Por que a boca ASSA no frio?

Perguntado por: urosa . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Por que os lábios ressecam mais durante o inverno? De acordo com o médico, a região da boca produz pouco sebo e, por esse motivo, é mais sensível. Assim, devido à ação dos agentes externos, como sol, vento e frio, fica ainda mais delicada e propensa a ressecamento, descamação e fissuras.

“Os lábios não possuem glândulas sebáceas, tem pele mais fina do que no restante do corpo e ficam expostos a baixa umidade do ar e as baixas temperaturas, por isso tendem a rachar mais no clima frio”, explica a dermatologista Juliana Fonte.

Além do uso regular de filtros solares labiais, ele alerta para o consumo de água (mesmo sem que haja sede). Outra maneira de se prevenir contra as queimaduras e rachaduras que, às vezes, até sangram os lábios é evitar passar língua com saliva sobre eles.

5 truques caseiros para aliviar a língua queimada

  1. Comer algo frio. ...
  2. Beber muita água. ...
  3. Bochechos com suco concentrado de babosa. ...
  4. Comer 1 colher de mel com própolis. ...
  5. Chupar uma pastilha para a tosse.

Problemas bucais
A sensação de queimação também pode ser causada por outro problema de saúde bucal, como candidíase oral (uma infecção fúngica na boca) ou língua geográfica (aparência de mapa na superfície da língua). O(a) dentista pode diagnosticar o problema e dar opções para você sentir menos dor e/ou desconforto.

Hidratante labial = seu melhor amigo
Escolha um lip balm com fórmula rica em manteigas, óleos ou vitamina E, já que esses ingredientes turbinam a hidratação. Falando em hidratação, não podemos deixar de te lembrar: beba bastante água, ela é indispensável para manter seu corpo inteiro hidratado - inclusive seus lábios.

A manteiga de cacau não é prejudicial, ela pode sim ser utilizada na boca, mas o produto age somente como um “selador”, e não como um hidrante. Por não conter glândulas sebáceas e recursos para uma reconstrução celular efetiva, que aceleraria o processo de regeneração, a pele dos lábios pede altas doses de hidratação.

"A descamação dos lábios já é um processo natural do corpo, que acontece entre 3 e 7 dias (nos lábios especificamente, porque na pele é diferente). Incluir uma rotina de esfoliação no skincare, além da hidratação frequente, pode ajudar a melhorar a sensação incômoda da descamação", indica.

Misture uma colher (chá) de pasta de mel a uma colher (chá) de vaselina e aplique nos lábios. Deixe agir por 15 minutos e após esse período, remova com um chumaço de algodão embebido em água morna.

Clonazepam: Dissolver ¼ a 1 comprimido de 0,5 mg na boca com a saliva, sem deglutir, e cuspir após 3 minutos até 4 vezes ao dia. Manter o tratamento por 10 dias após a última sensação de ardência.

Você pode ter a Síndrome da Boca Ardente (SBA) e deve procurar um dentista. A doença, de difícil diagnóstico, afeta principalmente mulheres entre 40 e 50 anos, que estão na menopausa, mas pode acometer pessoas de várias idades.

De acordo com o Dr. Raniere, a candidíase oral pode ser transmitida de forma direta. Segundo ele, “esse fungo é passado de pessoa para pessoa por meio de contatos diretos. Um exemplo bem prático é o beijo, mas o contato sexual também pode transmitir”.

O ressecamento dos lábios pode ser por diversos fatores como clima frio ou seco, exposição ao sol, uso de alguns medicamentos, alergia a algum alimento ou até mesmo a algum creme dental. Beber bastante água é fundamental, e tbém usar hidratante labial cicatrizante, como Bepantol Derma.

Dá até para usar os hidratantes corporais nos lábios, mas é preciso estar atento para não engolir e não passar a língua na região”, esclarece. O gosto também, segundo a dermatologista, pode ser desconfortável.

Além de afetar o hálito e o pH da boca, pode indicar doenças inflamatórias e/ou infecciosas das glândulas salivares, que podem ser crônicas e nocivas ao organismo, acometendo diretamente as defesas e a imunidade local, deixando o indivíduo mais suscetível.

Segundo Mariana Chambarelli, a manteiga de cacau até pode ser usada, mas não é a melhor opção por ter um menor poder de hidratação dos lábios. Ela indica o uso da manteiga de karité e os dermocosméticos, pois eles contêm substâncias com melhor atuação da hidratação e regeneração dos lábios.

Os substitutos da manteiga de cacau geralmente são produtos derivados da hidrogenação e/ou fracionamento de óleos vegetais, principalmente dos óleos de coco, palmiste, dendê e soja, e de algumas gorduras não vegetais como óleo de peixe ou sebo comestível [2] Os principais substitutos são também conhecidos como "CBS" ( ...

Com os lábios já restaurados e saudáveis, aplique a manteiga de cacau diariamente antes de dormir para selar a pele e, durante o dia, passe o lip balm para hidratar e evitar novas rachaduras.

Utilize produtos ricos em ativos reparadores e hidratantes, como vitamina E, pantenol, manteiga de karité e manteiga de cacau. Eles ajudarão a restaurar e reparar a barreira labial. Evite o contato dos lábios com a saliva, pois ela possui pH ácido e contribui para o ressecamento da região.

Nem pasta de dente nem sabonete devem ser usados para lavagem dos lábios, pode ocorrer ressecamento e dermatite.

Deficiência de vitamina B e excesso de vitamina A: a ingestão de alimentos é um determinante quando se trata dos lábios ressecados. A ausência de vitamina B (presente em alimentos como abacate, banana e feijão) e o excesso de vitamina A (proveniente de alimentos como manteiga, queijo e ovos) podem ressecar os lábios.