Por que a cadela come os filhotes?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Algumas cadelas comem os seus filhotes por falta de reconhecimento. É comum que os cães não reconheçam os seus filhotes como sendo realmente seus. E quando isso ocorre pode acontecer de o instinto predatório se mostrar presente. Isso é bastante comum, mas é ainda mais frequente em cadelas que passam por cesariana.

O cão pode comer areia quando falta alguma coisa. Esse comportamento é típico de animais com deficiência de vitaminas, privados de nutrição adequada. Não obtendo elementos suficientes dos alimentos, eles tentam compensar a deficiência mineral com fertilizantes.

Se os fetos estiverem mortos dentro do útero, o médico veterinário decidirá se tem que operar ou se existe a possibilidade de usar medicamentos para abortar, o mais comum e indicado é operar a cadela e retirar o útero, pois a chance de desenvolver uma infecção uterina e muito grande, normalmente nesses casos a cadela ...

Sendo assim, um ponto extremamente importante em relação a isso é jamais punir a cadela apenas porque ela comeu os filhotes. Se você a vir fazendo isso, apenas procure evitar de alguma maneira que isso aconteça a outros cãezinhos.

Também conhecido como canibalismo filial, o ato de comer as próprias crias em determinadas situações é comum a várias espécies. Não apenas em mamíferos, como felinos, ursos e pequenos roedores, mas também entre peixes, aves e insetos.

O alimento mais indicado é uma ração para filhotes, pois além de possuir uma maior quantidade de proteína e energia, também a formulação é rica em vitaminas e minerais e possui uma digestão mais fácil.

Além disso, a mordida de filhote é uma forma de explorar o mundo e de aliviar a dor dos dentinhos que estão nascendo. Isso acontece porque o surgimento dos dentes de leite incomoda e provoca dor. E como os cães filhotes já conseguem andar, saem mordendo tudo o que encontram pelo caminho.

Um dos principais indícios de que a cachorra está sofrendo com a depressão pós-parto é quando ela rejeita os filhotes, mas também existem outros fatores que precisam de atenção. “Se a cadela não quer comer e não quer interagir com as pessoas da família, é importante ficar de olho.

As rações para cães recém-nascidos contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais. É melhor aumentar a ingestão de alimentos para 3 ou 4 vezes por dia, em vez de aumentar a quantidade de alimentos dividida em 2 refeições. A cadela deve comer toda a ração seca de que precisar durante o dia.

As doses recomendadas são as seguintes:

  • Sarna sarcóptica, sarna otodécica e verminoses: 0,2 a 0,4 mg/kg, por via oral, a cada 7 dias, em um total de 2 a 4 administrações.
  • Sarna demodécica: 0,5 mg/kg de peso, por via oral, a cada 24 horas, durante 2 a 3 meses. ...
  • Terapia microfilaricida: 0,05 mg/kg, por via oral.

Evite deixá-lo comer qualquer mato
E por fim, é muito importante que você não deixe o seu dog comer qualquer tipo de grama/mato. Afinal, as graminhas podem afetar drasticamente a saúde e bem-estar do dog, caso ele coma alguma grama envenenada ou poluída.

É importante que não tente tirar o filhote puxando-o com forço, isso apenas provocará uma grande dor à cadela e facilmente a morte do filhote.

Para saber se já nasceram todos os filhotes da cadela, é preciso considerar estes três aspectos:

  1. Faça exames de rotina (radiografia ou ultrassom) antes do parto;
  2. Conte as placentas – Só há uma placenta por filhote;
  3. Observe os movimentos da cadela ao nascer o último filhote.

Para alguns espíritas, os cães também estão em evolução, e assim que morrem, reencarnam como nós. Também dizem que, quando compartilham uma conexão muito verdadeira com seus donos, é possível que voltem novamente para eles, no corpo de um cãozinho recém-nascido.

O banho em cachorro filhote pode ser dado uma semana depois que ele tomou a primeira vacina, ou seja, entre 45 e 60 dias de vida. No entanto, não é necessário. A não ser que o peludinho tenha caído em um local muito sujo, você não precisa dar banho nele. Fique tranquilo!

Se a cadela tiver contrações fortes por mais de 30 minutos e não nascer nenhum filhote é necessário entrar em contato com o veterinário. Em ninhadas grandes o intervalo entre o nascimento de um filhote e outro pode variar e a fêmea pode “descansar” algumas horas antes de iniciar novas contrações.

Entre em contato com o veterinário.
Depois, ligue para o veterinário e agende um exame nos animais mortos. É importante descobrir se os irmãozinhos vivos estão sob algum risco e se a mãe possui algum problema de saúde que a impede de dar crias de novo.