cidade de Fortaleza. A capital cearense é a mais rica do Nordeste e aparece pelo terceiro ano seguido nessa posição. Com R$ 50,3 bilhões, o município ocupa nacionalmente a 11ª posição.

Mas não é só de paisagem urbana que vivem as capitais do Brasil. No Nordeste, Fortaleza e Maceió exibem algumas das praias mais belas do país, além de terem ao seu lado outras pequenas cidades com seus litorais aconchegantes. O mesmo vale para Salvador e Natal.

Maceió é a capital com a maior alta no preço do metro quadrado no Brasil nos últimos 12 meses, segundo o índice FipeZap de julho. O metro quadrado na capital alagoana subiu em média 17,51% nos últimos 12 meses encerrados em julho. O metro quadrado mais caro do Nordeste é de Maceió: R$ 7.815 / m².