Por que a batata é um caule?

Perguntado por: dsilveira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Serão raizes, caules ou folhas? Quando comemos batata, um tubérculo, estamos a comer parte do caule da batateira. Trata-se de um caule subterrâneo, tão caule como o tronco de uma árvore, e que é muito rico em material nutritivo.

As raízes do tubérculo apenas fixam o vegetal ao solo, absorvem e conduzem água e nutrientes, sem acumulá-los. Um exemplo clássico de tubérculo é a batata.

O sistema radicular da batata-doce consiste de raízes fibrosas - aquelas que absorvem nutrientes e água e fixam a planta ao solo – e de raízes tuberosas - que são raízes laterais que armazenam produtos da fotossíntese.

A batata é um tubérculo pertencente à família das Solanaceae.

Para diferenciar uma raiz de um caule, uma característica a ser observada é a presença de gemas, as quais estão localizadas, geralmente, na axila das folhas ou no ápice do caule.

O caule é um importante órgão vegetal relacionado, entre outras funções, com o alongamento e orientação da parte aérea. Algumas plantas possuem caule com algumas funções diferenciadas, como o armazenamento de nutrientes.

O caule é o órgão da planta responsável pela sustentação das folhas e as estruturas de reprodução, além da condução de nutrientes, estabelecendo um contato entre as folhas e as raízes. Os caules podem ser aéreos, subterrâneos e aquáticos.

Tipos de caule

  • Tronco: caule robusto, rígido e lenhoso que apresenta ramificações concentradas, geralmente no ápice. ...
  • Haste: caule flexível, verde e fotossintetizante. ...
  • Colmo: caule que apresenta como característica marcante a presença de gomos. ...
  • Estipe: caule geralmente não ramificado, com folhas concentradas no ápice.

A batata-doce se apresenta como uma erva decumbente, de caule herbáceo, verde ou arroxeado, prostrado, enraizando nos nós, bastante ramificado, com hastes entrelaçadas, levemente pubescentes.

Segmentos do caule, que são também conhecidos como ramas ou ramas- semente, são muito utilizados para o plantio comercial da batata-doce.

Raiz tuberosa
As raízes tuberosas são aquelas que crescem debaixo da terra. Seus nutrientes se acumulam dentro da raiz, e seu caule fica acima da superfície. As raízes tuberosas mais conhecidas são a beterraba, cenoura, mandioca e batata-doce.

Resposta. Elas atuam como órgãos especiais de reserva. - Já a batata comum, ou inglesa, é um tubérculo: um caule subterrâneo rico em material nutritivo. A característica marcante que diferencia a raiz tuberosa do tubérculo é a presença de botões vegetativos (ou gemas), popularmente chamados de olhos.

Quando comemos batata, um tubérculo, estamos a comer parte do caule da batateira. Trata-se de um caule subterrâneo, tão caule como o tronco de uma árvore, e que é muito rico em material nutritivo.

O tubérculo é identificado como sendo a parte grossa de um caule que cresce debaixo da terra. A grosso modo, é um caule modificado em forma de raiz. Geralmente as plantas que são identificadas como tubérculos possuem formato arredondado, hipertrofiado e apresentam saliências denominadas olhos ou brotos.

No Brasil, segundo Bortoletto, a batata começou a ser chamada de inglesa, porque os engenheiros ingleses que vieram para participar da construção de ferrovias no país exigiam batatas nas refeições. “O Brasil começou a cultivar batatas por volta de 1700, mas cultivava a partir das batatas domesticadas na Europa.

A batata também pode ser cultivada a partir da semente retirada do fruto da batateira, plantada em sementeiras e posteriormente transplantadas. Elas vão demorar mais para germinar e crescer, mas essa dinâmica é frequentemente executada para criação de novas espécies híbridas do famoso tubérculo.

Com a inflação fora de controle e com a falta de medidas efetivas do governo Bolsonaro para cuidar da economia, tudo fica mais caro e quem paga o preço é a classe trabalhadora.

O caule é a parte da planta com a função de sustentação e condução de substâncias. Os caules podem apresentar uma diversidade de formas. Por isso, eles são classificados em aéreos, subterrâneos e aquáticos.

O caule é um órgão vegetal que se destaca pela presença de nós e entrenós e está relacionado a duas funções principais: condução e suporte. Os caules podem ainda apresentar algumas especializações, ajudando a planta, por exemplo, na fixação no substrato, na realização de fotossíntese e na proteção contra herbivoria.

4 sinônimos de caule para 2 sentidos da palavra caule: 1 tronco, fuste, haste. 2 talo.