Por que a camada de ozônio é essencial para a vida na Terra?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Qual a importância do ozônio para os seres vivos e para o meio ambiente? Sua importância está no fato de que é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), que é nociva aos seres vivos. Desta forma, a camada de ozônio age com uma espécie de escudo protetor.

Impactos sobre o organismo humano1: envelhecimento precoce, mutação genética, problemas no sistema imunológico e câncer de pele. Impacto sobre as plantas: A grande quantidade de raios ultravioleta pode comprometer o processo de fotossíntese, impactando o sistema nutritivo das plantas e o seu crescimento.

O ozônio é um gás composto por 3 átomos de oxigênio, com importantes propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antissépticas, além de fortalecer o sistema imunológico.

Essa camada, também chamada de ozonosfera, envolve o planeta com uma grande concentração de gás ozônio (O3) no espaço entre 20 e 35 quilômetros de altitude. Sua importância se dá no fato de que esse gás é o único que filtra a radiação solar, especificamente, os raios ultravioletas (UV) nocivos aos seres vivos.

Resposta: A camada de ozônio é responsável por filtrar os raios ultravioleta emitidos pelo sol que atingem a Terra.

A destruição da Camada de Ozônio acontece devido, principalmente, à emissão de clorofluorcarbonos (CFCs), através de um processo catalítico onde o cloro causa a destruição de milhares de moléculas de ozônio.

Se a camada de ozônio enfraquecesse, os raios ultravioleta atingiriam a superfície da Terra sem nenhum tipo de filtro, multiplicando os casos de câncer de pele, problemas oculares e causando danos irreversíveis ao meio ambiente.

Após mais de 3 décadas da assinatura do Protocolo de Montreal, o buraco na camada de ozônio da Antártica mantém uma tendência decrescente. E este ano não foi exceção, com uma área média inferior à de 2019.

Mas, você sabe como contribuir de forma simples para preservar a camada de ozônio? Evitar usar aerossóis com clorofluorcarbonos. Opte por sprays com bomba em vez de pressurizados; Descarte freezers, geladeiras e unidades de ar-condicionado de forma correta.

Camada de ozônio e efeito estufa
Sem a camada de ozônio, o planeta sofre maior exposição aos raios UV2, favorecendo o aumento da temperatura e do calor, agravando os efeitos do efeito estufa decorrentes da poluição e da queima de combustíveis fósseis. O efeito estufa indesejado que gera o aquecimento global.

O efeito estufa é um fenômeno natural de extrema importância para a existência de vida na Terra. É responsável por manter as temperaturas médias globais, evitando que haja grande amplitude térmica e possibilitando o desenvolvimento dos seres vivos.

Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida. Mas, nas alturas da estratosfera (entre 25 e 30 km acima da superfície), é um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta.

O ozônio é um grande agente anti-inflamatório que diminui o estresse oxidativo e inflamação do corpo. Como ele elimina toxinas, isso acelera o processo de emagrecimento, além de atuar como destruidor das células de gordura. A ozonioterapia é eficaz contra mais de duzentos tipos diferentes de doenças.

COMO O OZÔNIO É PRODUZIDO? é produzido naturalmente na estratosfera pela ação fotoquímica dos raios ultravioleta sobre as moléculas de oxigênio. Esses raios são suficientemente intensos para separar os dois átomos que compõem a molécula de O2 produzindo assim o oxigênio atômico.

A atmosfera protege o planeta absorvendo a radiação ultravioleta através da camada de ozônio, queimando meteoros por atrito e temperatura impedindo que cheguem até a superfície e regulando a quantidade de calor pelo efeito estufa.

A Camada de Ozônio é uma espécie de blindagem externa à Terra que filtra os raios emitidos pelo Sol. Ela protege tudo que está depois dela. Ou seja, evita que o planeta seja atingido e sofra mudanças climáticas, por exemplo.

A camada de ozônio é composta pelo gás ozônio (cuja fórmula molecular é O3) e está localizada em uma região da atmosfera denominada de estratosfera, que fica entre 20 km e 35 km da superfície da Terra.

Resposta. Holanda, pois metade do seu território se encontra 1 metro acima do nível do mar e a outra metade está abaixo do nível do mar.

como ela e formada : A camada de Ozônio, Na estratosfera, o ozônio é criado quando a radiação ultravioleta,de origem solar, interage com a molécula de oxigênio, quebrando a em dois átomos de oxigênio ( O) . O átomo de oxigênio liberado une_se a uma molécula de oxigênio (02) , formando assim o ozônio (O3).